Crônica de José Fernandes: “O romance real de Raíssa”

PRETENDENDO deixar uma mensagem de superação para quem tiver curiosidade de conhecer a sua história e compreender a sua essência, Raissa Mendonça expõe, em terceira pessoa do verbo, a saga real de seus passos iniciados na pequena cidade de Pedro do Rosário, sua terra natal, e continuados na capital maranhense, com trânsito por Fortaleza, São Paulo e Barcelona – epicentros deste romance escrito por Evandro Junior, O outro lado da maçã, seu primeiro livro.

Se do romance fôssemos escrever uma resenha sumária, diríamos que desde os 14 anos Raissa esteve sob o estigma do preconceito, por ser transexual, tratada com escárnio e desrespeito – labéus que ela tenta superar com a sua versatilidade, carisma e enérgica vontade de conquistar o seu espaço.

De permeio com suas vicissitudes, obtém algum sucesso profissional. Ambiciona progredir mais e se entrega a uma aventura fora do país e sofre horrores. De regresso à “cidade dos azulejos”, luta para soerguer-se, e de certo modo o consegue. Para cumprir um antigo ideal de servir aos conterrâneos de sua cidadezinha, candidata-se à vereança local, mas é traída, perde a eleição e tudo o que possuía.

Dois amigos sinceros surgem no seu horizonte: um juiz que, à distância torna-se seu conselheiro, e um líder umbandista e legislador municipal, em São Luís, de quem se torna governanta com total dedicação e que lhe facilitara frequentar e concluir um curso universitário de psicologia. Quando a tranquilidade parecia lhe acalentar o espírito, é denunciada e presa por crime de estupro mediante fraude, recolhida à penitenciária, e por aí segue… 

Tudo isso – e muito, muito mais – está minuciosamente contado pelo autor de O outro lado da maçã, jornalista Evandro Junior, agora romancista, que nos traz páginas bem delineadas, em estilo conciso e vernáculo escorreito.

A obra contém lances com conotação de denúncias, como o tráfico internacional de mulheres jovens, iludidas e transformadas em escravas sexuais; em contraposição, há passagens de puro enlevo, a exemplo dos atos de louvor a Iemanjá, numa das belas praias de São Luís, atos presididos pelo umbandista, seu amigo e protetor.  

O romance de Evandro retrata, com fidelidade, meandros pouco explorados da vida maranhense. Uma estreia feliz.

José Fernandes é membro da Academia Ludovicence de Letras, autor, entre outros, do livro “Crônicas de outono”

Nova parceria: Grupo Dom & INLAB – Grupo Fleury

Eduardo Mottin, gerente da regional MA do Grupo Fleury com Rodolfo Almeida, Adalberto Teobaldo e Gustavo Almeida, sócios do Grupo Dom Medicina, celebrando a nova parceria

São Luís – O Grupo Dom Medicina, com oito anos de excelência na prática médica, acaba de firmar parceria com o Inlab Laboratório, marca do Grupo Fleury em São Luís (MA), que passa a estar presente nas unidades DOM da Lagoa e do Cohajap. O Inlab contava com 23 unidades de atendimento e com as duas clínicas do Grupo Dom passa a dispor de 25 unidades da rede.

Tendo a inovação como um de seus valores, o Grupo Dom está sempre em busca de transformações em prol de seus pacientes. A empresa inovou quando inaugurou a primeira clínica para a realização de consultas, exames e check-up fora do ambiente hospitalar, com sede na Lagoa. E, atualmente, está com duas unidades, sendo a segunda no bairro do Cohajap.

Para o Dr. Edgar Rizzatti, diretor executivo Médico, Técnico e de Negócios B2B do Grupo Fleury, a integração com o Grupo Dom permite ofertar amplo portfólio de exames diagnósticos. Além dos testes de análises clínicas, muitos deles voltados para a investigação de alterações endocrinológicas e hormonais, os clientes também poderão contar com o extenso menu de exames genéticos do Inlab.

“Iremos expandir o horário de atendimento do nosso laboratório em São Luís (MA), reduzindo os prazos de resultados de muitos exames. Além disso, por meio desta parceria com o Grupo Dom, reforçamos o nosso compromisso de levar qualidade e excelência médica e técnica a todos os nossos clientes e pacientes”, completa.

O Inlab também está expandindo a atuação da sua coleta domiciliar para as clínicas do Grupo DOM. Por meio do serviço, os clientes podem agendar coleta em casa ou no trabalho para diversos exames de análises clínicas, atendimento que será realizado por uma equipe de especialistas.

Além de garantir comodidade e privacidade, a coleta domiciliar se adequa à necessidade das pessoas com dificuldade de locomoção, por exemplo. A rede INLAB tem 25 unidades de atendimento e uma área técnica, localizadas na região metropolitana de São Luís (MA). Possui a Acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica) e o Certificado ISO 9001:2008. Em novembro de 2019 foi adquirida pelo Grupo Fleury.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima