Usuários do transporte público de São Luís já podem adquirir os cartões ‘Passe Fácil’ e Meia Passagem

São Luís – O ano de 2023 encerra e o novo sistema de bilhetagem eletrônica no transporte público já opera de forma integral. Depois de um bem sucedido planejamento de entrega dos novos cartões da bilhetagem eletrônica para o público de servidores públicos, funcionários de pequenas, médias e grandes empresas e para o público dos diversos tipos de gratuidades, o SET São Luís disponibiliza as opções de cartões passe fácil e meia passagem.

“Esse foi um ano que conseguimos oferecer mais agilidade e conforto ao nosso passageiro, principalmente pela implantação do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que integrou os ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense com mais segurança e tecnologia. Alcançamos diversos públicos e em 2024 continuaremos a investir em diversas outras melhorias”, afirmou o diretor executivo do SET, Paulo Pires.

CARTÃO PASSE FÁCIL

É um cartão que permite a qualquer usuário do transporte público coletivo urbano ou metropolitano de São Luís que não esteja abrangido por outra categoria de usuário. Oferece mais facilidade na aquisição de créditos de passagem sem o uso do dinheiro em espécie, proporcionando mais facilidade, segurança e agilidade no embarque.

O cartão passe fácil pode ser usado tanto no sistema urbano quanto semiurbano da capital; possui identificação nominal, bem como o benefício do Bilhete Único para trânsito no sistema urbano, sendo fácil de carregar e dispensa o uso de moedas e/ou cédulas, o que torna o sistema ainda mais rápido, prático e seguro.

Esse cartão pode ser adquirido nos terminais de integração e na sede do SET, no bairro Apicum, centro de São Luís, nos mesmos horários de funcionamento dos postos de vendas dos terminais Cohab, Cohama, Praia grande, São Cristóvão, das 06h30 às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 08h às 12h, aos sábados.

CARTÃO MEIA PASSAGEM

Esse cartão é de uso pessoal e intransferível e permite que o beneficiário possa fazer uso no sistema de transporte público urbano e semiurbano da ilha de São Luís, com identificação nominal e biometria. Os beneficiários são estudantes das redes pública e privada de ensino, regularmente matriculados em estabelecimentos educacionais dos municípios localizados em toda a ilha de São Luís.

O estudante titular ou seu responsável (este último deve provar sua condição de responsável legal pelo estudante) deve comparecer na sede da Central do Estudante no Apeadouro (prédio Bitcard), no período determinado, no horário das 08h às 17h, portando documento de identificação original com foto e CPF. É bom lembrar que somente o beneficiário (ou seu responsável legal) poderá receber.

MAS ATENÇÃO: O CARTÃO MEIA PASSAGEM É DE USO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL, PERSONALIZADO, E SÓ PODE SER UTILIZADO PELO SEU BENEFICIÁRIO, SENDO PROIBIDO TRANSFERI-LO A TERCEIROS OU COMERCIALIZÁ-LO. O ESTUDANTE QUE USÁ-LO INDEVIDAMENTE, CEDENDO, NEGOCIANDO OU EMPRESTANDO, ESTÁ SUJEITO A SUSPENSÃO POR 30 OU 60 DIAS; E, SE FOR REINCIDENTE, POR 180 DIAS.

IMPORTANTE DESTACAR

Os usuários do transporte urbano e semiurbano da grande Ilha não serão onerados de qualquer forma em relação ao novo sistema. Inclusive, será totalmente gratuito para o usuário o acesso ao novo modelo de cartão de transporte. De forma programada, está sendo efetuada a troca de todos os cartões do Sistema de Transporte utilizados nos coletivos – o que inclui os benefícios de gratuidades, os cartões de meia passagem e os cartões Vale Transporte. Enquanto isso acontece, será possível utilizar o cartão antigo. Depois que o novo sistema for completamente integralizado, só passará a valer os novos cartões.

Com a implantação do novo sistema, o usuário de transporte terá maior conforto, segurança e novos meios para o pagamento da passagem. Contudo, o pagamento em dinheiro continuará normalmente até que todo o processo de migração do antigo para o novo Sistema de Bilhetagem seja consolidado e esteja em pleno funcionamento, o que deve ocorrer num prazo de seis meses.

O pagamento por Pix será mais uma das opções de aquisição de créditos que o novo Sistema de Bilhetagem trará para São Luís e toda a região metropolitana. Para mais informações envie mensagens pelo e-mail [email protected] ou acesse o site www.bilhetagemslz.com.br.

Iracema Vale viabiliza ambulância para município de Barreirinhas

Iracema Vale recebe chave de ambulância do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira

São Luís – Na manhã desta quarta-feira (27), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu do governador Carlos Brandão (PSB), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), uma nova ambulância equipada que será destinada ao município de Barreirinhas, com o objetivo de ampliar a assistência em saúde na região.

“Agradeço ao Governo do Estado pelo cuidado e zelo com a população dos Lençóis Maranhenses. O Hospital Regional de Barreirinhas estava precisando muito de uma nova ambulância e, prontamente, nosso pedido foi atendido pelo governador. Em breve, vamos poder entregá-la”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Segundo Iracema Vale, a ação contribui com o trabalho de alta complexidade realizado pelas unidades estaduais. “O novo veículo dará suporte adequado para o transporte dos pacientes entre as unidades das regiões, melhorando, assim, a qualidade desse serviço e permitindo que muitas vidas sejam salvas”, destacou.

O veículo dispõe de pranchas, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio e bala de transporte para oxigênio e inversora de 1000w. “Antes do ano terminar, cumprimos mais esse compromisso. É uma ação concreta que se soma às demais que vêm sendo implementadas em todo o Maranhão na área da saúde”, concluiu Carlos Brandão.

Teste da Bochechinha pode detectar mais de 300 doenças genéticas tratáveis

Sócios do Lacmar Genômica Elda Avila, Vinícius Brasi e Felipe Marques apresentam o revolucionário Teste da Bochechinha já está disponível no Laboratório Lacmar Genômica, e pode detectar mais de 300 doenças genéticas em recém-nascidos

São Luís – O Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão / Lacmar, empresa do Grupo Mercúrio, acaba de lançar o Lacmar Genômica: a divisão de exames genéticos do Lacmar, focando na medicina de alta precisão, a partir da análise de DNA.

Entre os mais de 4 mil exames do extenso portfólio do Lacmar Genômica, destaca-se o Teste da Bochechinha, que é um teste de triagem genética neonatal e tem como objetivo identificar recém-nascidos com alto risco de desenvolverem doenças genéticas potencialmente tratáveis.

Todas as 340 doenças incluídas no Teste da Bochechinha têm correlações cientificamente comprovadas com alterações genéticas no DNA. Além disso, todas elas se manifestam na primeira infância, em sua maioria são silenciosas, de difícil diagnóstico e podem evoluir para sintomas mais severos.

Nestes casos o tempo é precioso, assim, em caso de detecção de uma alteração genética, os pais e médicos sempre terão como adotar medidas para minimizar as possíveis sequelas da doença, aumentando a qualidade de vida do bebê.

O Teste da Bochechinha possui uma coleta simples e indolor, pois utiliza células da mucosa bucal do bebê como amostra para análise do DNA. A coleta é feita com auxílio de um cotonete especial (swab) que é passado na parte interna da bochecha do bebê (daí o nome do exame). Extrai-se, então, o DNA dessas células para poder realizar o sequenciamento de mais de 300 genes por uma nova técnica de sequenciamento de DNA (Next Generation Sequencing), que tem sido em uma verdadeira revolução tecnológica no campo da biologia molecular.

Entre as doenças investigadas, destacam-se doenças associadas a quadros neurológicos, renais, endócrinos, hepáticos, gastrointestinais, pulmonares, hematológicos, surdez e oncológicos. Além dessas, são também investigadas cerca de 80 doenças associadas ao sistema imunológico, bem como mais de 122 doenças genéticas relacionadas aos Erros Inatos do Metabolismo.

Este e outros exames realizados no Lacmar Genômica conta com profissionais altamente especializados, que atuam como aliados na investigação diagnóstica, oferecendo um suporte laboratorial e científico para médicos e pacientes.

Estão à frente do Lacmar Genômica dois experts da área. O PhD Felipe Albuquerque Marques, especializado em genética molecular humana, com mestrado e doutorado pela UCB (DF) e UCLA (EUA). E a pós-doutora Elda Pereira Avila, especializada em oncogenética, com mestrado pela UFMA; doutorado e pós-doutorado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima