Evandro Junior
15 de julho de 2024
Nenhum comentário
SÃO LUÍS – A Alumar está com inscrições abertas para o processo seletivo do seu programa Jovem Aprendiz em São Luís (MA). São 36 vagas para a formação de ténico (a) em Eletromecânica. As inscrições vão até 26 de julho.
O programa tem por objetivo desenvolver competências técnicas e comportamentais, e ainda fornecer metodologias necessárias à atuação do profissional nos processos de montagem e manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados, e atuar no desenvolvimento de projetos de sistemas eletromecânicos de máquinas e equipamentos industriais, atendendo às normas e padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança, e de meio ambiente. A formação acontece presencialmente, com nove meses de aulas teóricas e nove de aulas práticas na planta.
O programa é realizado por meio de uma parceria entre a Alumar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e oferece remuneração e benefícios compatíveis com o mercado. Após a formação, as pessoas poderão ser absorvidas pela empresa, de acordo com a performance apresentada durante o ciclo de aprendizagem, ou podem, ainda, compor o Banco de Talentos da companhia.
Um dos principais objetivos é ter os melhores talentos se desenvolvendo e crescendo com a empresa. Para isso, a companhia investe em diversos programas de formação profissional, promovendo a inclusão de pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho.
Cronograma – Jovem Aprendiz São Luís (MA)
Inscrições: 15 a 26 de julho de 2024
Avaliações online: 15 a 26 de julho de 2024
Painel de Entrevistas (Consultoria Serhum): 26 a 29 de agosto de 2024
Painel de Entrevistas Alumar: 26 a 29 de agosto de 2024
Avaliação psicológica: 30 de agosto a 04 de setembro 2024
Exames admissionais e entrega de documentos: 9 a 13 de setembro de 2024
Início previsto para: 20 de setembro de 2024
Qualquer dúvida entre em contato com a Serhum, pelo e-mail [email protected].
Evandro Junior
15 de julho de 2024
Nenhum comentário
Exposição no Itaú Cultural é dedicada ao músico pernambucano Naná Vasconcelos
SÃO LUÍS – O berimbau original de Naná Vasconcelos está fincado no coração da ocupação dedicada a ele no Itaú Cultural, em São Paulo, com abertura para o público a partir de 17 de julho, às 20h. O instrumento foi construído pelo percussionista, em 1967, com uma corda de piano afinada em Fa em substituição à tradicional. Foi o único berimbau que teve e o acompanhou até a sua morte, em 2016. Desde então, o objeto permaneceu fechado em um depósito da família, em Recife, e agora é exposto pela primeira vez.
Este é o espírito da Ocupação Naná Vasconcelos, que traz a essência e unicidade da vida e obra desse multiartista brasileiro, nascido em Pernambuco, em 1944. Localizada no térreo do Itaú Cultural. À vista logo que se entra, a mostra traz ampla seleção de fotos, vídeos, vestimentas, instrumentos e objetos originais, como uma das premiações recebidas por ele: o Grammy Latino, conquistado em 2011 pelo álbum Sinfonia e Batuques. O ambiente é totalmente musical, as cores têm tons terrosos. A mostra permanece em cartaz até 27 de outubro.
A concepção e realização da Ocupação é do Itaú Cultural, com curadoria da gerência de Curadorias e Programação Artística, consultoria de Patrícia Vasconcelos, mulher de Naná, e pesquisa do jornalista Mateus Araújo. A expografia é da Casa Criatura.
O projeto desdobra-se em uma publicação impressa – a HQ Quase dois irmãos, criada exclusivamente para esta mostra por Araújo e Diox –, que conta a história de Naná e seu melhor amigo, o berimbau. Fazem parte, ainda, recursos acessíveis; shows de Silvanny Sivuca, na quinta-feira, dia 18, Badi Assad, no dia seguinte, Anelis Asumpção no sábado – sempre às 20h – e Lan Lanh, às 19h do domingo, além de um site com conteúdo exclusivo (itaucultural.org.br/ocupação).
A mostra
Os álbuns Sinfonia e Batuques, Isso Vai Dar Repercussão, Codona, Contando estórias e Africadeus dão o tom para as diferentes etapas da vida do artista, que o público vai desvendando no passo a passo. O sexto eixo leva o nome do próprio homenageado e se encontra com o primeiro, completando a espiral de sua vida.
Ao entrar em Sinfonia e Batuques, o visitante é recebido com um grande vídeo da abertura do Carnaval de 2024. Este espaço tem foco no espírito carnavalesco recifense que sempre ferveu no sangue de Naná Vasconcelos. Ele acolhe manequins vestindo roupas usadas nessa grande festividade por ele, que sempre escolhia as cores de acordo com o orixá do ano, além de objetos e entrevistas gravadas com outros carnavalescos, como André Brasileiro e Favio Soter, da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amanpe). Tudo isso é acompanhado pelo som deste que foi o seu último álbum, gravado em 2011, cinco anos antes de sua morte.
Começa, assim, o passeio pela vida do artista, iniciado, ainda criança, no mundo da percussão, observando os ensaios do pai, com quem chegou a se apresentar no bloco Batutas de São José. Ele aprendeu sozinho a tocar os mais diferentes instrumentos de percussão, especializou-se no berimbau e seguiu pelo mundo. Foi de Naná, a façanha de reunir 13 blocos recifenses, que sempre competiram entre si, somando mais de 500 batuqueiros sob sua regência.
Parcerias
No passo seguinte, dois eixos-álbuns se tocam: Isso Vai Dar Repercussão e Codona em um passeio pelas suas parcerias nacionais e internacionais – foram mais de 400 desde 1966. O primeiro, ele gravou com Itamar Assumpção. Por isso mesmo, aqui se ouve Anelis Assumpção declamar um poema que ela compôs para Naná, especialmente para a mostra. Fotos do percussionista com parceiros de toda a vida, vídeo com depoimentos desses seus pares, tablets com playlist de músicas gravadas com ele, além de objetos pessoais e uma linha do tempo para acompanhar essa trajetória musical, que lhe rendeu diversos Grammys, complementam o espaço.
Codona,ele gravou com Collin Walcott e Don Cherry. Neste eixo, o público tem acesso à capa original do álbum, que esteve todos esses anos guardado no acervo pessoal da família, e ouve as músicas por meio de um tablet. Aqui se faz um mergulho nas parcerias internacionais. Uma árvore estilizada incrustada na parede, acende quando o público se aproxima e ilumina nomes de brasileiros que contribuíram para a história do jazz ao longo do tempo.
Seguindo o trajeto, Contando Estórias abre passo para a relação musical de Naná com as crianças. O álbum que dá nome a esse eixo foi gravado por ele em 1994 e emoldura a sua ligação a projetos sociais que envolvem a meninada. Um deles, ABC Musical, realizado com o maestro Gil Jardim, nos anos de 1990, envolveu crianças de todo o Brasil. Desembocou em Língua Mãe, no qual se somaram os pequenos de Angola, Brasil e Portugal. Este espaço também apresenta os seus objetos musicais como verdadeiras obras de arte.
Africadeus batiza o coração da mostra. Este álbum de estreia, gravado por Naná em 1971, apresenta o momento em que o artista se iniciou no berimbau como instrumento musical que pode ser utilizado além da capoeira. Ele é exibido como objeto nobre, envolto por cordas que sustentam uma chuva de pedras utilizadas para tocar o instrumento.
Neste eixo, o público entra na intimidade de Naná ao assistir a vídeo-depoimentos de sua filha Luz e de sua companheira Patrícia, que moram em Nova York, e ao ver séries de fotografias do álbum de família que o mostram desde pequenino e o seguem pela vida afora.
Esse espaço mais intimista do artista dá passo para o eixo que leva seu próprio nome e se encontra com o primeiro, completando a espiral da vida do artista. Aqui se encontra um dos dois únicos tapetes originais, que ele usou a vida inteira em suas apresentações – neles, Naná colocava os instrumentos que utilizaria durante o espetáculo. Tem, ainda, uma projeção de trechos de entrevista que ele deu para o programa Ensaio, da TV Cultura, e alguns pequenos instrumentos de percussão.
Evandro Junior
15 de julho de 2024
Nenhum comentário
Evento interno reuniu médicos e diretoria na apresentação da unidade
SÃO LUÍS – O Natus Lumine Hospital e Maternidade acabou de reinaugurar sua UTI Neonatal, que está ainda mais moderna. Um evento interno reuniu médicos e diretoria na apresentação da unidade.
A assistência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Natus Lumine é feita por uma equipe multiprofissional experiente e especializada no cuidado de recém-nascidos de alto risco, prematuros, gêmeos ou bebês que necessitem de atenção especial. E mais, o Natus Lumine é o único hospital privado de São Luís que atende emergências neonatais.
Com uma infraestrutura hospitalar acolhedora, a nova estrutura conta também com uma novidade: a sala da família, com todo o conforto para oferecer atendimento ainda mais humanizado e maior apoio aos familiares nessa espera importante de um novo membro da família.
“Não queremos ser a maior, mas sim a melhor maternidade e hospital de São Luís” declarou Paulo Braid, Presidente do Grupo Mercúrio / Natus Lumine.
A Presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, neonatologista Marynéa Vale, conheceu e elogiou a nova estrutura do Natus Lumine:
“A mortalidade infantil tem como principal componente a neonatalidade, e a grande incidência de óbitos se dá na primeira semana de vida. A importância de termos uma estrutura como essa é vital para salvar mais vidas de prematuros. Vale lembrar que a prematuridade exige um cuidado físico, estrutural e ambiental. Outro ponto relevante é o treinamento dos profissionais que trabalham numa UTI Neonatal, para que possam intervir prontamente em caso de necessidade. O Natus Lumine está de parabéns por oferecer tudo isso nessa nova unidade”, declarou Marynéa Vale.
Para o diretor médico do Natus Lumine, Aminadabe Sousa, esse investimento representa um marco para a saúde pediátrica de São Luís:
“A nossa nova UTI Neo reforça o compromisso do Natus Lumine com a excelência no atendimento e representa um marco significativo para a cidade, na capacidade ampliada de salvar vidas e oferecer cuidados intensivos de qualidade superior para esse público tão especial que é o neonatal. A estrutura da nova UTI Neonatal do Natus Lumine é a mais moderna do Estado, com uma equipe técnica de ponta e reconhecida a nível nacional. Entre as inovações, temos um sistema de videomonitoramento, com todos os leitos vigiados por câmera e a monitorização dos sinais vitais sendo feita por uma central; além de leitos de isolamento modernos, ambiente mais aconchegante e uma sala da família que é diferenciada em nossa cidade.” ressaltou o Diretor Médico do Natus Lumine.
Tiago Fortes, diretor executivo do Natus Lumine destaca o crescimento do Natus Lumine, sem perder a sua essência e foco na excelência.
“O Natus Lumine já tem uma história de sucesso e uma tradição em Maternidade, com nossa UTI Neonatal funcionando há sete anos. E agora com essa nova estrutura oferecemos um atendimento ainda mais humanizado aos recém-nascidos, às mães e às famílias. É um momento muito especial, pois crescemos e somos um hospital geral, mas sem esquecer da nossa raiz que é a Maternidade e por isso, investimos para oferecer aos pacientes uma UTI Neonatal de primeiro mundo, com vários equipamentos de segurança para o bebê” reforçou Tiago Fortes.
A coordenadora médica da UTI Neonatal é Letícia Tessaro. Ela ressalta a transformação da estrutura que há sete anos vem operando com muita qualidade e ficou ainda melhor.
“Nossa UTI Neonatal já opera há sete anos e sempre com implementações. Agora, essa nova estrutura oferece mais tecnologia de ponta, muita segurança e também uma assistência super humanizada aos bebês e suas famílias. Nossa equipe multidisciplinar é completa e muito experiente” declarou a Dra. Letícia Tessaro.
Evandro Junior
15 de julho de 2024
Nenhum comentário
Tânia Miyake, presidente do Sindibebidas
SÃO LUÍS – O Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral do Estado do Maranhão (Sindibebidas) terá papel fundamental na Caravana de Educação Sanitária “Bebida Segura é Bebida Legal”, que acontecerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto de 2024, em Imperatriz. A iniciativa, que visa fortalecer a cadeia produtiva de bebidas e combater a clandestinidade, contará com a participação de diversas entidades públicas e privadas.
A caravana, pioneira no estado com foco em bebidas, tem como objetivo conscientizar produtores, comerciantes e consumidores sobre os riscos do consumo de bebidas clandestinas, além de facilitar o acesso à informação sobre regularização junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O Sindibebidas, entidade representativa da indústria de bebidas no estado, contribuirá ativamente na caravana, levando informações relevantes aos seus associados e à comunidade em geral. A participação do sindicato reforça o compromisso do setor com a produção e comercialização de bebidas seguras e de qualidade, em conformidade com as normas sanitárias vigentes.
Tânia Miyake, presidente do Sindibebidas, ressalta a importância da Caravana “Bebida Segura é Bebida Legal” como uma iniciativa fundamental para a regularização e conscientização do setor. Ela destaca o trabalho de vários parceiros nesse esforço conjunto para promover a formalização e oferecer produtos seguros à população.
A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Defesa Agropecuária, representada pelos Departamentos de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e de Suporte e Normas, Setor de Educação Sanitária, pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no estado do Maranhão.
Além do Sindibebidas, a Caravana conta com parceiros como Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED); Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP); Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel); Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor – Ministério Público Estadual; Procon-Maranhão; Secretaria de Agricultura do Estado do Maranhão; Secretaria de Agricultura Familiar; Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Sebrae; Senar, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária de Imperatriz.
A união de esforços dessas entidades demonstra o compromisso conjunto em promover um mercado de bebidas mais seguro e responsável em todo o estado. Para Tânia Miyake, presidente do Sindibebidas, a Caravana “Bebida Segura é Bebida Legal” surge como uma oportunidade para orientar e conscientizar as pequenas empresas do setor sobre a importância da regularização, atuando como um apoio fundamental para o crescimento e desenvolvimento de todo o setor.
Evandro Junior
15 de julho de 2024
Nenhum comentário
Imagem captada pelo fotógrafo Evan Vucci, durante o atentado contra Trump na Pensilvânia
A campanha eleitoral americana de 2024 ganha nova narrativa após o atentado e a imagem icônica do ex-presidente Donald ao mostrar momentos após o tiro, por pouco mortal, do candidato republicano levantado por seguranças e com o punho cerrado, sangue espalhado pelo rosto, e atrás dele uma bandeira americana tremulando na brisa sob um céu azul, num sentido de “vitória” alcançada. A imagem atravessou de costa a costa americana e percorreu o mundo.
Segundo Gabriel Rossi, sociólogo e coordenador do Master em Comunicação Política e Sociedade da ESPM, a política é, em boa medida, um jogo semiótico, uma batalha de signos e representações. O discurso, também alicerçado por imagens, constrói personagens com o potencial de tocar corações e mentes no jogo do poder.
“Pelo ângulo, a imagem captada pelo fotógrafo Evan Vucci, durante o atentado contra Trump na Pensilvânia, eleva o candidato republicano a uma espécie de salvador, homem do triunfo, do braço erguido e do punho cerrado; Trump, vitorioso, sangra ao derrotar o assassino e recebe o abraço coletivo dos agentes secretos”.
O especialista explica que o candidato republicano com a tomada de câmera baixa, foi alçado, pela perspectiva semiótica como o herói; a figura que passa por uma grande provação antes da conquista desejada. Um ser quase divino, sustentado pelo céu azul ao fundo e a bandeira norte-americana. Um salvador que encarna as propriedades do verbo e da ação. Quase um deus ex machina do teatro.
“Carregada de simbologias, a imagem dará sim vantagem competitiva a Donald Trump e pode ajudar a definir o próximo mandatário norte-americano. Principalmente se os democratas não mudarem rapidamente seu candidato ao pleito”, ressalta Rossi.
Evandro Junior
15 de julho de 2024
Nenhum comentário
VLI é uma companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais
SÃO LUÍS – A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, com operações no Maranhão, está colaborando metodologicamente na criação de um Mapa Socioambiental na comunidade Residencial Dom Afonso Felipe Gregory, em Imperatriz, dentro da área de influência direta da Ferrovia Norte-Sul.
A companhia busca, por meio do seu Programa de Educação Ambiental, diagnosticar potencialidades e fragilidades para a sustentabilidade ambiental da região. Após a conclusão do Mapa Socioambiental, a VLI criará uma base de dados com as prioridades das comunidades para ações do programa.
O estudo é conduzido a partir das percepções das famílias que vivem no residencial, escolhido por estar localizado na área lateral da ferrovia. O objetivo é compreender as vulnerabilidades, conflitos e processos socioambientais existentes na comunidade.
A analista de Responsabilidade Social da VLI, Daniella Francisca Soares Silva Leite, destaca que esta é a primeira vez que a metodologia é aplicada pelo Programa de Educação Ambiental da VLI.
“A construção do Mapa Socioambiental é feita de forma participativa, ou seja, a própria comunidade desenha o mapa, sem interferências da companhia. Apenas os moradores podem identificar pontos de melhoria, fragilidades socioambientais, riquezas e aspectos culturais”, afirma.
Reuniões
Até o momento, foram realizadas duas rodas de conversa com os moradores da comunidade. A primeira serviu para explicar sobre o PEA e seus objetivos.
Na segunda, realizada ainda no último mês, iniciou-se a construção do Mapa Socioambiental. Após a explanação, os moradores escolheram alguns representantes para desenhar o Mapa, com a participação de 17 residentes da comunidade. O diagnóstico de todo o trabalho que vem sendo feito ficará pronto ainda em julho.
Evandro Junior
15 de julho de 2024
Nenhum comentário
Equatorial Maranhão distribuirá mais de R$ 360 mil em prêmios para os clientes em todo o estado
SÃO LUÍS – A promoção “Energia em Dia”, do Grupo Equatorial, lançada em junho deste ano, realizou seu primeiro sorteio mensal no último sábado (6). Clientes adimplentes foram contemplados com bônus de R$ 150 na fatura de energia e R$ 500 em crédito.
No total, 115 clientes foram premiados no Maranhão com bônus de R$ 500 em cartões de crédito, permitindo que os ganhadores utilizem o valor em compras de supermercado. Já os bônus de R$ 150 foram creditados diretamente na conta de energia para abatimento. Os nomes e números da sorte dos contemplados serão divulgados em até dez dias úteis após a data do sorteio no site da promoção.
A Equatorial Maranhão distribuirá mais de R$ 360 mil em prêmios para os clientes em todo o estado. A campanha terá sorteios mensais, totalizando 15 sorteios até junho de 2025, 12 deles serão para todos os participantes e três vão premiar números da sorte gerados para clientes que fizerem os pagamentos via PIX. Os consumidores adimplentes terão a chance de ganhar até R$ 25 mil no prêmio final.
Além disso, os clientes têm a oportunidade de participar da “Lâmpada da Sorte”, com prêmios instantâneos e vários cartões de vale-presente, que podem ser usados em diversas lojas on-line. Somente nesta primeira semana de julho, já foram 29 ganhadores.
Quem pode participar
Podem participar clientes pessoa física, cadastrados como residencial, e que sejam os titulares da conta. O principal critério para participar da promoção é estar em dia, ou seja, não possuir débitos e sempre pagar até a data do vencimento. Caso os clientes queiram participar da promoção, mas não estejam aptos por possuírem contas em aberto, a Equatorial Maranhão disponibiliza oportunidade de negociação, que pode ser feita pelo site e o parcelamento vem na própria conta de energia.
Para se cadastrar, ter mais informações sobre a campanha “Energia em Dia” e concorrer aos prêmios, acesse o site: energiaemdia.equatorialenergia.com.br/.
Confira a data dos próximos sorteios em 2024 · 03 de agosto · 04 de setembro · 07 de setembro · 02 de outubro · 02 de novembro · 04 de dezembro · 07 de dezembro
ARQUIVOS
Arquivos
QUEM SOU EU
Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.