Festival de Natal Equatorial presenteia a cidade de São Luís com shows gratuitos

Projeto faz parte das celebrações de fim de ano da empresa que mais uma vez presenteia a população com apresentações de grandes nomes da MPB

São Luís – Nos dias 15 e 16 de dezembro, São Luís receberá a segunda edição do Festival de Natal Equatorial, com shows gratuitos, sempre a partir das 19h, na Praça Maria Aragão, no centro da capital maranhense.

O projeto faz parte das celebrações de fim de ano da empresa que mais uma vez presenteia a população com apresentações de grandes nomes da MPB. Na programação, os cantores e compositores Seu Jorge e Vitor Kley, as cantoras Maria Gadú e Flávia Bittencourt, com vários artistas maranhenses e do tradicional Coral São João, reafirmando o compromisso da empresa em apoiar a cultura do Maranhão.

No primeiro dia do festival, sábado, 15 de dezembro, a grande noite inicia com o Coral São João, que tem mais de 45 anos de história e apresentará o concerto de Natal. Em seguida, quem chega é o gaúcho e eterno romântico Vitor Kley, com sucessos como “O Sol”, “Morena” e “A Tal Canção pra Lua”. Depois, Seu Jorge sobe ao palco, com seu timbre de voz marcante.

O músico, que comemora 23 bem-sucedidos anos de carreira como cantor, compositor e multi-instrumentista de MPB, R&B, samba e soul, traz um repertório de hits como “Burguesinha” e “Amiga da Minha Mulher”.

No sábado, 16 de dezembro, quem abre os trabalhos é a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão. Depois a noite é das mulheres e a primeira a subir ao palco é a cantora maranhense Flávia Bittencourt, que apresenta suas composições “Roseira”, “Terra de Noel” e “Vazio”, e traz como convidadas as cantoras Emanuele Paz e Enme Paixão, além da artista indígena Djuena Tikuna. E, para encerrar a segunda edição do Festival Natal Equatorial, a cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show de sua turnê ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’, do recém-lançado quarto álbum de estúdio.

O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, tendo sua curadoria pelo Rafaello Ramundo, da Novo Traço, uma das principais empresas de produção cultural do País.
Para Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, esse é um momento de celebrar a família e a solidariedade. “Temos muito orgulho de encerrar o ano levando alegria, boas energias e solidariedade para as famílias num evento gratuíto e inclusivo. Celebrar esse evento de natal é algo que fomenta a economia criativa e a geração de emprego, valorizando a cultura e os artistas em prol da responsabilidade social.” ressalta o presidente.
Sobre a Equatorial Maranhão
Com atuação em todo o estado, a Equatorial Maranhão trabalha muito além da distribuição de energia. Dentre as suas ações de responsabilidade socioambiental, o apoio à cultura faz parte dos investimentos da empresa, por acreditar e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social. A empresa é propulsora do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, por um futuro melhor. A empresa pertence ao Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de energia do Brasil.
Sobre Novo Traço
Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Natal Equatorial, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts, entre outros.

Dia Nacional do Samba com show do Quinteto S.A no Casarão Colonial

Grupo Quinteto S.A vai se apresentar no Casarão Colonial neste domingo, em homenagem ao Dia Nacional do Samba

São Luís – O Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) será comemorado em grande estilo em São Luís. No próximo domingo, dia 3 de dezembro, o Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico, receberá o Quinteto S.A, um grupo referência em Santa Catarina.

A programação incluirá, ainda, os grupos Argumento, Samba de Reis e Feijoada Completa, além do DJ Arsênio Filho. Ingressos disponíveis na Bilheteria Digital.

A proposta do Quinteto S.A, que bebe da fonte do samba de raiz, do pagode dos anos 90 e da MPB, traz no DNA essas influências, refletindo diretamente no repertório dos shows e nas composições próprias inseridas nos álbuns.

No Instagram, o grupo tem mais de 200 mil seguidores e no YouTube ultrapassa os 420 mil inscritos com a marca extraordinária de mais de 220 milhões de visualizações em diversos vídeos disponíveis na plataforma.

Versátil, moderno e criativo, o Quinteto arrasta fãs por onde passa, alegrando e embalando grandes eventos e tornando-se cada vez mais referência quando o assunto é samba e pagode.

Lacmar Genômica é novidade na área de exames genéticos e medicina de precisão

Executivos do Grupo Lacmar Genômica Elda Ávila, Vinicius Braid e Felipe Marques.

São Luís – O Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão / Lacmar, empresa do Grupo Mercúrio, segue crescendo e inovando. Desde 2020 tem feito investimentos robustos para oferecer aos maranhenses inovação, rapidez e precisão com alta qualidade em exames diagnósticos.

Acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), foi o primeiro laboratório no Maranhão a utilizar o sistema analítico COBAS P512 e o COBAS Pro; que aumenta o nível de qualidade dos resultados.

Na quarta-feira (22), foi lançado, em um evento voltado para médicos que aconteceu no Hospital e Maternidade Natus Lumine, o Lacmar Genômica. Trata-se da mais nova divisão do Laboratório Lacmar, que traz um novo conceito em saúde para o Estado: a medicina de alta precisão. Ela é pautada em três pilares, que objetivam, a partir da análise de DNA, identificar, predisposição a doenças, prevenção e personalização do tratamento.

Equipe Lacmar Genômica Elda Ávila, Susana Viana, Paulo e Vinicius Braid, Felipe Marques com o diretor do Hospital Natus Lumine Thiago Fortes

Segundo o conselheiro do Grupo Mercúrio e diretor geral do Lacmar, Vinícius Braid, o propósito é convergir ciência e laboratório diagnóstico no Lacmar Genômica, especializado em exames genéticos e alicerçado nos pilares da medicina de precisão.

“Contamos com um amplo portfólio de testes genéticos para revolucionar a medicina preventiva e os diagnósticos precoces que podem salvar vidas. São mais de 4 mil exames genéticos, que abrangem diversas especialidades, tais como: oncologia, genética médica, saúde da mulher, medicina reprodutiva, pediatria, neurologia e nutrigenômica” explicou Vinícius Braid.

Evento de Lançamento do Lacmar Genômica para médicos

Estão à frente do Lacmar Genômica dois experts na área: o PhD Felipe Marques, especializado em Genética Molecular Humana, com mestrado e Doutorado pela UCB (DF) e UCLA (USA), e a PhD Elda Pereira Ávila, especializada em oncogenética, com mestrado pela UFMA, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“Nosso corpo técnico é formado por profissionais altamente especializados, que atuam como aliados na investigação diagnóstica, oferecendo um suporte laboratorial e científico para médicos e pacientes. Acreditamos que a aproximação entre o laboratório e os consultórios médicos é a chave para se chegar a diagnósticos mais rápidos e mais precisos. E nossos profissionais atuam como verdadeiros aliados na investigação, oferecendo um suporte técnico sobre toda a interpretação”, ressaltou Vinícius Braid.

O CEO do Grupo Mercúrio, Paulo Braid, e o diretor do Grupo Lacmar e Lacmar Genômica, Vinicius Braid

Como grande destaque do vasto portfólio do Lacmar Genômica, já está disponível em São Luis o ‘Teste da Bochechinha’, que possibilita o rastreamento de mais de 340 doenças. Muitos não sabem, mas existem várias doenças genéticas, muitas delas graves, que podem se manifestar na primeira infância. Mas se descobertas a tempo, podem ser tratáveis, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes.

O ‘Teste da Bochechinha’ é rápido e realizado por uma nova técnica de sequenciamento de DNA (Next Generation Sequencing), que consiste em uma verdadeira revolução tecnológica no campo da biologia molecular. É feito a partir de uma coleta sem dor da mucosa oral (parte interna da bochecha). Com essa amostra, é realizado o sequenciamento e mapeamento genético, que é capaz de diagnosticar a existência ou mesmo prever o surgimento de doenças genéticas que afetam diversos sistemas do organismo.

Em sua maioria, são doenças silenciosas, que podem evoluir para sintomas mais severos. Entre elas, destacam-se doenças associadas a quadros renais, endócrinos, hepáticos, gastrointestinais, pulmonares, hematológicos, surdez e oncológicos. Além dessas, são também investigadas cerca de 80 doenças associadas ao sistema imunológico. E mais: são investigadas mais de 122 doenças genéticas relacionadas aos Erros Inatos do Metabolismo, que podem se manifestar tanto na primeira infância quanto na fase adulta.

Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos prossegue com sucesso de público em São Luís

Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) está atraindo a atenção de empresários, gestores públicos, estudantes e professore

São Luís – O Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) está atraindo a atenção de empresários, gestores públicos, estudantes e professores. São Luís é a primeira cidade do Norte e Nordeste a sediar o evento, que teve início na segunda-feira (27) e será encerrado nesta terça (28), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Carros, motos, patinetes, monociclos, scooters, entre outros veículos elétricos disponíveis para test drive, está atraindo a atenção, principalmente, de estudantes.

“Os veículos elétricos vieram para ficar, pois são mais eficientes, econômicos e movidos por energia limpa”, destaca Júnior Leite, da JR Voltz, um dos empresários participantes.

Um dos sucessos de público é o triciclo elétrico, veículo ideal para locomoções rápidas, pequenas entregas e serviços na área empresarial.

O triciclo elétrico pode ser carregado em tomada caseira, com custo de R$ 0,70. São 100 km de autonomia por carga a 55 km/h.

Debates

Os debates e painéis, com a presença de gestores públicos, professores universitários e pesquisadores estão definindo estratégias para que o Maranhão entre de vez na era da mobilidade elétrica, que só cresce no mercado nacional.

O evento, que já teve edições em estados como São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal, está sendo um espaço aberto para discussões sobre os desafios do setor na atualidade, cenários de investimentos e avanços obtidos.

Entre os participantes, pesquisadores do Instituto de Engenharia Elétrica (IEE) da UFMA, do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e da MES Eventos, organizadores do evento.

Também participam empresários e gestores de instituições e empresas como Engenharia de Transportes, Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, Vale, Equatorial Engenharia, Eletra (Tecnologia de Tração Elétrica) e Build Your Dreams.

A executiva da Ouvidoria da Equatorial, Márcia Fernandes, chamou atenção para os direitos dos consumidores. “Nós estamos ingressando em um novo momento de consumo de energia, que envolve veículos elétricos, e os consumidores precisam ter plena garantia de direitos para que seus negócios obtenham êxito”, diz.

Da área pública, a presença de gestores de diversas secretarias do Governo do Maranhão, do Porto do Itaqui e da esfera municipal.

O superintendente de Energia, Petróleo, Gás e Mineração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), engenheiro eletricista Fraga Araújo participa, nesta terça-feira (28), do painel ‘Eletromobilidade e o Hidrogênio de Carbono’.

“Os veículos elétricos têm inúmeras vantagens em termos de funcionabilidade e vieram para se consolidar como alternativa de transporte”, frisa Fraga Araújo.

O presidente do IBMS, Ricardo Guggisberg, comemora o sucesso do C-MOVE, que se consolidou como importante catalisador de conexões e negócios.

“O Maranhão está consolidado como mercado estratégico para a expansão da mobilidade elétrica com a geração de novos negócios e empregos”, afirma Ricardo Guggisberg.

Plenária

Na terça-feira (28), às 10h, será realizada plenária com o tema “Eletromobilidade e o hidrogênio de baixo carbono”. Em seguida, haverá o painel “Veículos pesados – transporte de passageiros”.

A partir das 14h, um painel destacará o tema “O impacto dos veículos elétricos na logística do Estado”. Para fechar, está prevista a plenária sobre “Infraestrutura de recarga e o impacto dela no desenvolvimento do setor na região”.

Mercado em expansão

No país, de janeiro a outubro deste ano, de acordo com dados do setor, foram comercializados 10.101 carros elétricos, enquanto em 2022 foram vendidos pouco

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima