Vale lança capacitação para impulsionar carreira de 100 mulheres negras da sociedade

A Vale vem desenvolvendo diversas iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão buscando contribuir para uma sociedade mais justa e com equidade de oportunidades

São Luís – Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, iniciativa que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 100 mulheres negras da sociedade. Por meio de oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras renomadas, a Vale quer contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades das participantes, preparando-as para atuar em posições mais estratégicas no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas até dia 9 de novembro pelo endereço https://trabalheconosco.vagas.com.br/valemulheresnegras

O programa, desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, é gratuito e tem duração de cinco meses, com uma média de três horas de dedicação semanal. O curso será online e em horário noturno para não comprometer a rotina de trabalho das participantes.

Para se inscrever, as mulheres precisam se auto identificar como pretas ou pardas, ter formação em qualquer curso superior entre dezembro de 2012 e dezembro de 2018, aspiração profissional e comprometimento com o autodesenvolvimento. A Vale busca, preferencialmente, candidatas dos estados do Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro, fortalecendo o seu compromisso de construir um legado positivo nas comunidades onde atua.

O programa de aceleração de carreira é uma iniciativa externa da Vale para propagar conhecimento, não acarretando relação de trabalho entre as participantes e a empresa. O processo seletivo será realizado de forma online com entrevistas individuais durante os meses de outubro e novembro. O resultado será divulgado em dezembro e a aula inaugural do programa acontecerá ainda em 2022.

“A Vale vem desenvolvendo diversas iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão buscando contribuir para termos uma sociedade mais justa e com equidade de oportunidades. Somos agentes de transformação e, com este programa, queremos estimular a troca de conhecimento e empoderar essas 100 mulheres negras para que elas possam se desenvolver ainda mais no mercado de trabalho e alavancar suas carreiras”, afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da empresa.

Capacitação da força de trabalho

O desenvolvimento de carreira de seus empregados também é um objetivo da Vale. Tendo como foco os grupos minorizados, a empresa conta com três iniciativas principais que visam o protagonismo e o crescimento profissional dos participantes.

Uma delas é o programa Potencializando Talentos Negros, lançado este ano, que consiste em oferecer capacitação a 100 profissionais autodeclarados negros da empresa. Durante quatro meses, a iniciativa promove oficinas temáticas, sessões de coaching e mentorias em grupo, abordando temas como Empoderamento Pessoal, Mentalidade de Crescimento e Liderança Humanizada.

A Vale tem a meta de atingir 40% de empregados negros em funções de liderança no Brasil até 2026 (atualmente são 29%) e, por meio deste programa, busca acelerar o desenvolvimento de habilidades e competências desses empregados.

Outro programa que está em curso na Vale é o Potencializando Talentos, voltado para pessoas com deficiência e que tem o objetivo de aumentar o nível de consciência dos profissionais em relação à sua capacidade e potencial, despertando neles uma nova forma de pensar e atuar frente aos desafios da profissão.

A iniciativa engloba oficinas de desenvolvimento, sessões de coaching, rodas de conversa e grupos de estudo. O programa já está em sua segunda edição, com cerca de 350 empregados participantes. Em 2021, foram 33 vagas oferecidas na versão piloto.

Tendo como foco as mulheres, a Vale também promove a ação Conversas Inspiradoras. Durante três meses, mulheres líderes da empresa têm a oportunidade de receber mentoria de renomados profissionais externos de diversas áreas, a fim de trocarem experiências e compartilharem novas formas de pensar e atuar. A iniciativa visa o empoderamento das empregadas e o desenvolvimento de suas carreiras e, nos últimos dois anos, contou com cerca de 200 participantes.

Atualmente, as mulheres ocupam 22% dos cargos de alta liderança na Vale, o que representa um aumento de 80% desde 2019. Com a meta de dobrar a representatividade de mulheres em sua força de trabalho até 2025 (de 13% para 26%), a empresa já contratou mais de três mil profissionais nos últimos três anos.

Armazém nunca perdeu a majestade e se mantém como espaço diferenciado no Centro Histórico de São Luís

UM dos ambientes do Armazém, espaço que recebe a juventude aos fins de semana e atrai pela programação, cenário e por alguma receita de sucesso que ninguém sabe qual é

São Luís – Quem segue em direção ao Centro Histórico de São Luís nas noites de sábado em busca de uma vibe descontraída, música idem e um ambiente extremamente aprazível acaba tomando o rumo da Rua da Estrela, uma das mais emblemáticas da Praia Grande.

Afinal, é exatamente nessa via (testemunha de diversos capítulos da história) que fica localizado o Armazém, casa noturna que, na minha opinião, deve ter algo de sobrenatural do ponto de vista positivo, uma vez que nunca sai de moda e está cada vez melhor e mais bem frequentada, experimentando sucesso absoluto.

Espaço Instagramável do Armazém com layout futurista
As noitadas no Armazém são sempre bem prestigiadas e varam a madrugada

Ou seja, é um ponto de encontro da juventude ludovicense cuja engrenagem funciona como um imã atraindo os noctívagos. Ninguém sabe qual é a receita.

Antes de discorrer mais sobre esse espaço, anuncio logo sua agenda deste sábado (22). Além de Ivan Marques e Blemes, haverá show com o grupo Os Parças, sob o comando do cantor Flávio Maca. É bom chegar por volta das 20h.

A beleza e simpatia do casal revela o bom gosto de quem frequenta o Armazém
Fred Brandt e o sócio, Daniel Lago, que comandam a casa

Energia única

O Armazém já passou por várias gerências, mas nunca perdeu a majestade e nem o status de espaço diferenciado e que figura na lista de destinos procurados por públicos que não adentram qualquer lugar. São dois ambientes principais e uma energia única com poder de agregar e envolver.

Criatividade em ambiente Instagramável no Armazém
Grupo de amigos marcando presença no espaço

Passando pela porta, dá para sentir o perfume das moças e rapazes sempre bem vestidos em fila indiana aguardando para entrar e curtir a noite. De tão boa que é, a programação atravessa a madrugada e chega a dar bom dia para os primeiros raios de sol do dia seguinte.

Resta saber qual a receita de Fred Brandt e seu sócio Daniel Lago, que têm as rédeas da casa atualmente, tocando o projeto com desenvoltura e muitos elogios.

Alcoa é a 29ª Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil

Entre as muitas boas práticas da Alcoa reconhecidas pelos seus colaboradores e colaboradoras estão os programas de desenvolvimento e planos de carreira bem definidos

São Luís – A Alcoa foi eleita novamente como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2022. Neste ano, a empresa ficou em 29º lugar, seis posições acima em comparação com o ano anterior. O anúncio foi feito durante evento realizado em São Paulo (SP).

Este é o segundo ano consecutivo que a Alcoa conquista esta certificação promovida pelo GPTW (Great Place to Work) em parceria com a Revista Época Negócios. Quase quatro mil empresas participaram do processo e foram avaliadas com base em pesquisa feita com os colaboradores(as), que mediram a Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem (75% da pontuação).

Também foram avaliadas as práticas e políticas implementadas para os colaboradores (25%). A Alcoa subiu de 85 para 88 na pontuação geral da pesquisa e, de 63 para 74, no E-NPS, índice que mede o nível de lealdade dos colaboradores.

“Estamos fechando o ano com mais um importante reconhecimento, que nos deixa muito orgulhosos, pois esta conquista reflete a percepção dos nossos colaboradores e colaboradoras em relação à empresa”, avalia Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e vice-presidente de Operações Brasil, San Ciprian, África e Oriente Médio.

“Mostra que todos os nossos esforços e ações visando garantir um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo, com igualdade de oportunidades, independentemente de gênero, etnia, raça, cor, deficiência, religião ou qualquer outra característica, estão alinhados às expectativas do nosso time. É a prática do nosso Valor Cuidar das Pessoas e a certeza de que estamos no caminho certo para continuar transformando Potencial em Progresso Verdadeiro”.

Entre as muitas boas práticas da Alcoa reconhecidas pelos seus colaboradores e colaboradoras estão os programas de desenvolvimento e planos de carreira bem definidos, além dos investimentos para tornar as operações mais inclusivas para todos e todas.

“Também destaco o Código de Conduta, que não tolera nenhum tipo de preconceito, assédio ou discriminação com base em gênero, identidade de gênero ou orientação sexual; o canal de denúncia, confidencial e independente; o Comitê de Inclusão e Diversidade, formado pela alta liderança; e os grupos de inclusão: a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa); o EAGLE, que tem como missão promover uma cultura inclusiva e acolhedora para a comunidade LGBTQIA+; o AWARE, para a inclusão étnico-racial, e o ABLE, voltado para as pessoas com deficiência”, completa André Rolim, diretor de Recursos Humanos.

Essa premiação vem se somar a outras recebidas este ano. A Alcoa foi a 3ª melhor em Minas Gerais e a melhor empresa para trabalhar no Maranhão, ambos entre as de grande porte e todos pelo GPTW. A Alcoa também foi selecionada como uma das 38 melhores empresas para a população LGBTI+ trabalhar, pela Human Rights Campaing Foundation (HCR) em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas LGBTI+, reconhecida como destaque do setor de mineração em pesquisa de diversidade e inclusão do Instituto Ethos.

Curitibano Bruno Hrabovsky apresenta “Queen ao Piano” em novembro no Teatro Arthur Azevedo

Bruno Hrabovsky virá a São Luís para apresenta do “Queen ao Piano”, em homenagem à banda Queen

São Luís – Na estrada há nove anos, o projeto “Rock ao Piano” desembarcará em São Luís no dia 4 de novembro, para uma apresentação, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, do “Queen ao Piano”, com Bruno Hrabovsky.

Depois de passar por mais de 100 cidades com o projeto e lotar teatros Brasil afora com o especial “Pink Floyd ao Piano”, o pianista curitibano apresenta um especial dedicado à banda Queen, em releituras feitas exclusivamente com o piano.

Como em todos seus projetos, o concerto conta com falas do músico narrando a trajetória da banda e contextualizando todas as canções, escolhidas com muito cuidado.

“O projeto foi surgindo da minha vontade de criar arranjos do rock usando só o piano. Eu fui percebendo que conseguia tocar no piano aquilo que eu sempre mais ouvi. É muito legal fazer um projeto focado em uma banda só, porque é possível contar mais histórias. Eu sempre gosto de falar muito nas apresentações a história da banda, sua trajetória e explorar sons diferentes que elas trabalharam”, diz o pianista.

Sobre os arranjos, Hrabovsky garante que a intenção é mostrar a proposta de que o rock e o piano têm muito em comum. “Pra mim não tem coisa melhor do que estar vivendo da música e levando isso para lugares cada vez mais distantes, e ainda sempre com uma recepção muito boa”, afirma animado.

Sempre apreciou obras clássicas. Porém, ao desenvolver uma grande facilidade de tirar as músicas de ouvido, passou a dar mais espaço para interpretações próprias dos gêneros musicais que mais se identifica, rock e metal. Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, Bruno Hrabovsky decidiu apostar no projeto de releituras.

Repertório

No repertório, estão previstos clássicos como “Love of my Life” (A Night at the Opera, 1975), “Don’t Stop Me Now” (Jazz, 1978), “Bohemian Rhapsody” (A Night at the Opera, 1975), “You Take My Breath Away” (A Day at the Races, 1976) e “Under Pressure” (Hot Space, 1982).

Os ingressos já estão à venda no site Ingresso Digital e na Bilheteria do teatro.

“Vai ser a cidade mais longe em que vou ter me apresentado, tirando um show feito na Nova Zelândia. Fiz apenas três shows no Nordeste até hoje. Fico muito feliz, as experiências têm sido maravilhosas, recepção muito bacana. O teatro será um dos mais lindos em que já terei tocado, fico muito esperançoso sobre como vai ser a apresentação. Vai ser, além de levar o meu trabalho, uma imersão cultural. Mais uma das coisas que estar na estrada proporciona”, finaliza.

Serviço

O que“

Queen ao Piano” com Bruno Hrabovsky

Quando

4 de novembro, às 20h

Onde

Teatro Arthur Azevedo

Ingressos: R$ 20 a R$ 60, no site Ingresso Digital e bilheteria do teatro

Mais informações: (98) 99182-3910.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima