Médico alerta para casos de câncer colorretal

Hérquimas Pereira alerta para casos de câncer colorretal

SÃO LUÍS – Março chegou e é hora de se cuidar para evitar doenças graves como câncer colorretal, um alerta que chega em forma de campanha neste período do ano (Março Azul-Marinho).

Isto porque o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 20,78 novos casos a cada 100 mil homens e 21,41 a cada 100 mil mulheres. A incidência do tumor perde apenas para os diagnósticos de câncer de mama, nas mulheres, e o de próstata, nos homens. Logo, prevenção com realização de exames é a atitude mais correta.

Segundo o médico Hérquimas Pereira, cirurgião do aparelho digestivo e que atende na Clínica Idiagnóstica, com unidades no Centro e Cidade Operária, a colonoscopia, por exemplo, ajuda a identificar a doença, permitindo, se for o caso, realizar a biópsia e retirar lesões benignas, que podem virar câncer. O médico alerta para a necessidade de mudança de hábitos.

“O principal meio de prevenção do tumor é a mudança de hábitos de vida. A obesidade, o tabagismo e o consumo de álcool e de carnes processadas, tais como linguiça, salsicha, bacon, presunto, salame e mortadela, sãofatores de risco”, alerta Hérquimas Pereira.

Há pesquisas que apontam que o consumo diário de 50 gramas de carnes processada é capaz de aumentar em 18% o risco de desenvolvimento de câncer colorretal. Por essa razão, o consumo de carne vermelha deve ser limitado. A recomendação é até 500 gramas por semana. Além disso, frutas, verduras e legumes são alimentos auxiliares, que devem ser consumidos no mínimo em cinco porções diárias, pois garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a prevenir o câncer.

Sintomas

Hérquimas Pereira explica que um dos principais sintomas do câncer de reto é o sangramento visível nas fezes ou a sensação de esvaziamento incompleto do intestino. No entanto, quando o tumor está no cólon, devido à extensão do intestino e de sangramentos em pequenas quantidades, o sangue se mistura nas fezes e a pessoa não percebe o sangramento.

“Por essa razão, a anemia é um dos sinais de alerta que pode indicar câncer, especialmente em idosos, devido à perda não perceptível de sangue”, observa Hérquimas Pereira.

Apesar dos riscos do câncer, se identificado no começo, é possível evitar o desenvolvimento da doença, pois o câncer colorretal permite o diagnóstico precoce e até mesmo a prevenção do tumor. Por outro lado, o índice de mortalidade no tratamento quando a doença já está em estágio avançado é alta. “Por isso, prevenir é fundamental”, destaca Hérquimas Pereira.

A formação de um tumor cancerígeno é caracterizada pelo crescimento desordenado de células, que após começarem a se dividir rapidamente, adotam um comportamento agressivo e incontrolável ao próprio organismo. Ao todo, há mais de 100 tipos diferentes da doença que podem ser malignos e atingir tecidos próximos ou órgãos localizados, mesmo distantes um do outro, no corpo humano.

Fatores de risco

– Consumo de carnes vermelhas em excesso e de carnes ultraprocessadas em qualquer quantidade (salsicha, bacon, presunto, linguiça, salame, mortadela, defumados, peito de peru, blanquet de peru)

– Obesidade

– Excesso de consumo de bebida alcoólica

– Idade avançada

– Doenças inflamatórias do intestino (retocolite ulcerativa e doença de Crohn)

– Fumo

Como prevenir

  • Mantenha o peso em níveis saudáveis
  • Mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras e grãos integrais
  • Limite o consumo de carne vermelha em até 500g por semana
  • Realize, diariamente, ao menos 30min de atividade física

Sinais de alerta

  • Sangramento nas fezes
  • Alteração no funcionamento intestinal
  • Mudança na aparência das fezes (como por exemplo, fezes muito finas, em forma de fita)
  • Perda de peso e anemia
  • Dor abdominal
  • Massa (tumor) no abdômen

Dalton Arruda é empossado na Assembleia Legislativa do Maranhão

Advogado Dalton Arruda foi empossado na sessão realizada na manhã desta quinta-feira (27)

SÃO LUÍS – A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) empossou, na sessão realizada na manhã desta quinta-feira (27), o advogado Dalton Arruda. A sessão foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, deputado Antônio Pereira (PSB).

O renomado advogado, quarto suplente do PSD, assumiu uma cadeira no Parlamento Estadual na presença dos demais parlamentares que se fizeram presentes na sessão e da esposa, empresária Polyana Dominici.

Após a leitura do compromisso constitucional nos termos do Regimento Interno da Assembleia, ele tomou assento em seu lugar no plenário e acompanhou a sessão, já iniciando os seus trabalhos como o mais novo representante da população maranhense.

“Na nossa campanha, nossas propostas foram voltadas para a segurança e educação. Como faço parte dessas duas comissões, a intenção agora é incentivar e apresentar propostas que possam valorizar aquelas que eu fiz como candidato”, disse Dalton Arruda.

Dalton Arruda é especialista em Direito Previdenciário (PUC/MG) e em Direito Processual Civil (PUC (RS), além de mestrando em Direito Público (PUC/ PR).

Dalton Arruda com a esposa, Polyana Dominici, e a deputada Mical Damasceno (PSD)

Nascido em 23 de maio de 1985, na cidade de São José do Campestre (RN), é filho de Francisco Bento de Sousa e Zélia Arruda Lima. Casado com Polyana Dominici Arruda, é pai de três filhos.

Ele chegou ao Maranhão em 1999 e fixou residência em Vitorino Freire. Formou-se em Direito pela Uniceuma em 2007.

Atua na área do Direito Previdenciário nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Ceará. Foi candidato a deputado federal em 2014, ficando na suplência, e concorreu ao cargo de deputado estadual em 2022. Sua atuação política tem foco na capital do estado e na região do Médio Mearim.

HSE dá dicas para se manter saudável e com energia na folia

SÃO LUÍS – O Carnaval é sinônimo de alegria, dança e festa, mas, também, exige preparo físico para enfrentar longas horas de folia. Para curtir ao máximo sem comprometer a saúde, toda a atenção e planejamento são esssenciais para com a alimentação, que desempenha um papel fundamental.

A nutricionista do Hospital dos Servidores do Estado (HSE – HSLZ), Virgínia Nunes, alerta que erros alimentares podem resultar em desidratação, viroses, infecções intestinais e até mesmo levar ao coma alcoólico: questões que infelizmente tendem a aumentar e lotar as emergências hospitalares nessa época do ano.

Durante o Carnaval, a exposição prolongada ao sol, o excesso de suor e o consumo de bebidas alcoólicas aumentam o risco de desidratação.

“A reposição de líquidos deve ser constante e planejada”, explica a Dra. Virgínia. Além de água, ela recomenda a ingestão de água de coco e bebidas isotônicas para repor eletrólitos perdidos.

Se beber, hidrate-se

“Intercale sempre uma dose de bebida alcoólica com um copo de água. Isso reduz os efeitos da desidratação e diminui a probabilidade de ressaca no dia seguinte”, ensina a nutrocionista do HSE.

Para manter a energia sem sentir desconforto gastrointestinal, a especialista sugere refeições leves e ricas em carboidratos complexos. Pão integral, aveia, frutas, batata-doce e tapioca são excelentes opções para fornecer energia de maneira gradual.

Virgínia Nunes aconselha: “Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão, como frituras e carnes muito pesadas. Esses alimentos podem provocar mal-estar e atrapalhar o ritmo da folia”.

Para prolongar a sensação de saciedade, ela diz que é essencial incluir proteínas magras na dieta. Ovos cozidos, frango grelhado, iogurte natural e oleaginosas como castanhas e nozes são opções práticas e nutritivas; e devem ser reforçadas no menu dos foliões.

Durante o Carnaval, o consumo de alimentos de rua aumenta consideravelmente, o que pode elevar os casos de viroses e infecções intestinais. A Dra. Virgínia alerta para o risco de contaminação:

“Evite consumir alimentos expostos ao sol e aqueles que não estão devidamente refrigerados. Prefira opções embaladas e industrializadas ou leve seu próprio lanche de casa.”

Álcool

O abuso de álcool é uma das maiores preocupações no Carnaval, pois pode levar à desidratação severa e até mesmo ao coma alcoólico. Dra. Virgínia recomenda moderação e faz um alerta:

“Bebidas destiladas, como vodca e whisky, são mais concentradas e têm maior potencial de causar intoxicação alcoólica. Prefira bebidas de menor teor alcoólico, como cerveja e espumante, mas sempre com moderação.”

Para evitar o coma alcoólico, a nutricionista orienta nunca consumir álcool de estômago vazio e evitar misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas.

Cuidados extras com a saúde

Além da alimentação e hidratação, outros cuidados são fundamentais para evitar problemas de saúde nesse carnaval:

• Protetor solar e roupas leves: para proteger a pele do sol e evitar insolação.
• Higiene das mãos: utilize álcool gel antes de se alimentar para evitar viroses.
• Repouso adequado: garanta boas noites de sono para repor as energias, entre um dia e outro de folia.

Para curtir a festa com saúde, Virgínia Nunes reforça a importância do planejamento alimentar:

“Prepare um kit de emergência com barrinhas de cereal, frutas secas, oleaginosas e garrafinhas de água. Isso ajuda a evitar o consumo de alimentos de procedência duvidosa e mantém a energia durante toda a folia”.

Nomes por trás do sucesso do Circuito ‘Vem Pro mar’

Yuri Arruda e Abimael Berredo: trabalho incansável para garantir o sucesso do Carnaval do Maranhão

SÃO LUÍS – Começa hoje à noite (27) o período oficial do Circuito ‘Vem pro Mar’ e todos os aplausos vão para o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda Milhomem, e para seu adjunto, Abimael Berredo, peças fundamentais para o sucesso desse novo formato de folia, ou seja, na orla marítima, de frente para a Baía de São Marcos, com a presença dos trios elétricos, artistas locais e a valorização da ‘prata da casa’, que também está brilhando sobre os gigantes sonorizados.

É preciso reconhecer o acerto na mosca do governador Carlos Brandão ao fisgar Yuri Arruda e equipe, que estão fazendo um trabalho centrado, certeiro e com o aval da população. Afinal, o circuito está bombando e atraindo foliões dos quatro cantos da cidade, do estado e, também, os turistas procedentes de outras cidades do Brasil, que desembarcam aos montes no Aeroporto Cunha Machado.

Números devem ser superados 

Ano passado, o Carnaval movimentou mais de 9 mil empregos diretos e a taxa de ocupação na rede hoteleira fechou em 80%. Mas, sem sombras de dúvidas, esse percentual será ultrapassado. Além disso, foram movimentados R$ 313 milhões durante a festa, e as expectativas para este ano são as melhores possíveis.

Vale lembrar que a pasta de Yuri Arruda coordena, também, a folia que vai rolar solta em trechos oficiais de folia no Centro Histórico e na Madre Deus.

A notícia da enxurrada de celebridades que desfilaram e ainda passarão sobre os trios elétricos no Circuito ‘Vem pro Mar’, entre elas, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Anitta, Glória Groove, Durval Lélys, Xand Avião, Nattan e por ai vai, correu solta e o resultado é de fazer o trade turístico sorrir com as paredes: hotéis lotados, dinheiro circulando e muita badalação na cidade. Afinal, o Maranhão se prepara para receber mais de 4 milhões de foliões.

O formato do Carnaval na orla, com um batalhão de seguranças e vários órgãos envolvidos, é uma receita que a equipe de Yuri Arruda e seu adjunto, Abimael Berredo, nos entregaram de bandeja. Por isso, dê a César o que é de César!

Aplausos para a pasta e para o governador Carlos Brandão e equipe. É um trabalho incansável para fazer da capital maranhense um dos melhores Carnavais do Brasil. E já deu certo!

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima