Evandro Junior
6 de novembro de 2024
Nenhum comentário
Brinde à vida da galera descolada que marca presença no Beira Dumar toda semana
SÃO LUÍS – A dobradinha música e futebol é a aposta do Casarão Beira Dumar para este domingo (10), a partir das 16h. O espaço localizado na Praça Gonçalves Dias, com extensão para a Avenida Beira-Mar, reunirá as bandas Raiz Tribal, CDC e Samba de Reis. Foram escalados, ainda, os cantores Luiz Marcelo & Gabriel e Amanda Tavares, bem como os DJs Amanda Tavares, Rasuk e Arsênio Filho. Os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital.
O secretário municipal de Cultura de São Luís, Maurício Itapary, com a esposa curtindo a noite no Beira Dumar
Secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos
Ou seja: serão quatro bandas, três DJs e dez horas de música sem parar. Além disso, logo no início da programação, haverá a transmissão do jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro, pois a bola começa a rolar às 16h. A partida será exibida em um telão de led com áudio.
DJ Amanda Tavares está na programação deste domingo no Casarão Beira Dumar
Desde que passou a agitar a agenda cultural local, o Casarão Beira Dumar tem recebido muitos elogios. A casa de eventos foi projetada no modelo rústico alternativo moderno e está em sintonia total com a natureza. É dotada de dois pisos (um superior e outro inferior, conectados por duas escadas), palco 360 graus e diferentes setores. São 4 varandas, 11 bangalôs, 5 sacadas (com vista especial para a Beira-Mar) e 3 decks superiores, com vista aérea para os dois salões e entrada diferenciada. Há, ainda, 3 bares, banheiros climatizados (sendo um exclusivo para cadeirantes), cozinha, acessibilidade, área para fumantes, corredores e saída de emergência. Os dois salões são iluminados por lustres gaiolas.
Descontração da turma animada que se diverte no Beira Dumar
O público tem um dos maiores estacionamentos da capital maranhense, uma vez que pode usufruir da extensão da Avenida Beira-Mar e da área do antigo Espaço Cultural, ao lado da Praça Maria Aragão, além da via lateral à Praça Gonçalves Dias, por onde será a entrada principal e exclusiva.
Ao chegar, o acesso se dará por uma charmosa escada de madeira. A saída será pela rampa de acesso à Beira-Mar. As áreas internas e externas serão vigiadas por segurança privada. Os agentes estarão posicionados inclusive na área lateral ao Beira Dumar, onde está a escadaria de acesso ao logradouro superior.
Evandro Junior
6 de novembro de 2024
Nenhum comentário
Vittor Munis, Parceiro Paz e Vinni Quixaba estão na programação desta sexta-feira (8) no Beira Dumar
SÃO LUÍS – Depois do sucesso da primeira noitada do forró, que reuniu Kátia Cilene, Fabrícia e Parceiro Paz, o Casarão Beira Dumar, na Praça Gonçalves Dias, no Centro Histórico, dará continuidade à homenagem ao gênero, nesta sexta-feira (8), às 21h, mas desta vez com programação agregando também a música sertaneja, outro ritmo bastante popular na região Nordeste. Os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital.
A festa temática Forrónejo, em clima de boteco balada, vai reunir, no palco 360 graus, os cantores Vittor Munis, Vini Quixaba e Parceiro Paz, que farão uma homenagem especial aos dois gêneros. Vittor Munis vem direto de Santa Inês para fazer sua estreia no Beira Dumar.
Parceiro Paz, por sua vez, também vai sacudir a pista de dança, tanto do salão superior quanto do inferior, além dos demais setores (varandas, bangalôs, sacadas e decks superiores, com vista aérea para os dois salões e entrada diferenciada). Vinni Quixaba completa o combo, com muito sertanejo e piseiro.
Evandro Junior
6 de novembro de 2024
Nenhum comentário
José Gotardo Santana diz que doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina
SÃO LUÍS – Pelo menos 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano devem ser registrados até 2025. É o que alerta o urologista José Gotardo Alexandre Santana, que atende na Clínica Idiagnóstica, com unidades no Centro e Cidade Operária.
O médico diz que, atualmente, essa doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. E mais: que menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
Ele lembra que a idade é o principal fator de risco para esse tipo de câncer, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
“Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata”, frisa ele.
José Gotardo Alexandre Santana diz que sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. “Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) por meio de exame de sangue. Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer”, afirma o urologista.
O câncer de próstata, conforme Gotargo, é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A campanha Novembro Azul foi criada para alertar e conscientizar a importância do diagnóstico precoce do tumor para o tratamento bem-sucedido, transformando-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
O que é a próstata?
É uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Que sintomas podem indicar um câncer de próstata?
Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue.
É possível descobrir o câncer de próstata em indivíduos sem sintomas?
A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Em homens acima de 50 anos pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.
Ter um destes exames alterados implica em ter câncer de próstata?
Não. O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.
E ter os exames negativos, garante que não haja câncer?
Não. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.
O que um homem com sintomas e mais de 50 anos deve fazer?
Deve ir ao médico para investigar esses sintomas. Geralmente, não é câncer, mas somente o médico pode identificar o problema.
E os que têm mais de 50 anos e não apresentam qualquer sintoma?
O paciente e seu médico devem decidir. Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos, entretanto, somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização destes exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.
O câncer de próstata pode ser prevenido?
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.
ARQUIVOS
Arquivos
QUEM SOU EU
Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.