Um grande jogo. Uma grande torcida

10comentários

Muito bom. Muito bom não, sensacional. Assim eu defino a manha deste domingo para a história do futsal maranhense. Começou logo cedo com a entrega do ginásio Guioberto Alves pelo Secretário Joaquim Haickel à Federação Maranhense de Futsal que contou com a presença do Presidente da CBFS, Dr. Aécio de Borba, de autoridades políticas, gente da comunidade, a garotada do Bairro de Fátima que foi vê de perto a beleza que ficou a nova casa do futsal maranhense.

Depois partimos para o Castelinho para esperar o início do jogo entre a Seleção Brasileira X Seleção Maranhense. A movimentação de pessoas quando chegamos, pelo menos uma hora antes da partida já se previa que novamente a torcida maranhense iria dar um show de participação. Conversando com o Presidente da CBFS ele me confessou após o jogo que não esperava um publico tão grande e receptivo como foi o nosso e que já é pensamento da CBFS encerrar a sua preparação para o mundial em novembro, em outra partida no mês de outubro aqui na nossa cidade. Que maravilha.

Tive a oportunidade de conversar com o Marcos Sorato antes e depois do jogo. O pensamento do treinador da seleção brasileira era de não tomar gols aqui no Maranhão. Eu havia dito para ele que a nossa equipe era de jogadores rápidos e com um bom contra ataque. Ele respondeu que se isso acontecesse seria um grande teste para o Brasil. Depois do jogo ele me confessou que ficou surpreendido com a equipe maranhense e que o vídeo do jogo feito pela sua comissão técnica seria de grande valia para seus treinamentos de correção. Fiquei muito feliz em saber que a nossa seleção maranhense pode contribuir para que a nossa seleção brasileira busque a sua perfeição e o titulo Maximo no mundial.

Sobre o jogo, quem não foi perdeu. No começo da partida a seleção brasileira jamais esperava uma equipe tão determinada e com uma marcação forte implantada pelos meninos maranhenses. Sei que o Prof. Ricardinho bateu muito nessa tecla. A marcação forte muito exaustivamente treinada. E quando se treina e a coisa flui não tem como dar errado. Um ponto favorável ao nosso treinador foi que ele teve a visão na hora certa de realizar as trocas dos atletas que demonstravam cansaço em determinados momentos do jogo. Com isso a nossa marcação foi quase que perfeita durante todo o jogo. Destaques maranhenses sem dúvida nenhuma o ala Samuel, Júnior Negão e o goleiro Pedro, mas no geral todos os que participaram deram a sua contribuição para que a torcida ficasse satisfeita com o desempenho dos nossos atletas.

O placar de 6 X 4 disse realmente o que foi o jogo. Se não fosse aquela bola no travessão no início do jogo do Ari para seleção brasileira, os outros lances de ambos os lados foram todos normais de qualquer jogo. É certo que os maranhenses surpreenderam a acomodada seleção brasileira do início do jogo e depois que eles viram que os nossos meninos não estavam para brincadeira e iriam dificultar ao máximo a vida deles, trataram de buscar o placar e para eles uma goleada em suas cabeças não demoraria a sair. Puro engano, pois a postura maranhense foi de buscar a vitória a todo o custo, pois os nossos meninos sabiam que esse era o jogo da vida deles. Ficou de ótimo tamanho. No final Brasil 6 X 4 Seleção Maranhense. Com certeza a seleção brasileira não se esquecerá desse jogo aqui no Maranhão. E não esquecerá em todos os aspectos. Boa receptividade, bom jogo e principalmente que a nossa cidade não é o Rio de Janeiro, mas é também maravilhosa.

Não poderia deixar de falar da homenagem ao velho Samuca promovida pela Federação dando ao troféu em disputa o seu nome. Agradeço a iniciativa e tenho certeza que lá de cima ele ficou muito satisfeito e agradecido.

Parabéns a todos os envolvidos pela realização de mais um grande evento esportivo comemorando os 400 anos de São Luis. Parabéns a SEDEL, ao Sistema Mirante de comunicação, a imprensa em geral, a Fefusma e principalmente ao público maranhense que marcou presença hoje no Castelinho. Eventos esportivos, organizados e com credibilidade já esta provado que a torcida maranhense apóia.

10 comentários para "Um grande jogo. Uma grande torcida"


  1. KANDONGAS JUNIOR

    OLÁ AMIGO GOBEL, QUE JOGÃO, POXA TOMARA QUE O TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DÊ UMA OLHADO NESSE VIDEO E OLHE O SAMUEL, ACREDITO QUE VC, OLHANDO AQUELE GAROTO JOGAR, SENTIU-SE FELIZ EM SER O CHARAR DO SEU PAI, FOI UM DIA EM QUE OS SAMUEL ROUBARAM A SENA E O FALCÃO ACREDITO QUE PEGOU VOO…

    Resposta: nao e surpresa para quem conhece o futsal do Samuel. Hoje ele so fez o de costume. Tenho certeza que o Marcos Sorato gostou do futsal dele, afinal de contas ele viu o jogo.

  2. Samyr Cutrim

    Foi muito bom mesmo, mas pra ser sincero fiquei triste por causa da atuação da seleção brasileira, pela primeira vez vi tantos craques de perto, talvez por não acompanharem de perto o futsal o público não aplaudiu aquela seleção como ela merecia (exceto Falcão é claro). Carques como Schumacher, Wilde, Ari e o futuro como Gadeia,Sinoê. Rodrigo mereciam muitos aplausos.

    Ps: Jorge, pra você que mantém contato com o pessoal que realiza os jogos de basquete e o jogo de hoje, seria bom que fosse reduzido o número de ingressos disponibilizados de 5200 pra 5000 ou 4900, em troca de uma melhor acomodação do público existem aqueles que ficam encostados na grade por falta de educação, mas boa parte pela falta de lugares mesmo, hoje teve muita gente em pé na parte superior e muitos encostados na grade, o que prejudicou a visão de quem estava sentado. E mais cuidado quando houver entrega de brindes, camisas como foi hoje, poderíamos ter tido problemas sérios por causa daquela aglomeração que houve, melhor entregar no ato da compra pros primeiros ou na entrada do ginásio ao entregar o bilhete, assim daremos show dentro e fora da quadra.

    Resposta: a entrega dos brindes realmente foi uma falha do marketing da CBFS. O responsável se precipitou em subir na arquibancada para fazer a distribuição. Levou uma bronca da direção da Confederação. Agora quanto a capacidade de público o Castelinho está previsto para receber 6.500 pessoas. Foram colocados 5. 200 ingressos agora existem pessoas que não se tocam e querem ficar na grade atrapalhando a visão de quem esta sentado.
    Agora essa seleção brasileira ainda vai melhorar muito. Esta faltado aí o Vinicius, Neto, o goleiro Thiago e Valdin, isso sem falar no Betão. A briga vai ser boa pois com esses que estiveram aqui e esses que citei sobe para 19 o numero de convocaveis e a CBFS já bateu o martelo que só vão quatorze para o mundial.

  3. Renato Lima

    Gobel,

    após o jogo, algum jogador do MA recebeu alguma proposta para jogar fora?

    Resposta: o Samuel e o Jr. Negão agradaram muito alguns membros da seleção. A idade aí talvez pese um pouco.

  4. Alex motense

    Infelizmente não fui, estava viajando, mas não tinha dúvida alguma do sucesso desse evento, o maranhense é apaixonado por esporte.

    Que bom ver o Maranhão sendo respeitado, temos bons jogadores, falta é mais oportunidades, mais clubes, competições maiores, maior interiorização, ainda reclamam muito da tal “panelinha” no futsal maranhense.

    Que bom que os maranhenses agradaram, mas acho difícil algum sair, pelos motivos já expostos pelo Gobel.
    Joguei muito contra o Samuel, ainda nas categorias “infanto” e “juvenil”, até final de jogos escolares já joguei contra ela…hoje já estou com 30 anos, ele também deve ter mais ou menos isso, então é complicado, mas seria bom que ele tivesse uma boa oportunidade.

    Falando em jogadores maranhenses, por onde anda o Lúcio, que jogava pelo MAC??????
    Aquele cara jogava demais, foi jogar na Europa e depois disso nunca mais ouvi falar.

    Sucesso ao futsal maranhense!

  5. Garrot

    Parabéns para FEFUSMA…!!! Embora não tenha assistido o jogão, fico orgulhoso pelo empenho e dedicação dos atletas maranhenses, em especial ao meu amigo Samuel, o qual torço muito pelo seu sucesso! Um pedido ao amigo Alim é hora de pensar em algo pra que o Futsal volte aos velhos tempos, com varias equipes e ginásio lotado, no meu ponto de vista faz falta os times de bairro que existiam antes( Habaiano, AFASCA, Alecrim, Dragão, Cruzerio do Anil e outros..) acho que ainda há espaço para que se melhore ainda mais o nosso Futsal e quem sabe em um futuro próximo, seguir o caminho da federação de basquete e beach soccer e começar a disputar as ligas nacionais…abrcs !

  6. Danilo Pereira

    O jogo foi realmente inesquecível. Irei acrescentar apenas que o JOGADOR Falcão quer receber aplausos sempre mesmo jogando mal. O pessoal do Sul deveria deixar de olhar para o pessoal aqui de cima com esses olhos, pensando que aqui vamos para aplaudir qualquer coisa. No 2º tempo, sim, ele mereceu os aplausos e os recebeu. Destaco que não sou fã do Falcão prefiro o Schumacher que não é mascarado e é muito mais importante para o grupo, esta é a minha opinião.
    Estamos esperando a volta da seleção de futsal com um confronto internacional. Seria sensacional.

  7. Rui Silva

    Caro Gobel,

    ao ler o blog do Daniel Matos fiquei surpreso, com a seguinte notícia: 06 JOGADORES DE FUTSAL DA SELEÇÃO BRASILEIRA AGREDIRAM COVARDEMENTE 01 HÓSPEDE NO HOTEL PRAIAMAR.
    APÓS CHEGAREM DE UMA FESTA, ÀS 02 HS DA MANHÃ DESTA SEGUNDA (DIA 30.01), BATERAM NO HÓSPEDE, FAZENDO ESTE PULAR DE UMA ALTURA DE 04 METROS.

    Espero que não seja verdade, pois, iquem age assim são MOLEQUES, COVARDES, MARGINAIS, BANDIDOS, jamais, atletas de caráter.

    Você sabe desta informação?????????

  8. FRANCISCO GAGLIANONE

    GOBEL…PARECE QUE A FESTA CONTINUO NO HOTEL A BASE NÃO SE SABE DE QUE…DIZEM QUE OS CARAS ALOPRARAM E QUE ESTAVAM COMPLETAMENTE TOCHADOS. COLOCARAM UM HÓSPEDE PRÁ CORRER E QUE PARA ESCAPAR DA SANHA DE ALGUNS ATLETAS MARGINAIS DA SELEÇÃO DE FUTSAL FOI PRECISO PULAR DO 2° ANDAR NO HOTEL.
    A SER VERDADE ISSO, ESSES VAGABUNDOS DEVERIAM SER PRESOS, MAS COMO AQUI É TERRA DE MURO BAIXO…FICOU POR ISSO MESMO.
    INFELIZMENTE É ISSO QUE ACONTECE, DÃO MUITO VALOR A QUALQUER BORRA BOTA QUE VEM PRÁ CÁ…É MUITA TIETAGEM COM ESSA QUADRILHA DO FUTSAL BRASILEIRO.

  9. RAPHAEL CARDOSO

    Sair de Imperatriz e não me arrependi grande espetáculo ótima organização são de eventos deste tipo que merecemos o apoio se dar a quem merece grande abraço.

  10. Ronny Paterson

    Samyr Cutrim: “[…] existem aqueles que ficam encostados na grade por falta de educação […]”

    Gobel: “[…] existem pessoas que não se tocam e querem ficar na grade atrapalhando a visão de quem esta sentado […]”

    Eu: Existem aqueles que gostam realmente de torcer, incentivar, e não consigo ver isso ser feito estando sentado.
    Os maranhenses cada vez mostram mais que não sabem nada de torcer, vão ao jogo achando que todos têm a obrigação de ficarem sentados, ficam pedindo para os outros ficarem sentados (vergonhoso), pois essas pessoas querem assistir ao jogo do mesmo jeito que assistem aos jogos em casa: sentados, só que em um sofá.

    Isso é cultural mesmo, o que se vê nos jogos de basquete e nesse de futsal são gritos sem sentido, se puxam uns gritos de guerra e ninguém sabe acompanhar, até mesmo a tal ola que só ocorrem em eventos onde tem gente que entende nada de TORCER e ainda tem uns que ficam com preguiça de levantar.

    O que eu digo é: quer ficar sentado, paga ingresso de cadeiras ou fica em casa, penso eu que quem vai a um evento esportivo contando com uma equipe respresentando o seu Estado, tem mais é que torcer mesmo e não ficar acomodado simplesmente assistindo ao jogo como meros espectadores.

    Nem precisa ir longe, é só ver como se comportam os paraenses ou cearenses em eventos desse tipo, se um babaca começar com gritos de “vamos sentar”, é capaz de apanhar até não poder mais.

    Seria bom demais se esses eventos despertassem no maranhense o orgulho de ser dessa terra e que a quantidade de público que comparece aos eventos se transforme em uma torcida de qualidade que realmente empurre as equipes locais rumo às conquistas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS