‘Braba’ reúne DJs de peso nesta sexta

Ashibah, Liu e Viot estão no lineup da festa B-Day da Braba, nesta sexta-feira (11), no Palazzo Eventos

SÃO LUÍS – A música eletrônica vai ecoar em alto e bom som na noite desta sexta-feira (11), às 22h, no Palazzo Eventos (Araçagi). De uma forma bastante intensa, jovial e elegante, a produtora Braba vai comemorar três anos de sucesso em São Luís, reunindo grandes atrações, incluindo uma internacional.

O lineup é formado por Liu, que vem direto do Tomorrowland para São Luís, já tendo, também, se apresentado no Lollapalooza e no Rock in Rio. Ele estourou em 2016 com a faixa ‘Don’t Look Back’, alcançando o topo das paradas e acumulando milhões de visualizações. O DJ tem colaborações com nomes de destaque no gênero, como Alok, Vintage Culture, Tiesto e Bhaskar. Liu já circulou em shows pela Europa, Ásia e Estados Unidos.

Viot é outra atração esperada. Ele é um nome em ascensão na tech house music e vem se destacando cada vez mais na cena da música eletrônica no geral. Estará na capital maranhense pela primeira vez. Ele, que tem remixes que estão bombando, recebe suporte de nomes como Jamie Jones e Michael Bibi, e já tocou nas pistas mais badaladas do país. Viot vem direto do Tomorrowland Brasil para a festa da Braba.

A convidada internacional para abrilhantar o evento é a dinamarquesa Ashibah, que é apaixonada pelo Brasil. Dona de sucessos como ‘Make it Better’, a DJ, cantora e produtora é reconhecida pelo seu estilo único de som, misturando vocais com tech house e sex house.

O evento, que vai reunir também os DJs locais Blemmes, Habibe e Ney Maran, está atraindo as atenções também de quem mora nos estados do Piauí, Amazonas e Tocantins, principalmente para ter a oportunidade de ver o show de Ashibah ao vivo.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo link disponibilizado na Bio da página da produtora no Instagram (brabaprod_).

Medicina genômica contribui para detecção precoce do câncer de mama

Elda Pereira Noronha Ávila explica que os testes genéticos analisam o DNA para identificar mutações que aumentam o risco para câncer de mama hereditário

SÃO LUÍS – O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2024 são estimados 74 mil novos casos da doença no país, sendo que a detecção precoce pode aumentar as chances de cura em até 95%.

Entre as mulheres com 50 anos ou mais, a atenção deve ser redobrada. A faixa etária mais avançada e histórico familiar são fatores que elevam consideravelmente o risco de desenvolver a doença. A idade é um fator de risco importante.

Além disso, mulheres que possuem familiares diretos — mãe, irmã, filha — com histórico de câncer de mama devem iniciar a rotina de exames de rastreamento antes mesmo dos 40 anos, recomendam mastologistas especializados em oncologia clínica.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diferentes fatores, genéticos e ambientais, contribuem para aumentar o risco de desenvolvê-lo. A idade é um importante fator de risco. mulheres a partir dos 50 anos estão mais propensas a desenvolver o câncer de mama.

Outros fatores ambientais, relacionados a estilo de vida, como sedentarismo e consumo de álcool, também estão associados ao aumento do risco. Contudo, a predisposição genética é um dos fatores de risco mais bem estabelecidos.

A mamografia é o exame padrão para detecção precoce, recomendado a partir dos 50 anos para mulheres sem fatores de risco, e a partir dos 40 para aquelas com histórico familiar. No entanto, o avanço da medicina genômica está proporcionando novas ferramentas para identificar o risco da doença com mais precisão, especialmente para aquelas que possuem predisposição genética.

Genética na linha de frente

Com o advento da medicina genômica, a análise de mutações em genes como BRCA1 e BRCA2 ganhou destaque na prevenção do câncer de mama. Esses genes, quando alterados, aumentam de forma significativa as chances de desenvolvimento da doença, e o conhecimento prévio sobre essas mutações pode orientar medidas preventivas, como a intensificação da vigilância médica ou, em casos mais extremos, intervenções cirúrgicas preventivas.

No Brasil, laboratórios especializados, como o Laboratório Lacmar em sua Divisão Genômica em São Luís, têm se destacado ao oferecer testes genéticos que identificam essas mutações.

Segundo explica Elda Pereira Noronha Ávila, farmacêutica bioquímica e Ass. Científica do Lacmar Genômica, os testes genéticos analisam o DNA para identificar mutações que aumentam o risco para câncer de mama hereditário.

“Caso seja indicado, eles podem ser aliados no diagnóstico precoce e na avaliação de predisposição genética em pessoas saudáveis com forte histórico familiar da doença. O risco médio de uma mulher ter câncer de mama em algum momento da vida é de 7%. Esse risco é de 47% a 88% para mulheres que têm mutações nos genes BRACA1, BRACA2″, explicou.

Ela disse que o principal teste genético utilizado para detecção de câncer de mama hereditário é o exame de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), que é o método utilizado no Painel de Câncer de Mama e Ovário Hereditários, oferecido pelo Laboratório LACMAR.

“Esse exame é realizado por meio de uma coleta de sangue ou de uma coleta indolor com swab bucal, e podem identificar alterações nos principais genes relacionados ao câncer de mama, como BRACA1, BRACA2, além de mutações em outros genes como o TP53, PTEN, CDH1, PALB2 e STK11, que também podem elevar o risco para câncer de mama. Este teste genético serve para confirmar se a causa do câncer é hereditária e para definir procedimentos e tratamentos preventivos, além de servir de alerta para a família do paciente, que deve seguir com medidas preventivas, como aconselhamento genético e acompanhamento médico regular”, detalha a médica Elda Noronha Ávila.

Campanha do Grupo Fribal arrecada brinquedos para entidades

Ação de doação de brinquedos do Grupo Fribal, que acontece anualmente, se repetirá este ano de 15 a 17 de outubro em três instituições sociais da cidade

SÃO LUÍS – Em uma iniciativa social alusiva ao Dia das Crianças, o Grupo Fribal lançou campanha de arrecadação de brinquedos entre seus colaboradores e clientes para tornar o mês dedicado às Crianças ainda mais feliz para dezenas delas em situação de vulnerabilidade, assistidas por três instituições sociais.

A ação conseguiu mobilizar, tanto na sede administrativa quanto nas lojas do Grupo, colaboradores e clientes em torno de uma causa nobre: a doação de livros e brinquedos novos ou em bom estado para serem entregues de forma festiva para as crianças de entidades como Escola Comunitária Nossa Senhora de Fátima (Vila Embratel); Escola Professor Cidinho Marques (Paço do Lumiar) e Escola Sonho de Criança (Mocajituba).

As entidades selecionadas já recebem o apoio do Grupo Fribal em outras iniciativas sociais. Segundo a empresa, a expectativa é promover uma celebração alusiva ao Dia das Crianças para centenas de pequenos em comunidades de vulnerabilidade social; com direito a lanches e brincadeiras.

“Essa é uma oportunidade para nossos colaboradores e clientes se unirem em prol de uma causa maior. Sabemos que um brinquedo pode fazer a diferença no sorriso de uma criança, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades. Essa ação social já faz parte do nosso calendário anual e sempre é muito celebrada não apenas pelas crianças que recebem os presentes, mas fazendo feliz a quem doa também ”, afirmou o presidente do Grupo Fribal, Carlos Francisco de Oliveira.

As entregas acontecerão na forma de uma manhã recreativa e festiva com a presença de colaboradores voluntários da Fribal nos próximos dias 15, 16 e 17 de outubro, sempre às 9h em cada uma das três entidades selecionadas.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima