São Luís será a capital brasileira da sinuca profissional em setembro

Competição será disputada por até 128 atletas federados e convidados, em categoria única

São Luís – A capital maranhense consolidou uma marca histórica para os esportes de bilhar do país. Há 13 anos, sedia as maiores e mais importantes competições do calendário nacional da sinuca profissional brasileira, reunindo até 128 atletas profissionais durante os campeonatos. De 19 a 22 de setembro, a Ilha será palco para mais um evento gigante. É o Maranhão Open de Sinuca 2024 na modalidade Snooker Six Red.

Com patrocínio oficial do Governo do Maranhão, via Secretaria de Estado do Esportes e Lazer (Sedel), por meio da Lei Estadual de Incentivo aos Esportes, o Maranhão Open de Sinuca 2024 Snooker Six Red é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e acontecerá no salão de sinuca João Bosco e na arena oficial de jogos, instalada no salão principal da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Calhau. 

A competição será disputada com exclusividade por até 128 atletas federados e convidados, em categoria única, e com idade mínima de 12 anos, nascidos até dezembro de 2011. O público assistirá gratuitamente a partidas disputadas pelos melhores tacos fortes do país.

“O Maranhão Open de Sinuca visa estimular o atleta da categoria Snooker Six Red, que é uma modalidade jogada com seis bolas vermelhas, para aprimorar o seu jogo e a sua técnica em grandes competições nacionais”, afirmou o presidente da FMBS, Manoel Cid Castro.

O início dos jogos será no dia 19 de setembro, às 10h, após a solenidade oficial de abertura do evento, que acontecerá no mesmo dia, às 9h. A premiação oficial será distribuída aos melhores atletas finalistas, e as premiações extras aos atletas nacionais e locais que realizarem as maiores pontuações em uma mesma sequência de tacadas. 

“A competição será amparada nos instrumentos normativos da FMBS, considerando as regras do Snooker Six Red internacional e do regulamento dos Esportes do Snooker Nacional”, finalizou o presidente Manoel Castro.

Festejo de São Pedro celebra fé e tradição em São Luís

Cacuriá Balaio de Rosas se apresentou no arraial durante o festejo (Foto: Taciano Brito)

São Luís – A Comunidade de São Pedro da Paróquia São José e São Pantaleão realiza o tradicional Festejo de São Pedro, que vai até o dia 29 de junho. O evento une fé, cultura e tradição, sendo uma oportunidade para os devotos e a comunidade local renovar sua devoção e participar de diversas atividades religiosas e culturais.

Kauana Barata, coordenadora da Comunidade de São Pedro, compartilha a emoção e os desafios da organização. “Não é fácil, mas é gratificante. Ano passado, assumi a coordenação faltando três meses para o festejo e conseguimos revitalizar a tradição. Este ano, está sendo mais difícil porque preciso superar as expectativas. Teremos mais segurança, uma estrutura melhor, um incremento na programação cultural, e uma identidade visual mais bonita”.

O tema deste ano é ‘”Pedro, ouve a oração: com vossas chaves, abre-nos a porta dos Céus’. É uma festa da comunidade, muito tradicional em São Luís. A identidade visual foi pensada a partir disso, usando o casarão e o verde do mar para passar às pessoas que a festa é a cidade.

Padre Manoel Júnior destaca a importância do festejo. “Todo o festejo de São Pedro nos recorda a vivência da fé, quando ele esteve ao lado de Jesus, o Mestre. São Pedro deixou tudo para seguir Jesus e se tornou o coordenador dos irmãos na fé. A importância do festejo para a comunidade local é um reavivamento da nossa fé, um despertar para uma vida nova e santa. São Pedro tem a chave do Reino dos Céus. Tudo o que ele ligar na Terra será ligado nos céus.”

Testemunho de fé

Danielle Feitosa, assessora parlamentar, compartilha sua experiência de devoção a São Pedro. “É sempre uma emoção viver o festejo de São Pedro. Na minha vida, representa fé, devoção e tradição. Participo, desde muito pequena, sempre ao lado da minha mãe. Nesse período, nos reunimos com muita fé, alegria e comida. Graças a São Pedro, já tivemos oficialmente três graças alcançadas: uma promessa da minha mãe, com relação à nossa casa, e duas graças minhas, uma delas relacionada a emprego”.

Outra devota de São Pedro, desde a juventude, é Ana Leticia Nogueira Silva, gestora de RH. Ela relata que sua devoção começou durante a gravidez, pedindo a intercessão de São Pedro. Ela testemunha a graça alcançada pela recuperação de sua tia, que passou mal durante o Círio de Nazaré, em Belém.

Programação

Religiosa

Até 29 de junho: Missas diárias, às 19h.

– 28 de junho

– Às 18h30, a imagem sai da Casa Barrica, com o andor enfeitado, em procissão luminosa, até a Capela de São Pedro, para a missa, às 19h.

– Após a meia noite, a igreja fica aberta, e por lá, devem passar devotos, brincantes de boi, fiéis e o público em geral, até de manhã, em manifestações espontâneas, religiosas e culturais.

29 de junho

– 10h: Passeio marítimo com a imagem de São Pedro, saindo do cais da Praia Grande, pela rampa Campos Melo, passando pela ponte São Francisco, Ponta D´Areia e próxima à área Itaqui Bacanga.

– 16h: Procissão terrestre pelas ruas do bairro, retornando à Capela de São Pedro para a issa campal.

Programação cultural do arraial

25/06 (terça-feira)

19h às 20h – Santa Missa

20h às 21h – Coco Pirinā

21h às 22h – Gabriel Melônio

22h às 23:00 – BMB de Encanto da Madre Deus

26/06 (quarta-feira)

19h às 20h – Santa Missa

20h às 21h – BMB Unidos Vencermos
21h às 22h – Kauê Veloso

22h às 23:00 – Cia Chegança

27/06 (quinta-feira)

19h às 20h – Santa Missa

20h às 21h – Desfile das Rainhas Caipiras – Qd Mirim Mocinha do Sertão

21h às 22h – Teresa Canto

22h às 23:00 – Cia Guarnicê

23:00 às 00:00 – BMB Oriente

00:00 –  BMB da Maioba

28/06 (sexta-feira)

19h às 20h – Santa Missa

20h às 21h – Tambor de Crioula Arte Nossa
21h às 22h – BMB de Cururupu de Umbelino
22h às 23:00 – BMB de Axixá
23:00 às 00:00 – BMB de Maracanã


29/06 (sábado)

Programação Religiosa

Palestra na AmoVinho vai abordar comunicação a favor da mulher

São Luís – “Comunicação forte e intencional a favor da mulher” é o tema da palestra que a jornalista Roberta Gomes, especialista em Jornalismo Digital e Mídias Sociais Digitais, ministra hoje (25), às 19h, na AmoVinho (Parque Shalon), dentro do projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM).

Roberta Gomes é secretária-adjunta de Marketing e Canais Digitais do Governo do Estado do Maranhão, trabalhou no jornal O Estado do Maranhão e Imirante, bem como foi chefe da Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Ela vai compartilhar suas experiências profissionais na comunicação digital com enfoque no universo feminino.

Roberta Gomes vai falar sobre sua experiência profissional na AmoVinho

Entre outras coisas, Roberta Gomes vai abordar a comunicação em campanhas eleitorais, estratégias digitais e em direitos humanos. Afinal, ela tem experiência em gestão de equipes e ações alinhadas às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aulas do semestre na Faene encerram nesta sexta-feira

São Luís – Vai chegar as férias para quem passou o primeiro semestre mergulhado nos livros, apostilas e textos. Na Faculdade de Negócios Faene, instituição com sede no Angelim, o semestre será encerrado na próxima sexta-feira (28). 

No último fim de semana, foram ministradas as últimas aulas da pós, como, por exemplo, do MBA do Novo Fundeb, que foi um grande sucesso.

Para os demais MBAs, houve aulas de Finanças, que é uma disciplina comum a todos os cursos, ministrada pelo professor Marcos Pereira. 

Sindomar traz inovação e tecnologia para o setor portuário do Maranhão

Sindomar anunciou uma série de iniciativas inovadoras para impulsionar sua eficiência e competitividade no setor de logística

São Luís – Na intenção de encontrar novos rumos tecnológicos e de inovação para o setor portuário do Maranhão, o Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (Sindomar) estrutura a criação de um Hub de Inovação focado no complexo portuário maranhense. O objetivo é promover o crescimento econômico com tecnologias avançadas.

“Temos 13 empresas portuárias associadas ao sindicato, e junto a elas queremos transformar produção científica em economia real, em negócios. Queremos, inclusive, diminuir a diferença entre a quantidade de pessoas formadas, bem capacitadas que exportamos para o restante do país e o mundo e as que permanecem aqui. Para isso, criamos um lugar de inovação e tecnologia na área portuária”, declarou o presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira.

Em relação ao Hub de Inovação, o Sindomar anunciou uma série de iniciativas inovadoras para impulsionar sua eficiência e competitividade no setor de logística. Entre as principais ações está a parceria com universidades para pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial (IA) aplicada à logística, e novas tecnologias de transporte.

A instituição também firmou acordos de cooperação técnica para validação de provas de conceito (POCs) e lançou trilhas de inovação corporativa focadas na resolução dos problemas enfrentados pelos seus associados.

O sindicato busca projetos de automação, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data, Desenvolvimento de Capital Humano, capacitação e treinamento com workshops e seminários. O Hub de Inovação portuário proporciona facilitação de parcerias e colaborações com universidades e institutos de pesquisa, projetos de infraestrutura verde, além da otimização da cadeia de suprimentos, que são tecnologias que melhoram a coordenação e eficiência logística, reduzindo tempos de espera e custos.

Como funciona

Hub de Inovação é um espaço tecnológico e físico que promove a inovação e o crescimento econômico. Ele atrai especialistas em tecnologia, engenharia, logística e gestão portuária, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento profissional.

As ações do Hub de Inovação são desenvolvidas em parceria com a Creative Pack, instalada no edifício Michelangelo, no bairro Jardim Renascença, em São Luís. Nesse ambiente, há jornadas de inovação aberta, voltadas para funcionários e parceiros do sindicato. Há, ainda, Hackathons e competições que são organização de eventos que estimulam a criatividade e a resolução de problemas, incentivando a participação ativa de todos os envolvidos.

Jornada de Medicina reúne profissionais renomados em São Luís

Cirurgião Flávio Hojaij (USP) na palestra magna de abertura da II JOMED da UNDB

São Luís – A segunda edição da Jornada de Medicina da UNDB (II JOMED), promovida pelo Curso de Medicina do Centro Universitário UNDB, reuniu acadêmicos, professores e renomados profissionais da área da saúde para debater as diversas especialidades médicas.

O tema central foi “Da tradição à inovação: integrando corpo e mente para uma vida plena”. Segundo o coordenador do Curso de Medicina da instituição, Ivan Figueiredo, o evento contou com palestras locais e nacionais, além de apresentações de trabalhos, palestras científicas e oficinas práticas.

Coordenador do Curso de Medicina, Ivan Figueiredo, o palestrante Flávio Hojaij (USP) e o coordenador adjunto de Medicina, Cícero Newton

A palestra magna de abertura foi proferida pelo conceituado cirurgião de cabeça e pescoço Flávio Hojaij (USP), sobre a importância da anatomia para a prática clínica. Médico e professor do Hospital das Clínicas da USP, ele deixou como mensagem a importância básica da anatomia humana na formação de profissionais mais completos e de alto profissionalismo. O médico prendeu a atenção da plateia com dinâmicas e demonstrou em todos os momentos o seu declarado “caso de amor” com a medicina.

Cirurgião e docente do Curso de Medicina da UNDB, Artur Serra Neto, com o presidente do CRM-MA, José Albuquerque

Encerrando a programação, os convidados foram o Dr. Raimundo Araújo Gama, que palestrou sobre “O vírus da hepatite C – passado, presente e futuro”. Ele, que é maranhense radicado em São Paulo, é uma referência na área de Gastroenterologia e Hepatologia, e professor da Escola de Medicina da UNIFESP.

Diretor geral do Hospital do Servidor Estadual e presidente da FBAH-MA, Plínio Tuzzolo, com a geriatra Jacira Serra
Renomados médicos que proferiram as palestras magnas de encerramento da II JOMED: Raimundo Gama e Milton de Arruda Martins

Em seguida, foi a vez do Dr. Milton de Arruda Martins palestrar sobre “O futuro da educação das profissões de saúde”. Dr. Milton é professor da Faculdade de Medicina da USP, diretor do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas (SP), além de presidente da Comissão de Graduação da FMUSP.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima