Cinema itinerante: ‘Muleque Té Doido’ chega ao Maiobão neste sábado

SÃO LUÍS – Neste sábado (25), a Praça Jaguarema, no Maiobão, será tomada pela magia do cinema maranhense com a exibição gratuita de “Muleque Té Doido 4 – Morreu Maria Preá”. A sessão, marcada para as 19h, faz parte do projeto Cinema Itinerante – Muleque Té Doido, que tem como objetivo levar a sétima arte a comunidades que não têm acesso às tradicionais salas de exibição.

O evento, promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, via Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, contará com a presença especial do elenco do filme, permitindo ao público um encontro especial com os atores que dão vida à saga de sucesso. Desde 2014, a franquia Muleque Té Doido conquistou o público ao celebrar a cultura e o humor maranhenses.

O filme inicial foi seguido por Muleque Té Doido 2: A Lenda de Dom Sebastião (2016) e Muleque Té Doido! – Mais Doido Ainda (2019). Agora, com “Muleque Té Doido 4 – Morreu Maria Preá”, lançado em 2023, o público poderá conferir o aguardado desfecho da história que já é considerada um marco do cinema local.

O diretor e ator Erlanes Duarte fala da importância do evento. “Estamos ansiosos por essa exibição. É a primeira vez que levamos o Cinema Itinerante Muleque Té Doido para o Maiobão, e esperamos que seja um grande evento. Todo o projeto é feito com muito carinho e dedicação, além de valorizar e difundir o cinema maranhense. É importante se ver na telona. Isso desperta o sentimento de pertencimento do nosso povo e nos deixa muito orgulhosos”.

Criado para democratizar o acesso ao cinema, o projeto já impactou mais de 40 mil pessoas em diversas regiões do Maranhão. Erlanes Duarte reforça que o grande objetivo é levar o cinema a quem não tem acesso, e aproximar o público de histórias que exaltam a cultura local.

Fred Campos, prefeito de Paço do Lumiar, destaca a relevância dessa iniciativa para o município. “Esse projeto é mais que um evento, é um presente para o nosso povo. Trazer o Cinema Itinerante ao Maiobão reforça nosso compromisso de levar arte, lazer e momentos únicos para todos os luminenses. Quero ver cada família reunida nesse grande dia”.

Zico, secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Paço do Lumiar, também ressalta a importância do evento. “É uma honra receber o Cinema Itinerante no Maiobão. Essa iniciativa aproxima nossa população do cinema maranhense, valoriza a nossa cultura e promove a inclusão cultural”.

Além de assistir ao filme gratuitamente, o público poderá interagir com o elenco e vivenciar uma experiência única de celebração da arte maranhense. Com classificação livre, o evento é uma oportunidade para reunir famílias e amigos em uma noite de diversão e valorização cultural.

Bicho Terra reviverá tradicional cortejo pelas ruas do Centro Histórico

Bicho Terra vai sair pelas ruas do Centro Histórico em cortejo tradicional como nos velhos carnavais

SÃO LUÍS – Depois de muita espera, a Companhia Barrica reviverá nas ruas do Centro Histórico de São Luís o alegre, esfuziante e descontraído cortejo carnavalesco do Bicho Terra, como nos velhos tempos, reunindo público de todas as tribos, numa profusão de ritmos, cores e vivas. Banda e personagens irão colorir o trajeto que se estenderá da Praça João Lisboa, passando pela Avenida Magalhães de Almeida, Fonte do Bispo até a ladeira da Madre Deus, onde o cortejo seguirá adentrando o Largo do Caroçudo.

O mar de foliões partirá, neste domingo (26), por volta das 15h, com sua banda e bichos tocando, cantando, dançando, armando a maior zaragata sadia por becos e vielas e ornamentando os muros dos imóveis seculares que encontrarão pelo trajeto, assim como faziam em outras décadas, da maneira mais simples, espontânea e genuína possível. Um trio dará suporte à banda e intérpretes do Bicho, enquanto os bailarinos conduzirão o cortejo, executando a coreografia ao som dos mais conhecidos sucessos do grupo, incluindo a nova música, intitulada ‘Ôla do Bicho’. A concentração terá início às 14h no ponto de partida.

“A Prefeitura de São Luís nos convocou para fazermos o que de melhor sabemos: puxar o mar de foliões pelas ruas da cidade, em um pré-Carnaval de graça, alegre, colorido e onde cabem pessoas de todas as classes sociais, raças e religiões. É a folia maranhense dos blocos de rua, dos cortejos sob a batucada que nos contagia e nos leva para onde mora e reina a alegria”, disse José Pereira Godão, diretor artístico da Companha Barrica.

Bicho vai levar sua alegria espontânea para o cortejo com um mar de foliões

O cortejo do Bicho Terra integra a programação do pré-Carnaval organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, que seguirá até o Domingo Magro, com ampla agenda englobando o Circuito Feirinha São Luís – Madre Deus e a Cidade da Alegria, montada ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, na Avenida Senador Vitorino Freire, a qual receberá diversos artistas famosos.

Na Madre Deus, a folia seguirá nos palcos da Vila Gracinha e do Largo do Caroçudo com diversificada programação, que contempla blocos tradicionais, blocos afros, grupos de tambor de crioula, shows de artistas locais, entre outros.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima