Espetáculo contará história da resiliência do povo negro em três cidades maranhenses

Artistas se preparam para longa temporada de apresentações em São Luís, Santa Rita, Itapecuru-Mirim e Fortaleza

São Luís – O Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã anuncia a turnê do espetáculo musical “Resistência Ancestral”: Fortalecendo raízes, cultivando sonhos”, que percorrerá cidades maranhenses e uma no Ceará.

O lançamento do projeto ocorreu em São Luís, no dia 20 de fevereiro, na sede, localizada na Rua da Estrela (Centro), para grupos e sociedade. Agora, os artistas se preparam para uma longa temporada nas cidades de São Luís, Santa Rita, Itapecuru-Mirim (MA) e Fortaleza (CE).

Com patrocínio Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o público e admiradores também poderão, nos dias que antecedem a data do musical na cidade, participar da programação das oficinas.

O Espetáculo

Com direção de Olga Barros e Mestre Bamba, este que é também escritor da obra, e produção da Mestre Valdira, o espetáculo é um musical que narra a história da resistência e resiliência do povo negro por meio da capoeira e de outras manifestações culturais afro-maranhenses.

A música e a dança se unem para celebrar a força e a tradição afrodescendente, com destaque para o berimbau, símbolo da capoeira. A Orquestra de Berimbaus Mandingueiros do Amanhã, formada majoritariamente por jovens quilombolas, terá um papel fundamental na parte musical e cênica do espetáculo.

Programação

23 de fevereiro de 2024: Fortaleza-CE, Teatro José de Alencar

12 de abril de 2024: São Luís-MA, Teatro Arthur Azevedo

10 de maio de 2024: Santa Rita-MA, Quilombo Vila Fé em Deus

24 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Sede do município

25 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Quilombo Santa Joana

Oficinas culturais

Em cada cidade, as apresentações serão antecedidas por oficinas culturais de capoeira angola, tambor de crioula e bumba meu boi, abertas para alunos e professores de escolas públicas.

O Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da capoeira e de outras manifestações culturais afro-brasileiras. A organização desenvolve projetos socioculturais que beneficiam crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Curso de Enfermagem da UNDB se destaca por corpo docente, equipamentos e ambulatórios

Acadêmicos durante aula do curso de Enfermagem na UNDB

São Luís – O Curso de Enfermagem da UNDB (Renascença II), implantado em 2022, tem sido bastante procurado por seus diferenciais: corpo docente formado por mestres e doutores, sendo todos profissionais atuantes e respeitados no mercado de trabalho local.

E mais: os alunos contam com os Laboratórios de Habilidades em Saúde, dotados de equipamentos como os “bonecos de alta fidelidade” que proporcionam uma rica prática nas diversas disciplinas, como Saúde da Mulher, Pediatria, Saúde do Homem e várias práticas hospitalares.

Outro importante diferencial que enriquece a prática acadêmica dos alunos da área de Saúde são os ambulatórios, que permitem a simulação real de um atendimento médico ou de enfermagem como em uma unidade básica de saúde. E mais, convênios com hospitais de ponta para a prática de estágios e porta de entrada para o mercado de trabalho.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima