Artigo da semana é de Silvio Martins: “Meu nome na tua mente”

0comentário

Artigo desta semana: Silvio Martins

Aborda um tema da atualidade ou especialidade do autor do artigo e não reflete, necessariamente, a opinião do blog.

 

Meu nome na tua mente

Foto Silvio Martins
Silvio Martins é educador, jornalista e professor de Marketing

 

Alguns autores* propõem que para se fazer um bom marketing pessoal três coisas são necessárias:

1)      Defina-se,

2)      Cometa erros

3)      Escolha um nome correto

 

1)    Defina-se

Os teóricos pedem para gente se definir. Eles alegam que quem quer ser tudo para todos acaba sendo coisa nenhuma. Também, chamam a atenção para necessidade de definirmos a imagem profissional no mercado: Quem sou eu profissionalmente? Qual é a minha posição na mente dos meus clientes? Como sou percebido?

Segundo os autores, o importante é romper a barreira da indiferença na mente do cliente potencial.

Uma das formas de romper a indiferença é conseguindo ser único, ou seja, não sendo igual, não sendo apenas mais um profissional no mercado. Sugerem os autores, que o profissional deve buscar um diferencial.

Ser impar, definir-se, ajuda a obter um bom lugar na mente do cliente. Quem tiver bem posicionado na cabeça de seu comprador deverá, naturalmente, ser lembrado primeiro na hora em que ele for fazer uma escolha ou tomar uma decisão.

Qual a minha posição na mente do cliente? Será que sou o 1º, o 2º ou o 3º, ou estou no rabo da fila? Lembre-se: o 1º, a gente nunca esquece. Pode nem ter sido o melhor, mas foi o primeiro.

Se definir ajuda a manter uma posição própria, porque aquele que não se define, fatalmente será definido pelos outros.  E os outros, geralmente, o colocarão na posição que for mais conveniente aos seus interesses.

2)      Cometa Erros

A segunda coisa que os autores pedem para trabalhar o marketing pessoal é Cometa Erros.  O importante aqui é fazer. Para saber se uma coisa dará certo ou errado, primeiro temos que fazê-la.

Não dá para ficar esperando se vai dar certo ou errado se não agir. Isso me lembra o salão de festa. Tá lá a garota de bobeira, a música dando o clima e eu na indecisão se a convido para dança. Se eu agir, tenho boas chances de receber um sim. Se não agir, o não venceu.   Portanto, não fique esperando a música acabar para agir.

3)      Escolha um nome correto

Nosso último item é – escolher um nome certo. Sempre digo: nome é uma coisa tão séria que nem foi a gente que escolheu o nosso. E pergunto: alguém ai escolheu o seu nome? Para o marketing nome é algo muito importante, nome é a marca, o nosso nome é a nossa marca. Poucos sabem quem é José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa, mas Sarney, poucos desconhecem. Alguém conhece Manfried Sant’Anna, é o trapalhão conhecido publicamente como Dedé Santana. Ou Dolores Gonçalves Costa, a irreverente e cômica Dercy Gonçalves. Pessoas públicas precisam ser lembradas pelos seus fãs, clientes ou eleitores, por isso adotam nome fácil de ser lembrado, de ser posicionado na mente.

  • Al Ries e Jack Trout

Sem comentário para "Artigo da semana é de Silvio Martins: “Meu nome na tua mente”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS