Evandro Junior
20 de dezembro de 2023
Nenhum comentário
Foram entregues mais 57 novos ônibus para o sistema de transporte coletivo da capital
São Luís – Nesta quarta, dia 20, foram entregues mais 57 novos ônibus para o sistema de transporte coletivo da capital, ampliando a oferta de serviço de transporte público, proporcionando mais opção com qualidade à população.
Em 2023, foram entregues mais de 128 novos ônibus. A frota, que contava 786 veículos, agora passa contar com mais de 800 veículos em operação. O Sindicato de transportes de São Luís comemora essa entrega e acredita que a oferta de serviço de transporte público passa por mais um salto de qualidade.
“Encerramos o ano com um marco muito positivo com o aumento de nossa frota. Isso reforça nossa postura de que estamos sempre trabalhando para proporcionar ao usuário mais opções de deslocamento com conforto e segurança”, afirmou Paulo Pires, diretor executivo do SET São Luís.
“Além disso, em 2023, implantamos o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que integra os ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense, garantindo mais rapidez e segurança aos passageiros”, concluiu.
É um grande avanço, uma vez que o setor de transporte enfrentou uma grave crise como outros setores em razão da pandemia ocasionada pela Covid-19, que de certa forma atrasou o calendário de inovações previstas para a área, mas que agora começa a dar sinais de recuperação.
Os novos ônibus circularão por toda a cidade, inclusos zona rural e região metropolitana. Além de ar-condicionado, os veículos estão adaptados com elevadores para uso de pessoas com deficiência e possuem três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, principalmente nos Terminais de Integração.
Também possuem uma nova tecnologia de motorização, que possui emissão muito mais baixa e alguns deles contam com entrada USB para recarga de smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Vale mencionar que os veículos já estão adaptados para os validadores do novo sistema da bilhetagem eletrônica, ofertando as facilidades de pagamento que já estão sendo implantadas.
A previsão dos setores aliados ao sistema de transporte é que 100 novos ônibus devem ser acrescidos à frota logo no início de 2024, dentro de um compromisso de renovação da frota da nossa cidade e consequentemente de oferta de serviço de transporte público de qualidade à população.
Evandro Junior
20 de dezembro de 2023
Nenhum comentário
Werther Bandeira tem opções de presentes e bebidas finas para as festas de Natal e Ano Novo, além de encomendas para o jantar especial de Natal no domingo, para retirada no local.
São Luís – O restaurante e wine store Villa do Vinho Bistrô é a opção para quem quer presentear com estilo, sofisticação e sem estresse neste Natal e Ano Novo.
No bistrô comandado por Werther Bandeira, na Cohama, há muitas opções de acessórios para vinhos, além de kits especiais de presentes e muitas bebidas finas que sempre agradam.
E o melhor: fugindo das filas e aglomerações do comércio, com muita tranquilidade, segurança e conforto, além de estacionamento privativo na porta.
Outra dica é garantir na Villa do Vinho as bebidas, em especial vinhos e espumantes, para fazer os brindes de Natal e Ano Novo.
E por falar em festas, o restaurante vai funcionar com encomendas de jantar especial de Natal, apenas para retirada no local no domingo (24), até as 16h. O bistrô conta com opções de menus que contemplam entrada, prato principal e sobremesa com a marca registrada da casa que une amor e muito sabor. As encomendas podem ser feitas pelo fone (98) 98125 3311.
Evandro Junior
20 de dezembro de 2023
Nenhum comentário
Nova acadêmica, desembargadora Sônia Amaral, entre os confrades e confreira da AMLJ, entre os quais Carlos Nina, que fez o discurso de saudação, e o presidente da AMLJ, Júlio Moreira Gomes Filho; e com os confrades Osmar Gomes e Gladston Fernandes, ao lado do marido, Afonso Ribeiro, e do filho
São Luís – Fundada em fevereiro de 1986 a AMLJ / Academia Maranhense de Letras Jurídicas é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas e composta por 40 membros efetivos, juristas de relevante contribuição literária e profissional; funcionando na sede da OAB – MA no Calhau.
E sob o comando do seu presidente, o advogado Júlio Moreira Gomes Filho, a AMLJ encerra 2023 com a posse da Des. Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro (TJMA) na cadeira de N.20, patroneada por Godofredo Mendes Viana. A solenidade de posse aconteceu no Salão “Casa de Portugal” no Convento das Mercês e foi bastante prestigiada.
A empossanda foi conduzida de forma solene pelos acadêmicos Elimar Almeida e Silva e José Maria Alves. Já o discurso de saudação foi feito com brilhantismo pelo acadêmico Carlos Sebastião Nina; que fez uma extensa pesquisa sobre a vida e obra da homenageada, revelando uma rica trajetória pessoal e profissional; além de prestar uma homenagem ao ex-ocupante da cadeira de N.20, o falecido acadêmico Henrique Pereira.
Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro é desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA); professora, escritora e cronista. É Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Pres. da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA) e do Núcleo de Combate ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual no Judiciário. É autora de artigos científicos e jornalísticos; crônicas e das obras De Cabral a Maria da Penha (2019) e O Rio de Heráclito (2023).
Em seu discurso de posse, Sônia Ribeiro fez os agradecimentos à Deus, à família, aos membros da Academia; destacou a imensa alegria de integrar os quadros da AMLJ / Casa de Clodomir Cardoso e revelou a feliz coincidência de ter sido eleita para a cadeira que pertenceu a Henrique Pereira, um amigo de sua família, do qual guarda lembranças de momentos especiais. A acadêmica fez um agradecimento especial aos confrades Osmar Gomes, Carlos Nina e Alberto Tavares, os quais a influenciaram diretamente em sua inscrição na eleição dessa vaga na AMLJ. Em um momento de reflexão atual e pacifista, Sônia destacou sua aversão aos atos de terrorismo, guerras e ataques aos seres humanos, destacando um artigo de sua autoria “Ódio do Bem” e alertando sobre os males do extremismo e se declarando uma “libertária convicta, que aceita com tranquilidade as críticas e os pensamentos divergerntes”.
O Pres. da AMLJ Júlio Filho celebra a posse da confreira Sônia que, ao ingressar na AMLJ, amplia a representantividade e a participação feminina nessa Academia.
“Esse foi um ano de muito trabalho e conquistas, e a eleição e agora a posse da Des. Sônia Amaral vem coroar esse período tão profícuo. Ela traz um histórico brilhante com sua trajetória jurídica e literária, e vem ampliar também a participação das mulheres em nosso quadro, o que é muito importante para a AMLJ. Tenho a certeza de que a nova acadêmica Sônia Amaral irá contribuir muito para o fortalecimento da Casa de Clodomir Cardoso” destacou o Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.
Evandro Junior
20 de dezembro de 2023
Nenhum comentário
Projetos de impacto social em Cajueiro e adjacências
SÃO LUÍS – O ano de 2023 foi de muito trabalho para toda a equipe da Ligga – Projeto Porto São Luís, que segue firme com seu cronograma de projetos, envolvendo a realização de ações sociais relevantes, obras de contrapartida social, capacitação de mão de obra local e conclusão dos estudos de engenharia. Tudo isso antecedendo as obras principais desse que é um dos mais importantes projetos de infraestrutura, em processo de implantação, no Maranhão.
Em janeiro de 2023, por exemplo, como contrapartida social, a Ligga concluiu a construção do novo Complexo de Segurança da Vila Maranhão, composto de uma Delegacia de Polícia Civil e um Quartel da Polícia Militar, que já foi entregue ao Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Atualmente, estão em curso e dentro do cronograma previsto, as obras do projeto Cidade Nova, empreendimento social da Ligga – Projeto Porto São Luís, fruto do compromisso de compensação social da empresa acordado junto ao Governo do Estado do Maranhão.
O projeto compreende a construção da nova sede da escola de ensino fundamental (1º ao 5º ano) U.E.B Manuela Varela e uma creche para crianças de 4 a 5 anos, incluindo uma quadra poliesportiva coberta, que serão doadas à SEMED / Secretaria Municipal de Educação. O projeto da escola foi discutido e alinhado junto à SEMED, com atendimento a todas as normativas do MEC, FNDE e demais exigências técnicas. Será dotada de salas dedicadas a cada série, sala de multimeios, biblioteca, sala de professores, cozinha, cantina e área para refeições, pátio coberto, mobiliário todo novo, bem como toda a estrutura adaptada para a faixa etária das crianças do ensino fundamental.
Segundo a diretora Raquel Keila de Freitas Sousa, há dez anos à frente da gestão da U.E.B Manuela Varela, a nova sede da escola totalmente modernizada vai revolucionar as condições de atendimento e de ensino, além da novidade de contar com uma creche que, segundo ela, é a concretização de um antigo sonho da comunidade, que há muito ansiava por uma creche que atendesse às famílias e às crianças das comunidades do Cajueiro, Mãe Chica, Vila Maranhão, São Benedito, Maracanã e adjacências.
“Atualmente, a nossa escola possui apenas quatro salas de aulas e oito professores para atender a 150 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Os alunos de 4 e 5 anos são atendidos nas turmas do Infantil I e II e os demais alunos são do Ensino Fundamental I – do primeiro ao quinto ano – na faixa etária de 6 a 11 anos. Enfrentamos muitas dificuldades nesse atendimento, pelo fato da estrutura física atual ser inadequada, no que se refere aos espaços escolares apertados, falta uma biblioteca que possa atender bem, além de banheiros e refeitórios mais modernos. A construção da nova sede vai ser importante não apenas para que consigamos atender melhor à demanda de alunos, mas também para oferecer um ambiente adequado para os docentes fazerem suas atividades de planejamento. A escola atual não conta com uma sala de professores, somente um espaço dedicado à secretaria e diretoria para fazermos todos os tipos de atendimentos. Em suma, a nova sede vai melhorar muito as condições de atendimento, aprendizagem e de lazer dos alunos” destacou a diretora.
“Com a nova sede, será ampliado o número de salas de aula, e consequentemente, haverá mais vagas na oferta de ensino para as crianças. O novo projeto prevê que a Educação Infantil vai ser independente do Ensino Fundamental, no mesmo prédio, mas com espaços separados, o que é muito melhor pedagogicamente. Já a creche estará anexada ao mesmo prédio do Ensino Fundamental e contará com mobiliários novos adequados para a faixa etária das crianças, bem como áreas exclusivas de acordo com a idade e série. Estamos todos muito felizes, gratos à Ligga e aguardando ansiosos pela entrega da nova escola em 2024” completou Raquel Sousa.
O Projeto Cidade Nova também irá construir moradias que integram o Programa de Reassentamento do Porto São Luís. “As novas moradias representam um importante passo para as famílias integrantes do Programa, visto que contemplam todos os quesitos de acessibilidade e habitabilidade (saneamento básico, energia elétrica, etc.). O projeto foi desenvolvido de forma participativa e integrando escolhas e a realidade social de cada uma família, que receberá sua casa com geladeira, fogão e botijão, bem como documentação de regularização do seu imóvel em cartório” explicou Thomaz Baker, Ger. de Implantação da Ligga – Projeto Porto São Luís.
A previsão de conclusão da obra do Cidade Nova é no primeiro semestre de 2024, mas bem antes disso, já há várias pessoas da comunidade que estão sendo beneficiadas, desde já e de forma concreta, com a geração de empregos pela Ligga. Do total de 83 trabalhadores que atuam nessa obra, 66 são moradores da comunidade. E destes, oito foram formados em cursos profissionalizantes do programa Ligga Capacita, através da parceria entre a Ligga e o SENAI-MA; e foram contratados para cargos de pedreiros, carpinteiros e bombeiro hidráulico. Uma capacitação de alto nível que foi totalmente gratuita, com aulas realizadas na própria comunidade, na sede da empresa.
Thallys Bordon Lobo de Oliveira é morador do Guarimanduba, e se formou na oitava turma de Instalação Hidráulica. Ele é grato pela oportunidade não apenas da capacitação com o selo de excelência do SENAI, mas também pelo emprego formal recém conquistado:
“Sou mais um dos alunos beneficiados pelo programa Ligga Capacita e graças a Deus conclui o curso de bombeiro hidráulico. Antes, eu já trabalhava como auxiliar de hidráulica, mas agora me sinto realmente profissionalizado e preparado, após fazer esse super curso. A Ligga tem dado essa oportunidade para a gente aprender a crescer no mercado de trabalho. E pra minha felicidade, no mesmo dia em que eu concluí o curso de manhã, a tarde eu ganhei uma indicação, como um dos melhores alunos da turma, para trabalhar na obra do Cidade Nova. Estou lá, atuando na obra e muito motivado por passar esse Natal e fim de ano com um diploma, e melhor ainda, empregado. Quero crescer cada vez mais e torço para que continue firme e forte essa parceria entre a Ligga e a nossa comunidade, pois tá sendo de muita ajuda pra todos nós. A empresa nos ajuda a crescer de fato, e não está na comunidade apenas para lucrar. Ela tem ajudado a comunidade realmente a crescer no próprio local; e assim todos crescem juntos e todos ganham” disse Thallys.
Crescer desenvolvendo a comunidade e o Maranhão é o propósito da Ligga, que conta com uma gestão moderna e valores alinhados aos conceitos de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança). Como destaca o CEO da empresa, engenheiro civil Gerson Luiz Petterle, a empresa prioriza o desenvolvimento e aproveitamento da mão de obra local em todas as ações que realiza:
“O compromisso da Ligga é atuar com projetos transformadores e de impacto social, para beneficiar as atuais e as futuras gerações. Sempre respeitando, valorizando e ajudando a desenvolver as comunidades vizinhas. E além da geração de emprego, fazemos isso também com ações sociais que ajudam a promover o empreendedorismo, o esporte e a educação nessas comunidades. No caso, desse projeto do Cidade Nova, os benefícios começaram na obra, e serão ainda maiores quando entregarmos as dez casas, a nova escola e creche, melhorando a qualidade de vida de muitas famílias. E tudo isso é apenas o começo, a Ligga pode ajudar a desenvolver o Maranhão de forma muito mais ampla. Estamos seguindo nosso cronograma de trabalho e de projetos com esse fim”, afirmou o CEO da Ligga Gerson Petterle.
ARQUIVOS
Arquivos
QUEM SOU EU
Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.