Livro da escritora Lindevania Martins será discutido em projeto de pesquisa da UFMA

Capa do livro “Teresa Decide Falar”

SÃO LUÍS – O Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura DA UFMA realiza, no dia 28 de setembro, das 19h às 21h, encontro na Associação Maranhense de Escritores Independentes, no São Luís Shopping, com o objetivo de debater o livro “Teresa Decide Falar”, da escritora maranhense Lindevania Martins, que também é defensora pública, atuando no Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBT.

Sobre os contos, que se inserem na vertente conhecida como realismo fantástico, diz a autora. “Todas as fronteiras são artificiais. E como tudo é muito borrado, muito misturado, precisamos estabelecer divisões para nos sentirmos mais seguros. Nesse sentido, abraçar o fantástico para mim foi uma liberdade imensa, porque eu me sentia presa às convenções de uma escrita mais realista, que não ousava transpor certos limites”.

E complementa: “E a minha ficção se alimenta de muita coisa. Da minha rebeldia, dos espaços por onde circulo, dos livros que leio, das minhas crises, alegrias e obsessões. Mas se alimenta especialmente do meu desejo de construir uma vida com significado, que não seja apenas superfície e que não sirva apenas para mim. Há uma dimensão coletiva aí. E penso que dar forma à questões complexas do mundo contemporâneo, dar um corpo fantástico a elas, permite que a retomemos sob perspectivas que facilitam novas associações e descobertas, abrindo espaços para a construção de sensibilidades que se oponham aos automatismos e fascismos da vida cotidiana”.

Lindevania Martins

A roda de conversa , intitulada “Leituras e Livros Que Moram Dentro de Nós”, contará com a presença de Lindevania Martins e será mediada pelas professoras Aldenora Rezende e Leoneide Martins.

“Teresa Decide Falar” foi publicado pela Editora CEPE após vencer o sexto Concurso Nacional CEPE de Literatura, categoria contos, e foi lançado na Bienal de São Paulo de 2022.

Gestão em Enfermagem: Tendências e inovações em saúde em debate no Cest

Docente do Curso de Enfermagem do CEST, Raissa Câmara Carvalho, que vai ministrar minicurso de Enfermagem dentro da programação da XV Jornada de Enfermagem do CEST

SÃO LUÍS – Numa promoção do Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Terezinha – CEST, vem aí um evento voltado para a discussão da inovação no setor de enfermagem, entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro.

A XV Jornada de Enfermagem (5 e 6/10) e a III Mostra Científica de Enfermagem (7/10), no Auditório do CEST, contarão com ampla programação: palestras, mesas-redondas, minicursos, além da apresentação de trabalhos na Mostra Científica.

Antes, tem minicursos de 25/09 a 27/09, sob o comando dos seguintes profissionais: enfermeiras Fernanda Priscila Silva Lima e Mércia Maria de Carvalho Claro; e pelos bacharéis em Enfermagem e docentes do CEST Renato Mendes Miranda e Raíssa Câmara Carvalho.

Informações e inscrição no link: https://www.sympla.com.br/evento/xv-jornada-de-enfermagem-e-iii-mostra-cientifica-de-enfermagem-gestao-em-enfermagem

Organizadores do ‘Apaixona São Luís’ reúnem-se com secretário de Segurança Pública

Léo Felipe e Wandy foram recebidos pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, e pelo diretor geral do CIOPS, coronel Wallace de Sousa

SÃO LUÍS – Os organizadores do ‘Apaixona São Luís’, Léo Felipe e Wandy, estiveram na Secretaria de Estado de Segurança Pública, nesta quinta-feira (21), para tratar das estratégias de segurança a serem colocadas em prática neste sábado (23), no Centro Histórico de São Luís, durante a realização do grande evento, o qual reunirá numeroso público.

Léo Felipe e Wandy foram muito bem recebidos pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, e pelo diretor geral do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), coronel Wallace de Sousa. Eles explicaram como vai funcionar o aparato de segurança ao longo da programação.

“Destaque para o atendimento cortês e simpático de todos que integram a Secretaria e, também, para a seriedade com que o secretário tem comandado a pasta, sempre empregando as melhores estratégias nos grandes eventos realziados na capital maranhense”, disse Léo Felipe.

O festival ‘Apaixona São Luís’ terá shows de Nadson ‘O Ferinha’, Desejo de Menina, Kevi Jonny, Asas Livres e Pablo. Pelo que se ouve falar nos bastidores, o evento vai bombar.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima