Mega Vibes Festival: 11 horas de reggae direto dos vinis

0comentário
O Mega Vibes Festival ocorrerá dia 31 de março na Choperia Marcelo

Para quem estava com saudades, o Mega Vibes Festival está de volta no dia 31 de março, com horário diferenciado, a partir das 15 horas. A proposta é de 11 horas de discotecagem com vinis, apresentando sete atrações de São Luís e uma de São José de Ribamar. Os DJs vão se apresentar com seus toca-discos, trazendo raridades na Choperia Marcelo, que oferece conforto e uma megaestrutura de palco, som, iluminação e cerveja gelada.

DJ Waldiney (Reggae Point / Mega Vibes)

Falando um pouco sobre minha história, comecei como ouvinte de reggae através de rádio no bairro Anjo da Guarda, onde subi pela primeira vez no palco de uma radiola chamada “Deusa do Som” no Festejo de Nossa Senhora da Penha. Organizava festas no Anjo da Guarda com a “Anjinha do Som” e participei de vários eventos na Área Itaqui-Bacanga e pelo Norte do Estado, como a tradicional Regata de Outeiro, Cedral (MA).

Neste ano de 2024, completo 29 anos como DJ e criei grandes projetos para o reggae maranhense, como o Mega Vibes, Reggae Solidário, Reggae das Antigas, Velharia, Projeto Agarradinho, Réveillon Sunshine, Reggae com Elas, Reggae Coladinho e o maior Tributo a Gregory Isaacs do Brasil.

Também sou apresentador do Reggae Point da Mirante FM, onde já são quase 30 anos na produção do programa. Sou um modesto colecionador de discos de vinil de reggae.

Natty Márcio (Clínica do Reggae)

No dia 31, teremos a honra de receber a discotecagem do lendário Natty Márcio, que tem enorme representatividade no reggae, incluindo uma apresentação no show de Joe Higgs em São Luís, em 1994, além de ter colaborado com o repertório do Reggae Point na época de Fauzi Beydoun. Natty Márcio vem de uma família regueira em São Luís.

A história da Clínica Reggae começou em um barzinho no bairro São Francisco, em 1991, onde funcionava sempre nos finais de semana. Márcio lembra que as pessoas se encontravam, tomavam uma cerveja, curtiam umas “pedras” e depois desciam para o Espaço Aberto. Ele também mencionou que, nesse mesmo período, sua mãe, a senhora Aliete, trabalhou na Clínica São Marcos entre 1990 e 1999, como copeira. Em 1993, surgiu um convite de Otávio Rodrigues para fazer a sonorização de final de ano em uma clínica de fisioterapia, com a extinta radiola Jah Lion. Com o fim das atividades da radiola Jah Lion, surgiu a ideia inovadora da Clínica Reggae Vinil, com um convidado especial.

A Clínica Reggae Vinil é uma história de superação, segundo Natty Márcio.

Gilson Roots (Discool Music)

Outra grande atração do evento é a Discool Music, formada pelo Gilson Roots, que começou a ser DJ em 1999, inspirado pelos festejos que acompanhava realizados pela sua família. Seu tio possuía a radiola Natty Som e, desde muito jovem, ele acompanhava a programação. Morando no Rio Anil e Bequimão, ele passou a tocar com a radiola Eldorado Som, o que lhe deu oportunidades. Mais tarde, começou a tocar no Cajueiro Som, desenvolvendo seu trabalho. Tocou no Cultura Bar na Deodoro e no Kingston 777 por 12 anos. Em seguida, passou para as radiolas Tsunami e FM Natty Nayfson e Mega Digital, onde encerrou sua carreira com uma radiola de grande renome, totalizando 15 anos como DJ de radiola.

A equipe Discool Music tem 12 anos de existência, tanto com vinil quanto digital, e o DJ possui 27 anos de experiência. A Discool Music foi inaugurada em 20 de julho de 2012, no Clube dos Oficiais, com a Mega Vibes.

Nando Brown e Mr. Bill (Play Discos)

Temos agora a primeira dupla de DJs, Mr. Bill e Nando Marley, que formam a Play Disco. Bill lembra que o grupo se formou na casa de festas Espaço Roots, no Anil. Inicialmente, era composto por ele e Lucas Freire. Quando essa parceria terminou e o público já estava familiarizado com os discos de vinil, ele decidiu formar sua própria equipe, comprando equipamentos e nomeando-a como Equipe Espaço Roots, em referência ao local.

Com o tempo, a equipe começou a receber convites para tocar em eventos, inclusive no Vinil Festival. Após um período, renomeou a equipe para Play Discos, inspirado no seu trabalho anterior na loja “Music Play”.

A estreia ocorreu em 5 de novembro de 2017, ao lado de seu amigo Nando Marley. Em 30 de abril do mesmo ano, participaram da Batalha do Vinil na Chopperia Marcelo, onde foram premiados como a “Melhor Equipe de Vinil”, considerando a animação da torcida, a performance do DJ e a sequência musical apresentada.

DJ Valdeci (Verbal Discos)

Temos ainda a Verbal Discos, formada em 2014 e que não deixa de ser uma extensão do programa de mesmo nome da Rádio Web Verbal. Ao assumir a gestão da Rádio, Valdeci Alves direcionou a programação musical para o reggae, atingindo um grande público de maranhenses, paraenses e cearenses através da inclusão de DJs desses estados na programação, visando atender aos gostos musicais locais.

O programa Verbal Discos convidava colecionadores e equipes de vinil da ilha, proporcionando um espaço de divulgação da cultura reggae de vinil. O programa era transmitido ao vivo todos os sábados pelo site da rádio.

No início, a Verbal Discos contou com o apoio do DJ Frank Wailer e do DJ Darlly Matos, que fazia parte da programação da Rádio e se apresentaram nos bares da capital maranhense. Atualmente, Valdeci segue carreira solo, mantendo sua característica com um reggae mais suave e cadenciado. Com sua experiência no assunto, ele promete grandes emoções no Mega Vibes Festival.

Jackson Maia, Magno Roots e Maykinho Luís (Equipe de Ouro)

Agora, temos uma trinca de DJs que formam a Equipe de Ouro, composta inicialmente por DJ Magno Roots e Jackson Maia. Magno é dono do Point do Magno Roots, localizado no bairro de Fátima em São Luís. Sua casa já recebeu grandes nomes do reggae mundial, como John Holt, Ijahman, Horace Andy, Dennis Brown, Lloyd Parks, entre outros.

A história da Equipe de Ouro começou em 2011, mas antes existia o grupo de colecionadores Black Roots. Nessa época, Magno investiu em discos de vinil de reggae e montou sua primeira equipe com Jackson Maia, em um domingo de Páscoa, ao lado da Mega Vibes. Segundo Magno, o nome surgiu do Batalhão de Ouro do Bumba Meu Boi de Maracanã, onde ele é percussionista. O rack da equipe é todo artesanal, inspirado no bairro do Maracanã.

DJ Elizabeth Lago (Vinnyl Woman)

Para abrilhantar ainda mais o evento, temos Elizabeth Lago, a única mulher DJ do evento, que desempenha um grande papel no movimento reggae como DJ. Sua história começa em 1996, ano em que teve seu primeiro contato com o reggae no Coqueiro Bar Ponta D’areia. A partir desse momento, nunca mais deixou de se envolver com o reggae, conhecendo as grandes radiolas e frequentando diversos clubes do gênero, como Espaço Aberto, Coqueiro Verde, Marítimos, Toca da Praia e Choperia Internacional, além de participar de diversos festejos ligados ao reggae.

Em 2012, começou a criar playlists de reggae para aniversários de amigos, o que se tornou uma prática comum e despertou o interesse em se tornar DJ, devido à grande receptividade de suas seleções musicais.

Em 2013, recebeu o convite para sua primeira apresentação em um bar e passou a ser DJ oficial aos domingos, sendo ocasionalmente convidada para outros espaços. Na época, tocava música digitalmente.

Em 2015, criou o “Reggae das Mulheres” e teve seu primeiro contato com a equipe de vinil, fazendo sua primeira apresentação neste evento discotecando com discos de vinil. Essa experiência foi transformadora e a motivou a se aperfeiçoar. No mesmo ano, fez sua primeira turnê, tocando no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Ao retornar, integrou a Equipe Discool Music, com DJ Gilson Roots, que foi seu grande professor e inspiração no reggae em vinil.

Em 2018, estreou sua própria equipe, a “Vinnyl Woman”, que hoje é uma das principais de São Luís e está entre as mais requisitadas no momento.

Elton Almeida e Ramon Costa (Balneário Roots Vinil)

Para fechar a programação do Festival, teremos uma grande representante de São José de Ribamar, a Balneário Roots Vinil. Formada em 2015, a equipe foi inicialmente composta pelo colecionador e DJ de reggae Elton Almeida e José Renilson, mas este último teve um curto período no grupo. Elton continuou com o empreendimento apesar das dificuldades em manter seu trabalho como DJ.

A equipe teve grandes apresentações em sua cidade e participou de eventos na capital maranhense, como o Vinil Festival e Rotações 33 a 45, onde foi considerada uma das melhores em sequências musicais.

Neste ano, Elton fez uma nova parceria e trouxe o DJ Ramon Costa para se juntar à Balneário Roots Vinil e em pouco tempo já participaram de grandes eventos.

Elton disse que o objetivo deles é levar alegria aos eventos através das canções jamaicanas e preservar a cultura do vinil em nossa região.

Portanto, o Mega Vibes Festival retorna para valorizar a discotecagem de reggae em vinil e proporcionar momentos de alegria com performances de cada atração, cada uma com seu estilo único. Para mais informações, acesse aqui.

djwaldiney

Sem comentário para "Mega Vibes Festival: 11 horas de reggae direto dos vinis"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS