Oficinas para fotógrafos e artistas plásticos

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Uma excelente oportunidade para fotógrafos profissionais e amadores, para quem quer começar a fotografia e para artistas plásticos.

A Associação Fotoativa, instituição referência no pensamento fotográfico do Brasil, fundada em Belém, em 1984, por Miguel Chikaoka, está com inscrições abertas para 3 cursos.

noturna
Imagem produzida por aluno em oficinas da Fotoativa

 

Miguel Chikaoka é um dos maiores nomes da fotografia na atualidade. Ele valoriza a forma simples de aprendizado, o interesse, a criatividade e o amor pela fotografia.

A Fotoativa é um ponto de referência para fotógrafos, artistas, historiadores.

Há vôos regulares São Luís-Belém e linhas com ônibus leitos.

Informações

Associação Fotoativa

Travessa Frutuoso Guimarães, 615

Bairro da Campina

Telefone: (91) 3225-2754

Email: [email protected]

Veja a ficha de inscrição padrão

Oficinas 1

De olhos vendados

Iniciação à fotografia – com Miguel Chikaoka

 “porque a escuridão é necessária para completar a experiência da luz…”

Sinopse

O essencial do fazer fotográfico, dos primórdios aos dias atuais, por meio de vivências no território da luz, matéria e metáfora.

Experimentar o fazer fotográfico além do visível a partir de um olhar panorâmico para paisagem da luz – interior e exterior.

 Conteúdo / atividades

Jogos e dinâmicas des-mobilizadores dos sentidos.

A luz e o principio da formação da imagem.

Percepção, leitura e registro da luz-imagem: Fotogramas e Pinhole (câmeras artesanais)

A Fotografia Analógica e  Digital: análise comparativa da captura e armazenamento da informação

 Fotometria e exposição: manual, automática e programada.

Relações entre intensidade, abertura, tempo, profundidade e movimento relativo.

Sensibilidade e resolução

Luz natural, artificial, continua,  instantânea,  estroboscópica etc.

Temperatura da cor e ajustes

Imagem e informação: elementos de construção e composição da imagem

Séries, ensaios e projetos

Banco de Imagens – memória

Período: 3 a 26 de fevereiro e 5 a 16 de março 2013

Carga horária: 64 horas

Encontros: segundas, teças e sextas 19h30 – 21h30

Práticas e expedições: sábados e/ou domingo, a combinar

 Número de vagas: 20 (vinte)

 Investimento: R$ 720,00. O valor pode ser parcelado no cartão em até 6 x sem juros.

 

Oficina 2

À noite, nem todos os gatos são pardos – com Ana Mokarzel

Período: 5 a 8 de fevereiro de 2014

Horário: 19h às 22h (Quarta e Quinta), exercícios livres noturnos (sexta) e 8h às 12h/14h às 18h (Sábado)

Local: Sede em reforma da Associação Fotoativa

Vagas: máximo de 20 participantes

Investimento: R$ 450,00. , valor parcelado em até 6x sem juros.

Pré-requisitos

Para este curso é necessário possuir conhecimentos teóricos básicos como controle manual de aberturas e velocidades. Equipamentos necessários: câmera semi-profissional ou profissional, que permitam o uso do disparador, disparador e tripé.

Sinopse

Realmente, a noite, nem todos os gatos são pardos, existe cor, luz, estrondos, ruído dos carros, ‘agitos’, velocidades… Uma infindável fonte de idéias criativas. Hora em que tudo se transforma. Quando muitos guardam suas câmeras é o momento de ir pras ruas explorar tudo isso de forma criativa. Fotografe com e sem tripé, com outros recursos criativos de luz, o importante é se encontrar na escuridão.

Neste workshop, compreenderemos melhor a luz do entardecer e noturna, além da sua interferência na cor. Veremos fatores como a sensibilidade da luz e suas nuances noturnas, o uso de elementos iluminadores como o fogo e a lanterna, enquadramento e foco em condições precárias de luz.

Objetivo: facilitar o conhecimento e a compreensão da fotografia nortura

A quem se destina

Profissionais e amadores que já possuam uma formação básica em fotografia e queiram aprimorar conhecimentos na fotografia noturna.

Conteúdo

1. Equipamento e técnicas para fotografia noturna;

2. Sensibilidade e equilíbrio de brancos, em fotografias à noite;

3. Enquadramento e focagem em ambientes de luminosidade muito baixa;

4. A utilização de tripé e o comando da câmara à distância;

5. Longa exposição

6. Registro de assuntos em movimento.

7. Uso da lanterna e do fogo como iluminador

8. Fotografia noturna em ambiente rural e urbano;

 

Oficina 3

Fotografia e pintura: imagens e vertigens – com Ricardo Macêdo

Período: 3 a 7 de fevereiro de 2014

Carga horária: 15h

Horário: 14h às 17h

Local: Fórum Landi

Vagas: 15

Investimento: R$ 400,00, valor parcelado em até 6x sem juros.

Pré-requisito

Material próprio que o aluno tem que trazer de casa: 1 (uma) máquina fotográfica digital de qualquer tamanho e porte ou até mesmo um smart phone; 1 (um) lápis 6B e 1 (um) lápis 4B.

Sinopse

A oficina toca uma questão estética e técnica central relativa à contemporaneidade: a junção de linguagens. Nesse sentido, serão intercambiadas: pintura em aquarela e fotografia. Ambas estarão ligadas a ideia de que, qualquer objeto ou paisagem antes de virar linguagem técnica é imagem.

Sabemos que o repertório visual ao qual temos acesso se traduz muitas vezes por meio de signos e padrões visuais.

O reconhecimento desses padrões é de extrema importância para obtermos uma educação do olhar e da percepção.

A oficina propõe que a imagem seja um norte e que seus desdobramentos plásticos e visuais se dêem através da fotografia em um primeiro momento, para resultar em pinturas aquareladas num segundo momento.

Técnicas básicas de aquarela serão apresentadas juntamente com o estudo dos elementos básicos da comunicação visual (ponto, linha, textura, cor etc.), tendo como mediadores: filmes, animações, documentários, imagens, pesquisa de campo, fotos e uma visita monitorada a alguma exposição de Belém.

Resumo do conteúdo / Atividades

1. Conhecendo os elementos básicos da comunicação (Ponto, linha, textura, cores, tom, escala, dimensão etc.)

2. Formas de manuseio dos materiais (lápis, borracha, papel, pincel, tinta aquarela, godê), tipos de materiais e exercícios motores.

3. Técnicas básicas de desenho e pintura em aquarela.

4. Referências bibliográficas, sites, filmes e documentários.

5. Visita monitorada.

6. Pesquisa de campo (Desenho de observação e registro fotográfico)

7. Acabamento e prática de atelier.

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