“Cidadania e Leitura” promove oficina de formação na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès

Atriz Silvana Cartágenes ministrará a oficina

São Luís – O projeto Cidadania e Leitura prossegue com as ações de formação de equipe para trabalhar na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès, que será entregue no mês de junho na Vila Ariri, área Itaqui-Bacanga. A oficina Leitura em Cena será ministrada pela professora mestre e atriz Silvana Cartágenes no sábado (19) e domingo (20), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“Seguimos com o trabalho de capacitação da equipe e, ao mesmo tempo, sensibilizando a comunidade para esse sentimento de pertencimento, reforçando a importância de ter uma biblioteca à disposição das crianças e demais moradores”, ressalta a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

A oficina, que será ministrada na sede da biblioteca (ACIB – rua da Igreja, s/n, Vila Ariri), vai enfocar a literatura integrada com outras linguagens artísticas, como teatro, artes plásticas e cinema. O objetivo é reforçar a importância do livro, a partir de um trabalho que apresenta o conteúdo de forma lúdica.

O projeto “Cidadania e Leitura” é realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale. Tem parceria da Escola Crescimento e da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), responsável por selecionar a equipe que trabalhará na biblioteca e pela mobilização da comunidade quanto à necessidade de utilização do espaço por leitores de todas as idades.

“Certamente, a Biblioteca Luiz Phelipe Andrés vai contribuir para uma mudança de comportamento dos moradores em relação à leitura, reforçando sua importância na formação de uma comunidade mais informada, crítica e cidadã”, afirma Moisilesia Bucele, presidente da ACIB.

O nome da biblioteca foi definido pela própria comunidade, numa justa homenagem ao reconhecido engenheiro Luiz Phelipe Andrès, que dirigia o Estaleiro Escola, na área Itaqui-Bacanga, e faleceu no fim do ano passado. Andrès também estava apoiando a iniciativa para que o mobiliário das novas bibliotecas fosse confeccionado pelo Estaleiro Escola.

Fim de semana com campeonato de surf em São Luís

I Etapa do Circuito Maranhense de Surf acontece neste sábado e domingo

São Luís – A Praia do Olho d’Água, na capital maranhense, será palco para a largada do Circuito Maranhense de Surf 2022. 0s surfistas têm horário de início das competições bem cedinho, às 6h30 deste sábado (19) e domingo (20), com a realização da I Etapa do Circuito Maranhense de Surf, sendo a primeira etapa do estadual a pontuar para o ranking deste ano.

A competição acontece no tradicional e clássico pico do surf maranhense, em frente ao Bar do Nonato. As inscrições seguem abertas no Instagram da @femasurf.oficial – Federação Maranhense de Surf.

A competição contempla surfistas de todas as idades e foi dividida em categorias. Surfistas como Alankardec Queiroga e Flávio Marão vão em busca de manter o troféu de campeões de suas categorias, enquanto vamos observar a chegada definitiva de Raoni Oliveira e Kadu Pakinha à categoria Open, ambos fortes nomes que até ano passado disputavam a categoria iniciante.

Grupo Metiê dá o tom do samba e do pagode em São Luís

Integrantes do Metiê: jovens, talentosos, carismáticos e apaixonados por samba e pagode

São Luís – Já faz algum tempo que a agenda cultural de São Luís conta com o talento, a descontração e a simpatia de um grupo de samba e pagode chamado Metiê.

Foi criado ano passado por sete amigos que decidiram se juntar para diversificar a programação musical nas casas de eventos da capital.

Jovens, engajados, carismáticos e animados, os rapazes apresentam uma proposta para cortejar com desenvoltura esses dois gêneros musicais, que agradam de norte a sul do Brasil. O repertório faz um passeio pelo cancioneiro atual, com homenagens aos mais famosos representantes dessas duas vertentes.

Metiê é formado por Igor Vale (cavaquinho), Lucas Rodrigues (vocal), Marcos Oliveira (pandeiro ), Altemir Júnior (bateria), João Pedro (banjo/cavaco) e Orlando Araújo (violão / guitarra).

Os músicos não param. Eles costumam se apresentar nas sextas-feiras, por exemplo, no Casa Bar Boteco, no Ipem Turu. Aos sábados, dão o ar da graça no Siô Bar (Aririzal) e aos domingos, no Boêmios Bar e Boteco. Já estiveram, inclusive, no palco da Feirinha São Luís, no Centro Histórico, iniciativa que retornou à agenda dominical com o enfraquecimento da pandemia.

Contato para shows: (98) 98260-3122.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima