Um sentido para a vida

3comentários

madre_teresa_de_calcuta_2.jpg

Para um dos maiores pensadores do século 20, a fé não é crer no que não vimos, mas é criar o que não vemos. Só compreendi todo o alcance dessa frase ao ler uma outra, de Madre Teresa de Calcutá. A “santa das sarjetas”, Prêmio Nobel da Paz de 1979, símbolo vivo da caridade, escreveu certa vez a seu confessor que “há uma escuridão terrível dentro de mim. Tem sido assim desde que conheci minha missão”.

Não foi só. A mulher que dedicou seis décadas de sua existência ao trabalho com os miseráveis admitiu que “nada toca a minha alma. Terei eu errado ao me entregar cegamente ao chamado do Sagrado Coração?” Essas confidências dramáticas nos fazem lembrar que o próprio Cristo duvidou, ao perguntar do alto da cruz: “Deus, Deus, por que me abandonaste?”.

Já Santo Agostinho, o homem que deu suporte racional ao cristianismo, só consolidou sua fé ao concluir que, para compreender seus mistérios, era necessário primeiro acreditar neles.

Meus leitores habituais podem estar surpresos com a abordagem deste tema. É que raramente ou nunca trato do Absoluto. Quando escrevo, deixo sempre mais lugar para o lirismo ou a nostalgia. Mas não há razão para a surpresa ou o desaponto. O que sempre procurei em tudo, e vou continuar buscando, é um sentido para a vida.

Não é pouco. Se Madre Teresa de Calcutá despertava às quatro horas da manhã para levar alento aos párias e aos deserdados e ainda assim só encontrava trevas, é porque em verdade resta pouca luz. Uma luz tênue e trêmula que talvez cada um de nós só vá encontrar à sombra do próprio coração.

Para reflexão no fim de semana

“Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante mão muda: tua força interior”

“Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa”.

“Não ame por beleza, pois um dia ela acaba, não ame por adimiração, pois um dia posso me decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação.”

“O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso”.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”.

“Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão”.

“É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”.

“As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável”.

” … Se você vive julgando as pessoas, não tem tempo para amá-las … ”

“Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas, é tudo entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros.”

(Madre Teresa de Calcutá)

3 comentários para "Um sentido para a vida"


  1. otonlima

    Você e esse talento único para nos emocionar com tuas palavras. Até quando usa palavras alheias, não se faz alheio nunca aos sentimentos humanos – os mais nobres deles. Só um homem tão sensível quanto você consegue traduzi-los tão bem em verso e prosa. Parabéns sempre!

  2. ANTONIO NETO

    Que gostinho existencial esse texto da Madre Teresa de Calcutá…(rsrsrsrs).Sendo um existencialista convector e “Sartriano” nao poderia deixar passar… “A vida nada é até ser vivida. Mas cabe-te a ti dar-lhe um sentido, e esse sentido nada mais é do que o sentido que lhe dás”.(Sartre).

  3. ANTONIO NETO

    “O homem vive de razão e sobrevive de sonhos” (Miguel de Unamuno y Jugo).Quando lembro desse pensamento lembro de voce Tio, quando fala de suas viagens, especialmente de Paris ( sei que é o melhor lugar do mundo para o senhor ).Quando esta sorrindo no almoço na casa da vovó, quando conta as velhas piadas de sempre (srsrs), quando trata seus sobrinhos como eterna crianças,quando tem que ser o pai , quando tem que ser o irmão, quando tem que ser o tio ,ou seja, quando tem que ser tudo o que da significado a tua existência e sua razão,ainda sim,pode-se olhar em seus olhos e ver o olhar desbravador de uma linda criança, contruindo seus sonhos e sobrevivendo em uma eterna fantasia, fazendo da vida real ser surreal e de um mundo com menos motivos para viver transformado em um maravilhoso e esplêndido palco! onde a celebridade e artista principal é o PH.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS