Faene anuncia pós-graduação inédita sobre gestão pública coordenada pelo auditor Welliton Resende

Welliton Resende é professor, auditor fiscal e autor do livro “Descomplicando o Fundeb”

São Luís – Qualificar os profissionais que atuam na política pública da educação e ofertar, cada vez mais, uma educação básica que esteja à altura do cidadão é um dos propósitos do MBA em Gestão do Novo Fundeb, curso inédito de pós-graduação no Brasil e que será ofertado pela Faculdade de Negócios Faene a partir do mês de junho deste ano. As matrículas terão início em maio.

O MBA em Gestão do Fundeb terá como público-alvo prefeitos, secretários de Educação, professores, servidores públicos da Educação, membros do Conselho do Fundeb, diretores de escolas estaduais e municipais, sindicalistas, assessores contábeis e membros de câmaras municipais.

Segundo o professor Welliton Resende, que é auditor fiscal, autor do livro “Descomplicando o Fundeb” e coordenador da pós-graduação, os alunos terão a oportunidade de dialogar com a realidade vivenciada na gestão dos recursos do Fundeb por meio de atividades práticas em sala de aula.

“Esse desenho permite que os órgãos públicos com alunos matriculados possam implementar melhorias imediatas em seus processos de gestão. Além disso, a diversidade de perfil tanto dos alunos quanto do corpo docente proporcionará diferentes pontos de vista e uma rica troca de experiências”, destaca.

Ao término da pós, os alunos serão capazes de formular adequadamente problemas públicos complexos e planejar suas soluções efetivas e sustentáveis de forma estruturada e pautada em evidências, identificar recursos, processos e agentes envolvidos em cada um dos problemas públicos complexos e aplicar diversas ferramentas de gestão mais adequadas a cada situação e de forma prática e eficiente para potencializar as soluções identificadas.

“Eles também estarão aptos a identificar alternativas para os problemas públicos e apontar soluções a serem implementadas de forma direta ou por meio de parcerias”, complementa Welliton Resende.

O auditor fiscal afirma que essa é a temática da década. Ele explica que o novo Fundeb foi instituído pela Lei 14.113 e os seus efeitos práticos já foram sentidos desde 2021.

“Quem se lembra da celeuma que houve para pagar o abono no final do ano passado ou mesmo os pagamentos dos precatórios? As dúvidas que tiveram prefeitos, secretários de Educação, contadores e membros do Poder Legislativo foram enormes. Para piorar o quadro, as prestações de contas do Fundeb darão entrada agora no TCE e muitos ainda têm dificuldade em operar com as novas regras trazidas pela lei. O risco de reprovação de contas é enorme e, para complicar o cenário, a Nova Lei de Improbidade Administrativa já está em vigor”.  

As reprovações se dão, na maioria das vezes, por falhas de caráter formal decorrentes do desconhecimento da própria lei. No entanto, as penalidades são pesadas: inelegibilidade por oito anos, multas de 30% sobre os vencimentos anuais e, ainda, a obrigação de ressarcir o dano ao erário. “Daí surgiu a ideia de ofertarmos um MBA tendo como base o diagnóstico das falhas que mais levam à reprovação de contas dos gestores da educação no Brasil”, afirma Ricardo Carreira, diretor da instituição.

Dinheiro público

Com dinheiro público não se improvisa, diz Welliton Resende. “Se não for compra direta, o gestor da educação terá que realizar um licitação, contratar, empenhar, liquidar e pagar. Sem conhecimento técnico das leis que regem a execução orçamentária e financeira, podemos ter muitas pessoas de boa índole, mas mal assessoradas, recebendo condenações pelos tribunais de contas e pelo Poder Judiciário.

Gestão, conforme o professor, se faz com pessoas e um quadro capacitado e motivado. “Portanto, capacitar os talentos humanos das prefeituras, secretarias de Educação, conselheiros do Fundeb, professores, diretores de escolas, assessorias contábeis e membros das câmaras municipais deve ser encarado como um investimento. Somente com treinamento de qualidade essas pessoas estarão preparadas para enfrentar os inúmeros desafios que cercam o planejamento, o controle e a gestão dos recursos do novo Fundeb”, diz Welliton Resende.

A pós-graduação em Gestão do Novo Fundeb foi cuidadosamente desenhada para conciliar sólida formação teórica com o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias para atuação profissional dos gestores municipais e estaduais da área da Educação Básica. Conectando diversas áreas do conhecimento e integrando as diferentes etapas que abrangem o planejamento, gestão, controle e avaliação da educação básica, o MBA é um marco na gestão dos recursos da educação no Maranhão e no Brasil.

Terra Zoo e ONGs protetoras realizam eventos de adoção neste sábado

Cães e gatos de rua têm nova chance nos eventos de adoção

SÃO LUÍS – Você sabia que o cão sem raça definida é resistente às enfermidades, uma vez que passou pela seleção natural da vida das ruas? Mas não apenas isso. aposto que você não sabia que os cães sem raça estão presentes em 41% das casas brasileiras, de acordo com a pesquisa do Instituto QualiBest. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil.

A Terra Zoo, em parceria com ONGs protetoras de animais, vem realizando eventos de adoção em diversas cidades do estado. Em março, além dos eventos realizados com frequência nas lojas de São Luís, também foram realizados eventos de adoção em Imperatriz, Balsas e Bacabal.

Nesses eventos, os grupos de apoio aos cães e gatos abandonados, formados por defensores de animais, encaminham esses animais a tutores responsáveis, que lhes dão alimentos, cuidados e carinho.

Neste sábado (15/04), tem dois eventos de adoção, um em São Luís e outro em Balsas. Em São Luís acontece na loja da Cohama, em parceria com as ONGS @amadasaoluis @caesegatosderuaslz @amepetsslz a partir das 9h. O evento na Terra Zoo de Balsas acontece a partir das 9h, em parceria com a ONG @fundacaomichelamigobeijaflor

No ano de 2022, foram 954 vidas salvas por meio dos eventos de adoção e nas vitrines de adoção instaladas nas lojas Terra Zoo em três cidades: São Luís, Imperatriz e Balsas. Em 2021, foram 815 animais adotados no total.

Outra grande vitória: ao longo de 2022, a Terra Zoo doou 3.445kg de ração para as ONGs, referente aos eventos de adoção, por animais doados. A intenção da equipe da Terra Zoo e das ONGs parceiras é intensificar ainda mais o número de adoções em todo o Maranhão.

Para adotar cães e gatos SRD ( sem raça definida, filhotes e adultos) nos eventos de adoção organizados pela Terra Zoo e ONGs parceiras, você precisa ser maior de idade, ter em mãos documento de identificação e comprovante de residência. E precisa passar por uma entrevista com a ONG parceira, visando avaliar questões como o perfil do adotante (e de sua família), a rotina da casa, histórico com outros animais e a segurança.

Os cães e gatos vão para sua nova casa vermifugados e com a primeira dose da vacina. E você pode comprar o enxoval do seu novo pet com 10% de desconto, somente no dia da adoção, e somente na loja que estiver acontecendo o evento. Após a adoção, a responsabilidade de manter a carteirinha de vacinação atualizada passa a ser do adotante.

A propósito: abandonar um animal é crime ambiental, conforme as seguintes legislações: Lei Municipal 1356/2012, Lei Municipal 1374/2012 e a Lei Federal 9605. O infrator pode ser penalizado com o pagamento de multa em dinheiro. É importante que a população esteja atenta e denuncie para Secretaria de Meio Ambiente esse tipo de atitude.

Casarão Colonial reabre para nova temporada na tarde deste domingo

Casarão Colonial é um dos mais prestigiados endereços musicais no Centro Histórico de São Luís

São Luís – Após dois meses de portas fechadas para melhorias em sua estrutura e proporcionar mais conforto aos frequentadores, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), o Casarão Colonial, endereço musical na Rua Afonso Pena (Centro Histórico), está de volta para nova temporada a partir da tarde deste domingo (16). A programação começa às 16h.

Desta vez, o foco do espaço é, também, se consolidar como novo ponto turístico da capital maranhense. O prédio histórico construído em 1858 e incrustado em uma das vias mais emblemáticas da Ilha do Amor é um atrativo por si só desde a fachada, preservando a história arquitetônica da cidade patrimônio da humanidade.

Vittor e Rofolfo farão show exclusivo e especial na festa de reabertura do espaço

A reabertura será marcada por vasta programação, com destaque para a apresentação da dupla revelação do sertanejo no Maranhão, Vittor & Rodolfo, que fará um show especial e exclusivo no espaço.

Os artistas somam seis anos de carreira e destacam-se por interpretações de músicas autorais e execução de clássicos da música sertaneja. Os cantores têm agenda movimentada e se apresentam em diferentes cidades maranhenses. “Nós estamos ansiosos para participar dessa grande festa que marcará o início da nova temporada na casa e preparamos um repertório com músicas da atualidade”, frisou Rodolfo.

Além dos sertanejos, confirmaram presença os grupos CDC, Os Parças e Tamarineira, projetos que marcaram com sucesso as temporadas anteriores e que, por essa razão, foram mantidos na lista de atrações.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima