Alumar realizará teste de sirenes

Teste acontecerá no dia 12 de agosto de 2023, com o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do mecanismo, conforme a legislação

São Luís – Em continuidade à implementação do Plano de Ação de Emergência (PAE), documento aprovado pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, a Alumar iniciará os testes com as oito sirenes distribuídas e instaladas na fábrica e nas comunidades de Coqueiro e Mangue Seco.

O teste acontecerá no dia 12 de agosto de 2023, com o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do mecanismo, conforme a legislação. O PAE está vinculado ao Plano de Segurança de Barragens da Alumar e atende a uma determinação da Lei 14.066/2020, que objetiva aumentar ainda mais a segurança das pessoas.

“Não há necessidade das comunidades alterarem a sua rotina, nem se deslocar, visto que estaremos apenas testando os equipamentos para garantir o funcionamento”, informou o Superintendente das Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs), David Fernandes. “O teste será realizado por meio de acionamentos da sirene ao longo do dia”, finalizou.

Foram instaladas seis sirenes na Alumar, uma na comunidade de Coqueiro e outra em Mangue Seco. “Reforçando nossos valores, priorizamos sempre a segurança das pessoas e do meio ambiente. É importante enfatizar que as estruturas da Alumar estão seguras como sempre estiveram durante todos estes anos de atividade e que a instalação das sirenes faz parte do atendimento à lei”, reiterou o Diretor da Alumar, Walmer Rocha.

Outras ações

A Alumar vem dialogando com as comunidades vizinhas sobre o Plano de Ação de Ermergência e vem demonstrando a segurança das Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs) e do Lago de Resfriamento (CP), além de explicar sobre as placas de sinalização e sobre a instalação de sirenes. Ao longo de 2022, foram realizados simulados de mesa e, em novembro, foi realizado, pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, com o apoio da Alumar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e outros órgãos, o primeiro simulado de campo envolvendo as comunidades.

“Simulados acontecem em todo o mundo e são parte importante do processo de educação das pessoas em segurança. Simulados como o que realizamos ano passado devem ser parte da rotina das pessoas e serão realizados periodicamente”, finalizou David Fernandes.

Banco do Nordeste apresenta a deputados impactos socioeconômicos da instituição no Maranhão

Presidente Iracema Vale e comitiva de deputados reuniram-se com executivos do BNB

São Luís – A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e uma comitiva de parlamentares estaduais receberam, na manhã desta terça-feira (8), visita institucional do superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão (BNB), Isaque Nascimento, que apresentou os impactos socioeconômicos da atuação da instituição financeira no Estado em 2023.

“A reunião teve como objetivo trazer aos parlamentares informações e dados relevantes que alavancaram determinados setores econômicos do nosso Estado. Estivemos reunidos com uma comitiva de deputados, que vieram conhecer os programas do BNB para, posteriormente, traçarem planos estratégicos aos seus municípios”, afirmou Iracema Vale.

Na reunião, o executivo demonstrou a metodologia de atuação do BNB enquanto banco de desenvolvimento regional e de fomento às atividades produtivas, bem como os resultados das aplicações financeiras realizadas por meio de financiamentos em empreendimentos dos diversos portes, instalados nos setores urbano e rural do Estado.

“Também elencamos os impactos dos programas de microcrédito do BNB, como o Agroamigo, que atua junto aos produtores rurais, e o Crediamigo, que atende microempreendedores urbanos. Agradeço pelo espaço e nos colocamos à disposição para continuar contribuindo com o desenvolvimento do Maranhão”, enfatizou Isaque Nascimento.

Foram apresentados, ainda, os resultados operacionais do primeiro semestre do ano, que registraram marca histórica de investimentos no Maranhão, totalizando R$ 2 bilhões, bem como as estratégias de trabalho da instituição financeira para ampliação de financiamentos no segundo semestre, a fim de alavancar a economia estadual.

No encontro, também estiveram presentes os deputados estaduais Rodrigo Lago (PCdoB), Daniella (PSB), Solange Almeida (PL), Francisco Nagib (PSB), Arnaldo Melo (PP), Rafael (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Ricardo Rios (PCdoB), Guilherme Paz (Patriotas), Rildo Amaral (PP) e Ana do Gás (PCdoB), além de diretores do Parlamento Estadual e gerentes do BNB.

Programa criado por Roberto Costa pode se tornar ação do governo estadual

Os deputados Roberto Costa e Iracema Vale durante ação de entrega de frangos na Vila da Paz, em Bacabal

São Luís – Programa pioneiro desenvolvido pelo deputado estadual Roberto Costa (MDB), o “Frango na Mesa” está sendo estudado pelo governador Carlos Brandão para ser expandido a todo o Maranhão. O assunto foi tratado pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), durante mais uma etapa da entrega do produto em Bacabal, quando foram distribuídos mil frangos na Vila da Paz.

“Eu vim a Bacabal conhecer o programa ‘Frango na Mesa’, que é uma ação pioneira do deputado Roberto Costa, para que a gente conheça melhor como funciona e leve também para a nossa região. É um programa que o governador Carlos Brandão está estudando para analisar se expande para todo o estado. Fiquei muito feliz de ver a acolhida, a alegria das pessoas em receber o alimento. O deputado Roberto Costa está de parabéns pela iniciativa”, destacou Iracema Vale, durante o ato de entrega do produto.

O “Frango Na Mesa” é uma iniciativa do parlamentar desenvolvida no município desde 2022. Só este ano, já foram entregues mais de 35 toneladas de frango, distribuídas em quase todos os bairros de Bacabal, beneficiando cerca de 20 mil famílias.

“Fico muito feliz em saber que o governador Carlos Brandão tem a intenção de levar o nosso programa ‘Frango na Mesa’ para todo o Maranhão. A presidente Iracema veio conhecer a nossa ação e quer levar essa iniciativa à sua região. Ela vai compartilhar com o nosso governador a experiência que tivemos aqui, em mais essa etapa do programa que fazemos com muito carinho para a nossa gente, garantindo o alimento na mesa de milhares de famílias”, disse Roberto Costa.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima