Projeto ‘Criança Feliz’ garante inclusão e diversão na Apae

No banho de piscina, um momento de inclusão, socialização e muita diversão

SÃO LUÍS – A APAE de São Luís promoveu, no último dia 19, o Projeto ‘Criança Feliz – Brincar, Sorrir e Incluir’, evento alusivo ao mês das crianças. Realizado na sede da instituição, o projeto trouxe momentos inesquecíveis para os 300 atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Eney Santana e do Centro Especializado em Reabilitação, CER – III.

Com uma programação repleta de brincadeiras, música e atividades lúdicas, o projeto ‘Criança Feliz’ foi planejado para proporcionar um dia especial, promovendo a inclusão e, claro, muita diversão.

Emanuele Costa, gestora dos Serviços de Saúde da APAE de São Luís, destacou a importância de oferecer momentos de felicidade às crianças atendidas pela APAE. “Nosso objetivo é proporcionar às nossas crianças um momento de recreação e atividades pedagógicas para que vivam intensamente a infância. O projeto é sobre alegria, diversão e, acima de tudo, inclusão”.

Diretoria da APAE de São Luís e a presidente Arionildes Silva e Silva com o celular que foi rifado para o projeto

A iniciativa contou com o apoio de parceiros, como o Corpo de Bombeiros, que garantiu o tão esperado banho de mangueira.

A assessora jurídica da APAE de São Luís, Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, reforçou a importância histórica da APAE na vida das pessoas com deficiência. “Este projeto nasce de uma longa história, desde a criação da APAE, quando nossos fundadores iniciaram a busca por oportunidades para transformar a vida dessas crianças. Hoje, resgatamos esse legado, oferecendo momentos especiais de alegria, recreação e, claro, muita inclusão”.

Diretoria, colaboradores da APAE de São Luís e parceiros responsáveis pela realização do projeto ‘Criança Feliz’

Toda essa festa foi possível graças às doações da comunidade, empresas parceiras e à rifa de um celular, que ajudou a custear o evento. Christiane Diniz, gestora da APAE de São Luís, enalteceu a importância do projeto.

“O projeto ‘Criança Feliz’ é a culminância de todos os esforços da APAE ao longo de seus 53 anos. Nosso objetivo é garantir que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla possa pertencer, participar e sorrir. Queremos continuar a transformar vidas e, no próximo ano, fazer ainda mais”.

Grupo Boticário firma pacto para impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo seus auges

SÃO LUÍS – Seguindo seu propósito de criar oportunidades para que a beleza transforme a vida das pessoas em todas as fases da vida e a sua estratégia de Diversidade, o Grupo Boticário lança o “Pacto Prateado”, compromisso com a sociedade para impulsionar pessoas com 45+ a continuarem vivendo seus auges, por meio de um conjunto de iniciativas antietaristas com foco na inclusão dessas pessoas.

O projeto, liderado pelo Grupo em parceria com sua marca O Boticário, busca contribuir no combate ao etarismo, fomentando discussões que possam aprofundar a compreensão sobre a importância da diversidade etária.

No lançamento da iniciativa, no dia 17 de outubro, O Boticário realizou um merchan especial na novela “Mania de Você”, da TV Globo. Em uma das cenas, a personagem da atriz Eliane Giardini abordou os sintomas do climatério e a invisibilidade da mulher 45+. A marca propõe um debate que convida os telespectadores a refletirem sobre como a sociedade coloca as mulheres em um estado de invisibilidade à medida que envelhecem.

O envelhecimento da população é uma realidade crescente e traz consigo experiências plurais e diversas, impactadas por diferentes vivências e interseccionalidades, considerando que a experiência com o envelhecer varia de acordo com os diferentes grupos de diversidade a que se pertence. No Brasil, o índice de envelhecimento atingiu 55,2 em 2022, segundo dados do IBGE. Isso significa que há 55,2 pessoas com 65 anos ou mais para cada 100 crianças de 0 a 14 anos. Em 2010, esse indicador era de 30,7.

“Como um dos maiores grupos de beleza do mundo, temos a missão de acolher e valorizar diferentes trajetórias, combatendo estereótipos e promovendo a inclusão em todas as suas formas. O ‘Pacto Prateado’, além de ser um compromisso do Grupo Boticário e suas marcas, é um chamado para que o mercado e a sociedade em geral reflitam sobre o etarismo e se juntem a essa causa em prol das pessoas 45+”, explica Renata Gomide, vice-presidente de Consumer do Grupo Boticário.

“Acreditamos na potência deste compromisso e da importância de debatermos e questionarmos os estereótipos de beleza, o  que é um dos focos de nossa estratégia para diversidade”, complementa a executiva. 

Desde 2020, o Grupo atua com foco em uma dimensão por ano, com o propósito de dar visibilidade às pessoas diversas e promover conhecimento sobre pautas prioritárias em Diversidade e Inclusão. Em 2024 o foco foi a diversidade etária e o tema direcionou as iniciativas estratégicas da empresa.

Como parte desse movimento, o “Pacto Prateado” potencializa a jornada de Diversidade & Inclusão do Grupo Boticário com iniciativas, ações e indicadores definidos em prol da inclusão e do combate ao etarismo. Inclusive, essa atuação materializa os Compromissos para o Futuro da companhia – metas ESG da companhia alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

“Diversidade e Inclusão é um tema que permeia todas as áreas do Grupo Boticário, impactando positivamente o negócio e os públicos interno e externo, pois acreditamos no poder do coletivo para promover uma sociedade mais inclusiva”, comenta Rony Santos, gerente sênior de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário. “Cientes da nossa responsabilidade e influência na sociedade, e com um histórico de investimento genuíno na pauta, firmamos esse pacto para potencializar a mudança que esperamos, a partir de uma estratégia que busca incluir pessoas diversas por meio de ações realizadas de dentro para fora”, finaliza.

Hospital do Servidor Estadual celebra Dia do Fisioterapeuta com palestra

Dra. Letícia Padilha, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO 16), palestrando no Hospital do Servidor Estadual

SÃO LUÍS – O Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) foi palco, na última quinta-feira (17), de um evento alusivo ao Dia do Fisioterapeuta, e que contou com a presença da Dra. Letícia Padilha, Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO 16).

O evento buscou reforçar o reconhecimento e a valorização desses profissionais, cujo trabalho ganhou ainda mais visibilidade com a pandemia de COVID-19.

A palestra “Valorização da Carreira do Fisioterapeuta nos Dias Atuais” foi destinada ao público interno do hospital, e nela a Dra. Letícia Padilha destacou a importância do profissional de fisioterapia no processo de reabilitação dos pacientes e o reconhecimento da categoria na área da saúde.

Diretora médica Dra. Sílvia Mochel, o diretor geral do HSE-HSLZ, Plínio Tuzzolo, o gerente de Enfermagem Rafael Alves, a presidente do CREFITO16, Dra. Letícia Padilha, e o disioterapeuta Dr. Diego Cutrim

“Nossa profissão está fazendo 55 anos que foi regulamentada no país. E ao longo de todos esses anos só cresceu a comprovação de estudos científicos e constatações clínicas evidenciando a importância desse profissional em vários níveis de atenção – primária, secundária, terciária. E dentro do ambiente hospitalar nossa atuação é essencial para a reabilitação dos pacientes, assim como para a redução das complicações e na promoção de uma alta mais precoce do paciente. Não é apenas dar alta, mas garantir que o paciente em casa possa retomar com segurança suas atividades diárias, é esse o nosso papel enquanto profissionais de fisioterapia” ressaltou Letícia Padilha, que parabenizou o HSE-HSLZ pela iniciativa e reforçou a parceria institucional do CREFITO 16 com o Hospital do Servidor Estadual.

“Quanto mais fortalecida, capacitada e valorizada for a equipe de fisioterapia, quem mais ganha é a sociedade como um todo. Estamos à disposição do HSE-HSLZ sempre, e parabenizamos por este evento”, completou a presidento do CREFITO16.

A fisioterapia vai além da recuperação física, sendo uma ciência que devolve a qualidade de vida aos pacientes e auxilia na reintegração social deles. Assim resumiu o diretor geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo, na abertura do evento. Ele estava acompanhado da Diretora Médica do hospital, a Dra. Sílvia Mochel e do time multidiscipliar de assistência do HSE -HSLZ.

“Promovemos essa ação para publicamente reconhecer e celebrar esse profissional tão essencial que é o(a) fisioterapeuta. Eles são essencias no ambiente hospitalar, e também fora dele, para a garantia de uma assistência de saúde de qualidade. Agradecemos a Dra. Letícia Padilha pela parceria do CREFITO e pela palestra que marcou esse evento junto aos nossos colaboradores. Nossa gestão parabeniza e valoriza todos os (as) fisioterapeutas do nosso grupo e de todo o país” declarou Plínio Tuzzolo.

Com a realização da palestra, o HSE-HSLZ reafirma seu compromisso com o reconhecimento dos fisioterapeutas, valorizando a atuação desses profissionais que, muitas vezes, trabalham de forma silenciosa, mas imprescindível para a recuperação de cada paciente.

AmoVinho recebe Yanca Fontenele no ‘TPM’ desta terça

Yanca Fontenele vai falar sobre maternidade e transição de carreira para o digital

SÃO LUÍS – “Maternidade e transição de carreira para o digital” é o tema desta edição do projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM), uma iniciativa da AmoVinho Bistrô & Adega (Parque Shalon) e que acontece nesta terça-feira (22).

O tema será apresentado pela influenciadora digital Yanca Fontenele, que tem 49,3 mil seguidores no Instagram e também atua como empreendedora. A convidada, que é a embaixadora da AmoVinho, é engenheira de produção, com pós em Marketing Digital. Além disso, ela também se interessa por moda.

As edições do ‘TPM’ são descontraídas e saborosas, haja vista o cardápio caprichado do espaço, com direito a entrada, prato principal, sobremesa e taça de vinho por apenas R$ 95,00 por pessoa.

Detalhe da AmoVinho Bistrô & Adega, que sedia o projeto ‘TPM’

O projeto ‘TPM’ é uma reunião de agradável convívio voltada para as mulheres antenadas no mundo da saúde, beleza, decoração, empreendedorismo e muitos outros assuntos do universo feminino.

Destacados nomes já passaram por esse projeto, que sempre bomba nas redes sociais, onde a mulher tem a oportunidade de desfrutar de um ambiente acolhedor, aconchegante, com boa gastronomia e, claro, com excelentes vinhos, compartilhando momentos extremamente agradáveis ao lado de outras mulheres.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima