Papa Francisco ganha obra do grupo maranhense Caminho do Meio

O Papa Francisco recebendo do arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, o livro do grupo Caminho do Meio

São Luís – No Vaticano, participando como um dos representantes do Brasil do Sínodo Sobre a Amazônia, o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, presenteou o Papa Francisco com um livro maranhense.

Trata-se da obra “Fé, Beleza e Arte – Dez Anos de História do Grupo Caminho do Meio”, que teve edição especial e limitada lançada em dezembro de 2018 e que narra uma experiência de fé entre amigos católicos, em encontros coordenados pela jornalista Tereza Nascimento.

Padre Djalma Túniz entre integrantes do grupo Caminho do Meio, no lançamento do livro, nas mãos da fundadora, Tereza Nascimento

Tereza Nascimento é a criadora do grupo que existiu por dez anos e serviu não apenas para fortalecer a caminhada cristã dos integrantes, mas, também, para criar uma metodologia inédita de estudo e contemplação do Evangelho, utilizando a arte e a beleza como bases, sob a orientação espiritual do padre Djalma Túniz.   

O livro contou com edição final da jornalista Adriana Vieira, que reuniu depoimentos e textos autorais de diversos convidados, a exemplo de Dom Belisário, e dos integrantes do grupo: Tereza Nascimento, padre Djalma Túniz, Cláudia Almada Lima, Adalgisa Ferreira, Maria do Carmo, Suzane Viégas, Débora Baesse, Marcelo Amorim, Ted Lago, Emilene Oliveira, Alessandra Aquino, Martha Bispo, Nerícia Oliveira, Silvana Farias, Sílvia Gonzalez e Tatiana Carvalho.

Prêmio Nobre será entregue neste sábado, na Fábrica de Recepções

Marcos Davi e Madalena Nobre, com o empresário Werther Bandeira, da Villa do Vinho Bistrô, serão os anfitriões da festa que celebrará os 15 anos do Programa Nobre

São Luís – Com assinatura da apresentadora de TV, colunista social e empresária de eventos Madalena Nobre, a solenidade de entrega do Troféu Nobre acontecerá na noite do próximo sábado, 19, na Fábrica Recepções.

Além de homenagear aqueles que se destacam em diversas áreas do empreendedorismo, a festa para convidados celebrará os 15 anos do Programa Nobre (Rede TV), com animação da banda Roqueville, entre outras atrações.

Comunidade portuguesa em São Luís vai às urnas

Reunidos na sede do Consulado de Portugal no Maranhão, em recente ato cívico eleitoral: Davi Valinhas, Joaquim Oliveira, José Maria Alves da Silva, Júlio Moreira Gomes Filho, presidente do Conselho da Comunidade Luso – Brasileira do Maranhão, e  Abraão Valinhas Neto

São Luís – Expressiva a quantidade de votos enviados pela comunidade portuguesa radicada em São Luís na recente eleição para a Assembleia da República de Portugal, que contou com posto de votação, no último fim de semana, funcionando ativamente na sede do Consulado de Portugal,no bairro São Francisco.

Foram mais de 140 eleitores que votaram na capital, o que demonstra a união da comunidade portuguesa local e seu forte engajamento com atos cívicos alusivos à pátria portuguesa.

O partido PS venceu as eleições legislativas portuguesas recentes, mas em maioria absoluta. Com 36,6% votos, sagrou-se vencedor o PS. Já a direita portuguesa, amargou uma derrota histórica.

Presos dois homens tentando aplicar golpe em deputado dentro da Assembleia

Homens tentam aplicar golpe em debutado estadual

São Luís – Dois homens foram presos, na tarde nesta terça-feira (15), por tentativa de estelionato contra o deputado Roberto Costa (MDB). Um dos homens envolvidos, o mototaxista Nelson Gabriel da Silva Filho, foi detido dentro das dependências da Assembleia, e o outro, Adeildo Lima dos Santos, fora das instalações da Casa.

De acordo com o Gabinete Militar da Assembleia, um dos homens estaria solicitando dinheiro em nome de um padre que responderia pela Paróquia do Cohatrac, o que gerou desconfiança entre os assessores do parlamentar, que acionaram a segurança da Casa.

Segundo o major Jocenildo Silva de Sousa, do Gabinete Militar da Assembleia, o mototaxista Nelson Gabriel da Silva Filho, morador da Estiva, na zona rural de São Luís, estaria conduzindo a moto que ficou no estacionamento da Assembleia.

“Segundo investigação preliminar, ele teria sido orientado pelo comparsa, Adeildo Lima, que ficou do lado de fora da Assembleia, enquanto ele tratava com os assessores do parlamentar”, esclareceu o militar.

Adeildo Lima dos Santos, morador do Coqueiro, também zona rural de São Luís, foi preso na Central de Abastecimento (Ceasa), quando tentava fugir ao ver a chegada da viatura militar.

Os dois homens foram detidos e conduzidos pela Polícia Militar para a 4ª Delegacia da Polícia Civil, no Bairro do Vinhais, onde prestaram depoimento. Segundo o delegado Márcio Fábio Dominice, os dois teriam tentado aplicar o mesmo golpe em um magistrado, recentemente, no Fórum de São Luís.

Versão do moto-taxista

De acordo com o delegado, o Adeildo é que se passava pelo padre da Paróquia do Cohatrac, conforme versão contada na delegacia pelo Nelson Gabriel.

“O Adeildo me chamou para fazer uma corrida. Eu busquei ele em sua residência. Quando chegou na Assembleia, ele pediu para eu pegar esse dinheiro, que é a encomenda do padre, dizendo que não podia entrar porque não estava vestido com calça. Aí eu fui lá e ele ficou me esperando fora”, contou o mototaxista, em seu depoimento à polícia.

Adeildo Lima confessou que tinha tentado obter dinheiro em nome do padre, mas que não se passou pelo padre. “Dessa vez eu errei. Eu pedi para ele pegar um dinheiro em nome do padre, mas não passei pelo padre. Disse que eu era secretário do padre”, assinalou.

“Eles serão autuados, aqui no 4º DP do Vinhais, por tentativa de estelionato. Posteriormente, vamos contatar com o delegado do 9º DP e fazer a conexão com as investigações para que eles respondam pelos dois estelionatos em concurso material”, afirmou o delgado Márcio Dominice.

Reprodução do site da Assembleia Legislativa do Maranhão

Jornada Jurídica do CEST debate eficácia dos Direitos Fundamentais

Com a temática vanguardista a Jornada Jurídica do CEST consagrou-se como um evento acadêmico e jurídico de relevância e contou com a presença do ministro do STJ, Sérgio Luiz Kukina

São Luís – No início de outubro, a Faculdade Santa Terezinha – CEST recebeu, em sua XII Jornada Jurídica, conferencistas de renome nacional e internacional para debater a eficácia dos Direitos Fundamentais no campo social e jurídico.

O ápice do encontro acadêmico e jurídico foi a palestra magna proferida pelo ministro do STJ, Sérgio Luiz Kukina, sobre o tema “A redução da maioridade penal no contexto dos Direitos Fundamentais”.

Os convidados receberam certificados

Além do ministro, o evento contou com a participação de estrelas do mundo do Direito como o professor e pós-doutor Flávio Martins, o subprocurador da República Nicolao Dino; o juiz federal Roberto Veloso e a professora e doutoranda Bruna Barbieri.

Com a temática vanguardista a Jornada Jurídica do CEST consagrou-se, mais uma vez, como um evento acadêmico e jurídico de relevância.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima