Médico alerta para aumento de casos de câncer no MA

O médico Stênio Roberto Santos é um dos que abraça a luta contra o câncer no Maranhão

São Luís – Médicos que abraçam a luta contra o câncer no Maranhão estão preocupados com os mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Cirurgião de cabeça e pescoço, o doutor Stênio Roberto Santos é um deles. Ontem, o médico alertou para o fato de que mais de 8 mil e 200 casos, conforme o Inca, deverão surgir no Maranhão este ano.

Estimativa – Os números fazem parte do estudo “Estimativa 2020”, produzido com base em registros populacionais e de hospitais de câncer. Ao todo, o instituto prevê 4200 novos casos de câncer em homens e 4070 em mulheres.

Dentre todos os casos, o destaque maior é para os de câncer de próstata, com 1850 casos, que correspondem a quase 50% dos previstos os homens.

Stenio Roberto Santos atenta para os cuidados e prevenção também com a pele, evitando, assim, os melanomas. A prevenção, como se sabe, é o melhor remédio.

Samba carioca em terras maranhenses

As meninas do Trio Sambadona desembarcam em São Luís neste sábado para o bloquinho “Se tu não quer, tem quem queira”

São Luís – É neste sábado, às 16h, na Casa Terra, no Olho d’Água, o bloquinho “Se tu não quer, tem quem queira”, com o show do Trio Sambadona, direto da Lapa, no Rio de Janeiro. O trio é formado pelas cantoras Elisa Addor, Roberta Nistra e Clarice Magalhães. A festa, em clima de pré-Carnaval, receberá ainda a cantora Fabrícia, Bicho Terra e o grupo CDC.

As meninas do Trio Sambadona apresentarão sambas autorais e clássicos de Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Luiz Carlos da Vila e músicas de diversos outros compositores. 

Clarice Magalhães é pandeirista do “Choro na Feira”, com o qual tocou em centenas de bailes, festivais de música e shows dentro e fora do Brasil. Elisa Addor é uma cantora com timbre doce e afinação precisa, e Roberta Nistra, por sua vez, é, também, compositora e cavaquinista carioca, tendo começado a trajetória em 1995.

Segundo Ricardo Fernandes, proprietário do Casarão Colonial e idealizador do bloquinho na Casa Terra, o evento será diferenciado e a novidade do pré-Carnaval de São Luís. 

“Estamos na contagem regressiva para o bloquinho, com a presença dessas talentosas do Sambadona. Para completar a vibe, a energia contagiante de Fabrícia, a descontração dos rapazes do CDC e o balanço irresistível do Bicho Terra. Sendo assim, estão todos convidados para esse ziriguidum que está dando o que falar”, disse.

Serviço

O quê

Bloquinho “Se tu não quer, tem quem queira”

Quando

Neste sábado, às 16h

Onde

Casa Terra (Olho d’Água)

Ingressos: Lojas Vista Santê (Avenida dos Holandeses, no Calhau, e Shopping da Ilha) e Pousada Colonial (Rua Afonso Pena)

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima