Seminário no Rio Poty Hotel abordará nova lei de licitações e contratos

Palestrarão os professores Ronny Charles, Jamil Manasfi e Lara Brainer

São Luís – O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, será palco do III Seminário Elo Consultoria de Licitações e Contratos – da Teoria à Prática. O maior evento com essa temática das regiões Norte e Nordeste está confirmado para os dias 10, 11 e 12 de abril, das 8h30 às 18h.

A iniciativa, sob a coordenação científica do professor Jamil Manasfi, reunirá três renomados especialistas na área, com vivência prática, que abordarão todas as fases da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: Ronny Charles, Jamil Manasfi e Lara Brainer.

A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021) já está em pleno vigor e traz importantes alterações para o mundo das contratações públicas. A nova legislação substitui as revogadas leis 8.666/93 (Antiga Lei Geral de Licitações) e 10.520/2002 (Lei do pregão), bem como o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), tornando-se obrigatória e de aplicação imediata para todos os agentes públicos e privados que atuam na área de licitações e contratos.

Com diversas inovações, a nova lei permite certa margem de discricionariedade na modelagem da licitação e introduz novos institutos, ferramentas e direitos para os fornecedores, além de estabelecer novas competências para os agentes públicos.

Essas mudanças representam avanços significativos em relação ao regime geral de licitações e contratações públicas, atendendo a demandas há muito tempo presentes no ambiente licitatório.

Diante desse novo marco legal, é essencial que os profissionais envolvidos nas licitações e contratos das administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios estejam atualizados e preparados para atuar de forma eficiente e segura.

Mais informações podem ser repassadas por meio do número 98206-1001.

Quarta edição do Café ACM Mulher será realizada nesta sexta-feira

Ana Lula (a Juja) será homenageada no Café ACM Mulher

São Luís – Nesta sexta-feira (8), a Associação Comercial do Maranhão (ACM) promove a quarta edição do Café ACM Mulher, a partir das 17h, no Villa Reale Buffet, no Calhau. O evento, que é organizado pelo Conselho da Mulher Empresária (ACM Mulher), este ano vem com o tema “Construindo relações duradouras com os clientes: o que aprendi com Juja”, homenageando Ana Lula (a Juja), uma das maiores culinaristas do Maranhão, que nos deixou em 2021.

Para falar sobre o legado que Juja trouxe como empreendedora e para o universo da gastronomia, o ACM Mulher convidou o empresário Lula Fylho (herdeiro da culinarista) e também o professor Júlio Maciel (psicólogo e administrador), que vão proferir palestras sobre o tema abordando como a criatividade e o talento fazem a diferença no mundo dos negócios.

O Café ACM Mulher ainda abre espaço para muito networking entre o público participante. No local, haverá o Espaço Mulher que Empreende, com estandes para exposição e vendas de produtos e serviços liderados por empreendedoras maranhenses.

O evento, mais uma vez, promete fazer história, reunindo inspirações, experiências transformadoras e muita conexão entre mulheres que já empreendem e também desejam empreender, pois, o Café ACM Mulher tem entre seus objetivos abraçar todas as fases da mulher de negócios, fortalecendo o empreendedorismo feminino no Maranhão.

Juíza da juíza da 3º Vara da Família de São Luís ministra palestra no Cest

Palestra ministrada pela Dra. Joseane de Jesus Corrêa Bezerra, juíza da 3ºVara da Família de São Luís, no auditório do Escritório Escola Prof. Expedito Alves de Melo, do Curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha – CEST

SÃO LUÍS – O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST promoveu palestra ministrada pela Dra. Joseane de Jesus Corrêa Bezerra,, no auditório do Escritório Escola Prof. Expedito Alves de Melo, do Curso de Direito do CEST.

A palestra teve como tema “Conciliação nos processos de família e cumprimento de sentença”, e é parte do projeto ‘Conversando com o Direito’, que tem como objetivo proporcionar o encontro de estudantes do Curso de Direito do 7º ao 10º período com especialistas em diversas áreas de atuação jurídica.

Por meio de seminários temáticos ministrados por profissionais especializados em suas respectivas áreas de atuação no Direito, os estagiários têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos pelos conteúdos ministrados por cada convidado, além de serem motivados a ter uma visão mais ampla sobre as possibilidades da sua futura atuação no mercado de trabalho.

A abertura ficou por conta da Dra. Joana Damasceno, coordenadora do Escritório-Escola, e teve como público-alvo os estagiários do curso de Direito do CEST. Na ocasião, participaram ainda os supervisores docentes e a coordenadora do Curso de Direito, professora Glaucia Martins Batalha.

Projeto do deputado Roberto Costa concede Título de Cidadã Maranhense à Catharina Bacelar

Roberto Costa é o autor do Projeto de Resolução Legislativa 004/2024

SÃO LUÍS – A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou o Projeto de Resolução Legislativa 004/2024, de autoria do deputado Roberto Costa, conferindo o Título de Cidadã Maranhense à Catharina Nunes Bacelar. A cerimônia de entrega deve acontecer ainda neste mês de março, dedicado às mulheres.

Roberto Costa destacou a importância do reconhecimento. “A dedicação exemplar e contribuição ímpar para o Estado do Maranhão fazem dela uma merecedora desta honra. Este título, no mês das mulheres, simboliza nosso reconhecimento pelo seu incansável trabalho, principalmente, no avanço das políticas públicas de igualdade das mulheres”, destaca.

Catharina Nunes Bacelar receberá o Título de Cidadã Maranhense

Sobre a homenageada

Natural de Salvador, Bahia, Catharina Nunes Bacelar mora há quase quatro décadas no Maranhão e tem percorrido uma trajetória de brilhantismo na vida privada e na vida pública em prol da defesa dos direitos da mulher maranhense. Em maio de 2009, assumiu a pasta da Secretaria de Estado da Mulher, atendendo ao convite da governadora Roseana Sarney.

Durante os cinco anos de gestão frente da Secretaria, alcançou 175 municípios maranhenses com ações e/ou itinerância, conhecendo mais de perto as realidades locais e estimulando a criação de novos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM).

Durante a sua gestão, contabilizou um aumento de mais de 1000% no número de organismos, elevando o Maranhão a uma posição de destaque no cenário nacional das políticas públicas para as mulheres.

Os OPM’s são órgãos da administração executiva em suas três esferas (federal, estadual e municipal), responsáveis pela execução das políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a equidade e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e incorporar as mulheres como sujeitos políticos.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima