Brandão entrega 42 novas viaturas e anuncia mais 360 policiais militares

São Luís – Mais 42 novas viaturas vão reforçar o combate à criminalidade no Maranhão. Nesta segunda-feira (22), em solenidade no Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão fez a entrega simbólica dos novos veículos, que vão reforçar unidades das polícias Militar e Civil de várias regiões do estado. Na oportunidade, o governador também anunciou a contratação de 360 novos policiais militares. Com isso, o governador “zera” o cadastro de reservas do último certame realizado pela corporação, em 2017.  

“Hoje, nós estamos entregando mais 42 viaturas para a gente reforçar o nosso Sistema de Segurança do Estado do Maranhão. Só no meu governo, a gente já entregou cerca de 500. Também anunciamos hoje a contratação de mais 360 novos policiais militares, para zerar o cadastro de reserva”, informou o governador.   

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a entrega das novas viaturas faz parte do trabalho contínuo de aprimoramento da estrutura do sistema de segurança pública, além de oportunizar melhores condições de trabalho para as forças policiais. As novas viaturas irão auxiliar operações de segurança em diversas localidades do território estadual. 

“Dando continuidade ao processo de renovação da nossa frota de viaturas, hoje, juntamente com o governador Carlos Brandão, estamos entregando 42 viaturas para várias cidades do Maranhão, tanto para a Polícia Civil, como para a Polícia Militar. É a renovação da nossa frota para fortalecer as nossas unidades policiais no combate ao crime”, ressaltou o titular da SSP, secretário Maurício Martins. 

Para o governador Carlos Brandão, a renovação da frota policial tem impacto direto na redução dos índices de criminalidade. Brandão destacou os números obtidos pelo Maranhão, no último relatório técnico do Ranking de Competitividade dos Estados, criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No pilar “Segurança Pública” do ranking, o Maranhão avançou 7 posições, e passou da 14ª para a 7ª colocação nacional.

“Estamos tomando, naturalmente, outras providências, como a contratação de mais policiais civis, policiais militares e reforma de delegacias, para que a gente possa ter um melhor serviço à população. E, de fato, isso já aconteceu. Saltamos do 14º para o 7º melhor índice de segurança do Brasil. Não tenho dúvida que a gente vai continuar investindo, porque isso é importante para que a gente possa manter a nossa segurança firme e forte, combatendo o crime”, afirmou. 

Caravana ‘O Circo Tá na Rua’ entra na reta final

Projeto continua com apresentações e oficinas de arte circense nas cidades de Açailândia e Cidelândia

SÃO LUÍS – Depois de passar por diversas cidades do Maranhão e no Pará, que compreende a rota da Ferrovia Carajás, a IV Caravana do ‘Circo Tá Na Rua’ continua sua jornada encantadora pelo Sul do Maranhão.

Agora em sua segunda etapa, que iniciou no dia 14 de julho, na cidade de Miranda do Norte, e passou pelos municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas,  o projeto continua com apresentações e oficinas de arte circense nas cidades de Açailândia e Cidelândia. Esta iniciativa visa levar alegria e cultura para diversas comunidades, promovendo a tradição circense e a inclusão social.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura (MinC) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A apresentação de sábado (27) será, às 17h, na Praça Massaranduba, em Açailândia, e encerra com apresentações no dia 28, em Cidelândia. 

O projeto oferece uma programação variada, que inclui cortejos circenses acompanhados pela tradicional Charanga Circense, oficinas de circo para todas as idades, pintura facial, e apresentações de números circenses profissionais, como palhaçaria e malabarismo.

Além disso, serão distribuídas cartilhas educativas sobre a criação de malabares artesanais utilizando materiais recicláveis, incentivando a consciência ambiental.

Sobre o projeto

A IV Caravana do Circo Tá Na Rua, idealizada pela Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social (ACEDES), é uma celebração da arte e cultura circense.

A caravana já passou por várias cidades desde seu início em maio, com atividades que incluem cortejos circenses, oficinas de circo, pintura facial e apresentações de números circenses.

Além de promover o entretenimento, o projeto também foca na educação ambiental e na valorização do patrimônio cultural das regiões visitadas.

Impacto social e cultural

Além de revitalizar a tradição circense, a caravana busca conectar as comunidades através da arte, destacando a importância dos laços comunitários e da história local. As atividades visam incentivar a inclusão social e a educação ambiental, tornando as pessoas participantes ativas do processo cultural.

Programação das apresentações

27 de julho: Açailândia – Apresentação no Pequiá, Praça Massaranduba

28 de julho: Cidelândia – Apresentação no bairro Trecho Seco

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima