Patrulha CaninaTM desembarca em São Luís para aventura
inédita

Campo de treinamento da Patrulha Canina vai agitar o Shopping da Ilha

Prepare-se para uma aventura inédita em São Luís. No dia 6 de dezembro, os filhotes heróicos da Patrulha Canina, produzido pela Spin Master e transmitido na Nickelodeon, desembarcam no Shopping da Ilha para o “Patrulha Canina – Campo de Treinamento”. Em parceria com a 2a1 Cenografia e a Paramount, por meio de seu departamento de Licenciamento de Produtos e Experiências, o shopping traz uma experiência inédita, onde crianças e adultos poderão embarcar em missões cheias de aventura e atividades interativas, todas projetadas para proporcionar momentos inesquecíveis em família.

Com essa atração, o Shopping da Ilha se destaca mais uma vez como um
importante destino de entretenimento na capital maranhense, proporcionando uma experiência que combina diversão e aprendizado. O evento é uma oportunidade única para as crianças viverem a emoção de fazer parte da Patrulha Canina, ajudando os filhotes em desafios cheios de ação.

“A proposta do Patrulha Canina – Campo de Treinamento é criar um ambiente onde as crianças possam se divertir e aprender, ao mesmo tempo que aproveitam momentos de qualidade ao lado de suas famílias. Estamos muito animados em trazer essa experiência exclusiva para o Shopping da Ilha”, afirma Danielle Paulino, Diretora Comercial da 2a1 Cenografia.

Entre as principais atividades do evento, estão:

  • Missões de Resgate: acompanhe os filhotes em missões emocionantes,
    usando trabalho em equipe para salvar o dia.
  • Treinamento de Obstáculos: teste suas habilidades em um circuito de
    desafios especialmente criado para pequenos heróis.
  • Oficinas de Arte: deixe a criatividade fluir em atividades manuais, onde as
    crianças podem criar seus próprios distintivos da Patrulha Canina.

“Receber um evento com a Patrulha Canina reforça o nosso compromisso em
proporcionar, cada vez mais, opções de lazer de qualidade para o nosso público. As crianças vão se divertir, aprender e guardar na lembrança”, afirma Carolina Berger, Gerente de Marketing do Shopping da Ilha.

Patrulha Canina, uma das séries de maior sucesso na televisão infantil
globalmente, acompanha as aventuras de um garoto habilidoso com tecnologia, chamado Ryder, e sua equipe de filhotes prontos para salvar o dia. Sempre que há um problema, os filhotes estão prontos para a ação, não importa o que venha pela frente. Com a missão de trabalhar juntos para manter a Baía da Aventura segura, nenhum trabalho é grande demais e nenhum filhote é pequeno demais!

Léo Fera se destaca na noite da Ilha

Léo Fera está se destacando em apresentações na capital e, agora, também em Imperatriz

SÃO LUÍS – O cantor Léo Fera está bombando na noite da Ilha e, agora, começa a invadir os palcos do interior do estado. O artista carioca com passagens pela Bahia tem levado seu alto astral para as apresentações, com um projeto focado na mistura de ritmos e destaque para o forró e o sertanejo.

Nesta sexta-feira (6), Léo Fera estreia na mais badalada boate de Imperatriz, a 099. A apresentação está marcada para as 22h.

No domingo (8), o artista vai se apresentar pela segunda vez no Casarão Beira Dumar, na Avenida Beira Mar, espaço que é a atual sensação em termos de casas de eventos. “A primeira apresentação foi bem bacana e nossas expectativas para a segunda são as melhores possíveis”, disse Léo Fera. A programação no Beira Dumar começa às 16h.

Com 26 anos de carreira, muito carisma e desenvoltura na bagagem, Léo Fera aterrissou na capital maranhense trazendo no currículo passagens pelas bandas Cavaleiros do Forró e Reprise.

Ele começou a cantar forró apenas em 2007 e suas referências, à época, eram Aduílio Mendes, Xand Avião, Zé Cantor e Wesley Safadão, entre outros artistas de sucesso. Depois, entrou para a seara do forró, e passou a ouvir e a estudar mestres como Luiz Gonzaga e Flávio José.

O cantor está muito feliz por ter a oportunidade de mostrar seu trabalho para os maranhenses e diversificar a agenda cultural tanto na capital quanto no interior do estado, principalmente em Imperatriz, que é a segunda mais importante cidade do Maranhão.

Médico Stênio Roberto Santos alerta para novos casos de câncer de pele

Stênio Roberto Santos frisa que mais de 220 mil casos desse tipo de câncer podem ocorrer até 2025

SÃO LUÍS – Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que a previsão para novos casos de câncer de pele no Brasil é de 220.490 até 2025. A exposição excessiva ao sol ao longo da vida é o principal fator de risco para esse tipo de câncer. O alerta será reforçado ao longo deste mês, durante a campanha ‘Dezembro Laranja’.

“O câncer de pele se apresenta em dois tipos: o câncer de pele melanoma e não melanoma, tais sejam, o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide, respectivamente. O primeiro é o menos frequente, porém o mais agressivo dos dois, devido a sua alta probabilidade de provocar metástases (disseminação para outros órgãos)”, detalha o médico Stênio Roberto Santos, cirurgião de cabeça e pescoço.

Esse tipo de câncer de pele, conforme o médico, representa apenas 3% das neoplasias malignas da pele: são lesões elevadas ou planas, mas, em geral, novos sinais que crescem, mudam de cor ou formato e já podem apresentar sangramento. Localizam-se em pele exposta ao sol ou são sinais antigos que apresentam as mesmas alterações. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente na região do tronco, no caso dos homens; e nas pernas, no caso das mulheres.

O outro grupo de tumores de pele é formado por tipos menos agressivos: o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. O carcinoma basocelular é totalmente curável, mas embora não costume provocar metástases, precisa ser retirado rapidamente, porque ele pode invadir localmente e causar deformidades, como a perda do globo ocular, conforme Stênio Roberto Santos.

O sintoma mais característico do melanoma é uma mancha, que lembra um sinal, mas com uma aparência diferente: ele é furta-cor, com tons de marrom e vermelho, e sangra. Com o passar do tempo, ele cresce e adquire o aspecto de um tumor mesmo.

Saiba mais sobre cada tipo de câncer da pele

Carcinoma basocelular (CBC): é o mais frequente, surgindo nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme. Surge normalmente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Também pode se desenvolver em áreas não expostas, ainda que mais raramente. causa o aparecimento de um pequeno tumor, avermelhado, que vai crescendo lentamente ao longo do tempo.

Carcinoma espinocelular (CEC): este é o segundo mais frequente, manifestando-se nas células das camadas superiores da pele. Também é mais comum nas áreas expostas ao sol, mas pode se desenvolver em todas as partes do corpo. Além da exposição excessiva ao sol, o CEC também pode estar associado a cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados, além da exposição a certos agentes químicos ou à radiação. Normalmente, esse câncer, que é duas vezes mais frequente em homens, tem coloração avermelhada e se apresenta na forma de machucados ou feridas que não cicatrizam, ou pode ainda se assemelhar a verrugas.

Melanoma: é o tipo mais raro de câncer da pele, porém tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Geralmente possui a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos, que mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento. O melanoma tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele, e se inicia nas camadas superficiais da pele. Porém, nos estágios mais avançados, a lesão torna-se mais profunda, o que aumenta o risco de metástase, ou seja, de se espalhar para outros órgãos. Vale ressaltar, no entanto, que as chances de cura são de mais de 90% quando há detecção precoce da doença.

Preste atenção a sinais como:

  • uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • “Regra do ABCDE”: pintas Assimétricas, com Bordas irregulares, Cor variada, Diâmetro maior que 6mm e Evolução mudança no tamanho, forma, cor ou aparecimento de outros sintomas;
  • uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento;
  • em casos mais avançados, de câncer de pele com metástase, também podem ocorrer outros sinais como nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abominais e de cabeça, por exemplo.

Prevenção

Evitar a exposição excessiva ao sol continua a ser a melhor estratégia contra o câncer de pele, e os cuidados devem ser redobrados, uma vez que a incidência dos raios ultravioleta está cada vez mais agressiva em todo o planeta. O alerta vale para pessoas com todos os tipos de pele, embora os grupos de maior risco sejam os de pessoas com fototipos I e II, de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Também devem redobrar os cuidados aqueles que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima