4Mãos realiza a maior micareta do mês de julho neste sábado

Banda Timbalada está na programação do evento

São Luís – Com o anfitrião Durval Lelys, que comandou durante 20 anos a banda Asa de Águia, a 4Mãos Entretenimento recebe, neste sábado (16), a Timbalada, que arrasta multidões, o grupo EVA, comandado pelo cantor Felipe Pezzoni, a Banda Mix in Brazil e o DJ Rogério Mix, no estacionamento do São Luís Shopping, a partir das 17h.

O corredor da folia já está pronto. Os abadás já estão em mãos e o clima na cidade é de folia bem no estilo do Marafolia, para relembrar os bons tempos na Avenida Litorânea.

“Vamos fazer uma linda micareta exatamente no período que as micaretas retornam. Tivemos o sucesso do Bloquinho do Bell e agora é a vez de outro rei, o Durval Lelys, com o Bloquinho Coco Bambu”, diz Marcelo Aragão, sócio da 4Mãos Entretenimento.

Com a classificação de 16 anos, o evento tem apoio e patrocínio da 100% Malte, São Luís Shopping, Wiki. Telecom e Latam Cargo.

Durval Lélys afirma que retornar a São Luís é sempre mágico

Durval Lelys

Para Durval Lelys, o retorno a São Luís é sempre mágico. “É uma galera por quem eu sou apaixonado. Uma turma que eu me divirto sempre. Tenho muitas histórias com a Ilha. Tenho encontro com a Trivela, a Trinave, o Bloquinho do Bell que foi o mais recente. São muitos encontros e vamos matar a saudade e fazer uma nova história com o Bloquinho Coco Bambu”, diz o cantor que comandou o grupo Asa de Águia.

Asa de Águia, para se ter ideia, foi criada em junho de 1987. Mesclava diversos ritmos, como rock, axé, funk, reggae e country. Formada por Durval Lelys (vocal e guitarra), Levi Pereira (baixo), Radi (bateria), Ricardo Ferraro (teclados) e Bajara (percussão), foi uma das bandas mais premiadas do Carnaval soteropolitano, conquistando diversos troféus, entre eles o “Troféu Dodô & Osmar”, em 1992, 1997 e 1999.

Durante seus 27 anos de sucesso, vendeu 3 milhões de discos e conquistou seis CDs de ouro e dois de platina. Em 13 discos lançados, emplacou vários hits, como “Bota Pra Ferver”, “Com Amor”, “Não Tem Lua”, “Pra Lá de Bragadá”, “Dança da Tartaruga”, “Cocobambu”, entre outros. Participou ainda de cerca de 28 micaretas por ano, em mais de 12 cidades do país.

Banda Eva, com Felipe Pezzoni, é outra apresentação esperada no evento

Timbalada

Uma das bandas mais icônicas da história da música do Brasil é a Timbalada. Hoje com Denny Denan no vocal, o grupo baiano comemora 31 anos de história, sempre orientado por Carlinhos Brown. Já são 25 carnavais e 14 discos lançados. A banda que nasceu no bairro do Candeal, em Salvador, criou um estilo próprio de percussão que dominou o mundo. Os baianos já se apresentaram em países da Europa, Ásia, América do Norte e África. O grupo é comandado pelos cantores Denny Denan e Buja Ferreira.

Para o cantor Denny, retornar a São Luís é uma grande felicidade. O grupo gravou um DVD em São Luís e foi um grande sucesso. “O ano era 2007 e lembro que foi na Estância Urbana. Um lugar incrível e lá gravamos o nosso primeiro DVD, com direção do nosso pai, Carlinhos Brown. Vamos relembrar grandes sucessos daquela época e pipocar tudo no Maranhão com muito mais novidade”, comenta o cantor Denny Denan.

Banda EVA

A Banda EVA usa da sua capacidade de se reinventar para ser cada vez mais atual. Considerado um dos principais grupos musicais do País, hoje faz releituras de grandes músicas nacionais e ousa nos arranjos, reforçando seu DNA pop e mesclando diversos ritmos em suas apresentações. Com mais de 40 anos de história, o grupo é considerado uma incubadora de talentos e ajudou a revelar importantes nomes da música, como Daniela Mercury, Durval Lelys, Ivete Sangalo e Saulo Fernandes, além do atual Felipe Pezzoni, que desde 2013 leva a Banda Eva para todo o Brasil.

“Me sinto muito honrado em poder representar a Banda Eva, uma banda que sempre admirei muito e tem um legado incrível. Gostamos de levar a nossa energia para diferentes lugares e gostamos ainda mais de tocar as músicas que nos tocam e que animam o público.” conta Felipe.

Economia

O evento emprega milhares de pessoas diretas e indiretamente. Aquece toda a rede produtiva da cidade. “Todos os eventos que realizamos, temos a felicidade de movimentar o mercado. Movimentamos a cadeia hoteleira. Só para bandas estamos utilizando quatro hotéis da cidade. Fora isso, os próprios hotéis criam pacotes e promoções para receber os foliões. Temos também o comércio informal, que de toda forma aproveita também para gerar renda e muitas outras categorias. Uma geração de emprego para todo mundo na cidade”, afirma Marcelo Aragão.

Venda

Os abadás estão à venda na Loja 4Mãos Store (São Luís Shopping), Loja Miusique (Champs Mall) e na Bilheteria Digital (Rio Anil Shopping, Shopping da Ilha e Site). Os valores variam entre R$ 135 e R$ 360, com parcelamento em até 3 vezes sem juros. É possível ter alteração de valor a qualquer momento.

Arquiteto Léo Shehtman está em São Luís para o ‘Prêmio Vanguarda’, de iniciativa do Centro Elétrico

Eu (E.J) entre o arquiteto Léo Shehtman, o empresário Gonçalves Júnior (Centro Elétrico) e a advogada Lorena Bessani

São Luís – Um dos mais renomados arquitetos brasileiros, com um trabalho primoroso a nível nacional e internacional, Léo Shehtman está em São Luís e permanece na cidade até sábado (16). É a primeira vez que ele pisa no Maranhão.

Veio a convite da direção da empresa Centro Elétrico para participar do ‘Prêmio Vanguarda’, a ser entregue na noite desta quinta-feira (14), no showroom da loja da Cohama,

O prêmio homenageia profissionais, compartilha conhecimentos e lança tendências. A primeira edição foi em 2019 e, após a pandemia, está sendo retomado.

Eu (E.J.), Rafaela Albuquerque, Léo Shehtman, arquitetas Andréia Rodrigues e Luana Barcelos, Juliane Melo (gerente de Marketing do Centro Elétrico), Lorena Bessani e Gonçalves Júnior

Entrevista exclusiva

Shehtman concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Evandro Júnior após um almoço no restaurante Armazém do Chef, no Calhau. Na ocasião, ele estava acompanhado do empresário Gonçalves Júnior e de sua esposa, advogada Lorena Bessani, entre outros convidados da empresa.

O arquiteto falou sobre as dificuldades para o setor durante a pandemia e da retomada dos projetos em 2022, bem como dos eventos. Frisou que, a partir de tudo o que o mundo viveu, as pessoas passaram a valorizar ainda mais suas casas e que a nova fase é frutífera para os arquitetos, que voltam ao trabalho com um novo olhar.

Eu (E.J) com Léo Shehtman

“Voltamos à ativa e tenho participado de muitos eventos. Recentemente, estive na Feira de Milão, que voltou repaginada e ainda melhor. Participamos, também, da Casa Cor SP 2022. Observamos que o segmento cresceu bastante e está dando oportunidades aos mais jovens, pois, sem dúvida, há muitos arquitetos talentosos no Brasil, inclusive no Maranhão. Daí a importância do ‘Prêmio Vanguarda’, de iniciativa do Centro Elétrico, para o qual fui convidado. Acho que temos de nos vangloriar da nossa criatividade. Nossa arquitetura e mobiliário são bastante representativos no exterior. Ou seja, é preciso unir a experiência dos mais velhos com o talento dos mais novos”, disse.

Léo Shehtman afirmou que não quer parar de trabalhar. Por isso, está sempre se reinventando, pesquisando e buscando novas inspirações para suas criações. “Quando me perguntam de onde surgem as minhas inspirações, eu sempre digo: juro que não sei. Apenas que é algo de Deus”, afirmou.

Regionalismo

Ele também falou sobre regionalismo como inspiração para a arquitetura contemporânea. Afirmou que a pandemia fez com que todos dessem mais valor para os produtos nacionais.

“Sem dúvida, o móvel italiano, por exemplo, é maravilhoso, em termos de qualidade, design, mas tudo ficou um pouco mais longe. Por isso, o regionalismo ganhou um lugar de destaque. Quando falamos em regionalismo, lembramos também do Nordeste, onde não podemos deixar de valorizar o artesanato. Eu sempre valorizei e uso nas minha obras artesanato nordestino de diferentes linguagens. Acho que a influência desta região do Brasil na decoração tem sido muito construtiva”, frisou.

Perguntado sobre qual é a tendência do momento, ele foi enfático. “Eu diria que tendência é uma palavra que ficou muito complicada. Será que o que eu vi na Feira de Milão é uma tendência? Acho que hoje, muito mais do que tendência, a gente vê estilo de vida”, finalizou.

‘Good Times Especial Boates’ acontece nesta sexta-feira em São Luís

Festa “Good Times Especial Boates de São Luís” será comandada por ícones das pistas das décadas de 80, 90 e 2000

São Luís – A geração que viveu a efervescência das boates Apokalipse, Caixa Alta, Flashdance e da inesquecível Genesis tem um encontro marcado na noite desta sexta-feira.

É a festa “Good Times Especial Boates de São Luís”, a ser realizada pela label Genesis Forever, às 21h, no Illa Gastrobar, no Calhau, sob o comando dos empresários João Marcelo Sá e Salim Lauande.

Trata-se de um evento para entrar no túnel do tempo e relembrar as músicas que marcaram as pistas das décadas de 80, 90 e 2000. A label sempre realiza eventos com ênfase nos tempos áureos das boates da capital maranhense.

Diretor executivo do SET, Paulo Pires prestigia nona edição do ‘Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar’

Paulo Pires, diretor executivo do SET, participa da entrega da premiação

São Luís – O diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires, participou, na quarta-feira (13), no Sest Senat São Luís, da entrega da décima nona edição do ‘Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar’, uma iniciativa da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) em reconhecimento às melhores práticas socioambientais realizadas no setor de transporte.

“Em um cenário com grandes dificuldades, essas empresas transformaram suas rotinas, implementando ações para o consumo consciente dos combustíveis e redução das emissões. Por isso, elas merecem nosso aplauso. O prêmio é muito importante para destacar as melhores práticas para o meio ambiente e para a nossa sociedade”, frisou Paulo Pires, diretor executivo do SET.

O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar presta um reconhecimento a projetos e iniciativas das empresas de transporte de passageiros e de cargas em prol do meio ambiente. Com edições anuais, é uma ação realizada pela Federação dos Transportes (Fetrans) desde 2002 por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte – maior programa ambiental do transporte brasileiro.

O objetivo é incentivar e promover o reconhecimento das empresas do setor de transportes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão comprometidas com a redução das taxas de emissão de gases poluentes e com a preservação dos recursos naturais, executando soluções viáveis para harmonizar ganhos econômicos com benefícios ambientais.

A tradição e a credibilidade conquistadas ao longo desses 19 anos de realização do prêmio estão aliadas a novas visões sobre sustentabilidade, consumo consciente e eficiência energética. Com um olhar cada vez mais voltado para o futuro, o PMQA mudou e busca contribuir de forma ainda mais significativa e inovadora para o desenvolvimento sustentável do setor de transportes.

Pindaré e Itapecuru-Mirim terão programação especial apresentada pela Companhia Barrica neste fim de semana

Bailarino da Companhia Barrica durante apresentação em arraial de São Luís no mês de junho

São Luís – Depois de encantar o público nos arraiais de São Luís durante a temporada junina, a Companhia Barrica pega a estrada, neste fim de semana, rumo aos municípios de Pindaré-Mirim e Itapecuru-Mirim para presentear as comunidades com uma programação bastante animada, incluindo a exibição da exposição “Ponto de Luz”, recreação artística e apresentação do espetáculo “Maranhão de Festejos”. A iniciativa conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A primeira parada da ação itinerante será no sábado (16/7), em Pindaré-Mirim, com toda a programação movimentando o Engenho Central, a partir das 17h. O Engenho Central de Pindaré-Mirim é um espaço histórico remanescente do período colonial, quando a cana de açúcar era a principal riqueza brasileira, sendo, portanto, um símbolo do processo econômico agroindustrial do estado. Atualmente,abriga um centro de ensino profissionalizante e uma unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). O espaço também acolhe exposições de arte e é constantemente visitado.

Detalhe da exposição da companhia instalada na Casa Barrica e que será apresentada também nos dois municípios

No dia seguinte (17/7), bailarinos, músicos e cantores seguirão para Itapecuru-Mirim, atraindo os moradores da cidade para o Itapecuru Social Clube, também às 17h. O espaço é o clube onde são realizados todos os eventos importantes da cidade, incluindo reuniões e convenções. Localizado na Avenida Gomes de Souza, em frente à Prefeitura, é um dos poucos clubes que ainda se mantêm em atividade.

Pintura artística em instrumento musical da Companhia Barrica, um dos objetos que integram a exposição

Além da exposição e do espetáculo “Maranhão de Festejos” (com quadros tradicionais representativos do bumba meu boi, do tambor de crioula, das danças juninas do Boizinho Barrica e das folias carnavalescas do Bicho Terra), a comunidade poderá participar das oficinas recreativas, com ênfase nas danças típicas do bumba meu boi, da quadrilha, do tambor de crioula e, também, nas folias carnavalescas. A entrada para toda a programação nas duas cidades será gratuita.

Programação contempla oficinas recreativas, a exemplo das que acontecem na Casa Barrica

História – Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, a exposição “Ponto de Luz” é permanente na Casa Barrica, em São Luís. A abertura foi em maio deste ano e conta a história de trabalho do grupo para manter viva a tradição dos folguedos maranhenses e levá-los para os quatro cantos do Brasil e do mundo.

A exposição reúne elementos que remetem ao Boizinho Barrica, ao Bicho Terra e à Natalina da Paixão, que são as três vertentes artísticas da companhia maranhense de teatro de rua. O acervo é composto de figurinos, objetos diversos, instrumentos musicais, vídeos de apresentações dos espetáculos e painéis fotográficos. Parte desse acervo será levada para apreciação do público durante a programação nos dois municípios.

A exposição “Ponto de Luz” integra as ações alusivas aos “36 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”, marcando as mais de três décadas e meia de atividades da Companhia Barrica.

Serviço

O quê

Programação da Companhia Barrica alusiva aos “35 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”

Quando

Neste sábado (16) e domingo (17)

Onde

Pindaré-Mirim (sábado), no Engenho Central, e Itapecuru-Mirim (domingo), no Clube Social

Feijoada do Maranhão será realizada no dia 27 de agosto em Belo Horizonte

Valdez Maranhão vai celebrar os 31 anos da Feijoada do Maranhão no dia 27 de agosto, no Hotel Dayrell, em BH, e no dia 22 de outubro, no Rio Poty Hotel, em São Luís

São Luís – Um dos mais tradicionais eventos do calendário gastronômico e cultural de Minas Gerais, a Feijoada do Maranhão já tem nova edição marcada: 27 de agosto, das 13h às 18h, no badalado Hotel Dayrell, em Belo Horizonte.

A Feijoada do Maranhão contará com diversos convidados vips, além de toda a imprensa de São Luís e de Belo Horizonte,  como TVs, revistas, jornais, blogs e sites.

Entre as atrações musicais já está confirmada a presença da banda Baianeiros, o melhor do sertanejo com Henrique & Manoel e uma bateria de escola de samba para relembrar os  31 anos da Feijoada do Maranhão.

As camisas têm assinatura do artista Thiago Ferreira, à venda no Buteco do Maranhão.  O evento em São Luís acontecerá no dia 22 de outubro, no Rio Poty Hotel, com uma grande presença de mineiros e maranhenses. 

História da Feijoada de Maranhão

A Feijoada tem uma história curiosa. A primeira versão aconteceu em 1991, quando Valdez Maranhão, então fotógrafo do antigo Jornal de Minas, perdeu sua máquina fotográfica. Sem capital para adquirir outra câmera, seu instrumento de trabalho, ele resolveu, por sugestão dos amigos, fazer a Feijoada. O evento foi um sucesso, sendo realizado anualmente desde então.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima