Morre U Roy, mestre do reggae e pioneiro do estilo toasting

0comentário

O vocalista jamaicano e pioneiro na arte do toasting, Ewart Beckford, mais conhecido como Daddy U-Roy, morreu nessa quarta-feira, 17, no Hospital Universitário das Ilhas Ocidentais, na Jamaica.  

Segundo informações, U Roy sofreu três paradas cardíacas após um procedimento cirúrgico na bexiga e não resistiu.

Natural de Jones Town, Kingston, Jamaica, o célebre é considerado um dos primeiros MCs da história – ele foi um dos pioneiros na arte do “toasting”.

A técnica consiste em improvisações vocais sobre bases instrumentais, assim como as rimas do rap. A maior diferença, no caso, é o canto falado do vocalista.

Seu amor pelo reggae fez com que as pessoas o chamassem como The “Godfather of Reggae” e “The Originator”. 

Em 2001, U Roy veio pela primeira vez ao Brasil, realizando uma apresentação história no Maranhão Roots Reggae Festival. O evento foi promovido pelo Sistema Mirante de Comunicação e reuniu mais de 20 mil pessoas.

No palco, U Roy cantou seus principais sucessos, entre eles, ‘Wear You To The Ball”, “Runaway Girl” e “Natty Rebel”, que incendiou o Parque Folclórico da Vila Palmeira. 

Eu (DJ Waldiney) estava na cobertura do evento, pela Mirante AM. Depois do show, Daddy comentou comigo sobre sua participação:

“Os brasileiros amam nossas músicas e nós amamos tocar para vocês, então hoje foi um show único. O público cantou em coro “Natty Rebel” e tivemos uma ótima noite”, elogiou.

Ao longo dos anos, lançou cerca de 20 álbuns, gravou com artistas como Lee Perry e Peter Tosh.

Em 2004, apareceu como convidados no álbum “True Love”, do grupo Toots & The Maytals, que venceu o Grammy de melhor disco de reggae.

Em 2007, ele recebeu a “Ordem de Distinção” do governo jamaicano por sua contribuição para a música.

O álbum mais recente de U Roy é “Pray Fi Di People”, lançado em 2012.

Descanse em paz, mestre!

@djwaldiney

Sem comentário para "Morre U Roy, mestre do reggae e pioneiro do estilo toasting"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS