Evandro Junior
30 de abril de 2025
Nenhum comentário
Feijoada Completa, Boi de Morros e Thiaguin estão na programação
SÃO LUÍS – A sexta-feira (2) e o domingo (4) serão de pura descontração e um gostinho junino na casa de eventos Casarão Beira Dumar, na Avenida Beira Mar. O espaço mais badalado do Centro Histórico vai sediar eventos com a assinatura da marca Amstel. Os ingressos estão disponíveis pelo site Meu Bilhete.
Na sexta-feira (2), a programação vai reunir as bandas Argumento e Feijoada Completa, bem como os cantores Ivan Marques e Marlon, além do DJ Rasuk, residente da casa. A programação terá início às 19h.
Fabrícia é uma das atrações do domingo
No domingo (4), será a vez de Fabrícia, Thiaguin (direto de Teresina), o grupo Dois é Bom, o cantor Marlon e o Boi de Morros, que fará um ensaio aberto no espaço. A programação terá início às 16h.
Fabrícia vai levar todo o seu talento e fará um show incluindo axé music e forró. Thiaguin já se apresentou na casa em outras oportunidades e vai levar sua jovialidade e a descontração com as quais costuma animar os melhores eventos na capital piauiense. Tem, ainda, a expertise do grupo Dois é Bom e o cantor Marlon.
Grupo Dois é Bom também vai agitar no domingo
O Boi de Morros, por sua vez, fará seu primeiro ensaio itinerante deste ano privilegiando o Beira Dumar. Será uma apresentação contagiante, das 16h às 18h, de frente para as águas do Rio Anil e da Baía de São Marcos.
Evandro Junior
30 de abril de 2025
Nenhum comentário
Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’, vai se apresentar na casa de eventos Beira Dumar
SÃO LUÍS – O Rei do Carimbó vem aí. O cantor paraense Pinduca é presença aguardada no Casarão Beira Dumar, casa de eventos mais badalada da Avenida Beira Mar. O show especial será no dia 9 de maio, uma sexta-feira. Ingressos à venda pelo Meu Bilhete ou pelos números (98) 98329-0016 ou 98183-0007.
O artista vai apresentar um dos mais tradicionais shows de música popular brasileira e se apresentará com banda completa. Pinduca, como se sabve, é um símbolo cultural e patrimônio cultural do Estado do Pará. Ele tem um vasto repertório, que inclui músicas inesquecíveis como “Sinhá Pureza”, “Garota do Tacacá” e “Vamos Farrear”.
Casarão Beira Dumar vai recebeu o paraense Pinduca
A casa de eventos Beira Dumar está organizando uma programação diferenciada para esse dia. O aprazível e amplo espaço receberá pela primeira vez o Rei do Carimbó e será uma legítima festa em homenagem ao Estado do Pará, terra de muitos talentos.
Evandro Junior
30 de abril de 2025
Nenhum comentário
Simone Morena agita o Cais da Alegria neste feriado do Dia do Trabalhador
SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira, 1º de maio, o Cais da Alegria, no centro da cidade, será palco de uma grande celebração com entrada gratuita, promovida pelo grupo Itamaraty e a promoção de Pinto Itamaraty. A partir das 15h, a Festa do Trabalhador promete animar o público com uma programação diversificada de shows, sorteios e muita diversão.
Entre as atrações confirmadas estão Simone Morena, com o melhor do arrocha, Bicho Terra, Mega Itamaraty, paredão Pitbull, tenda Roots e DJs, garantindo uma tarde repleta de música e alegria para todos os presentes. Além disso, os participantes poderão concorrer a 50 sorteios de R$ 300,00 em premiações, tornando o evento ainda mais especial.
A organização reforça o compromisso com a segurança de todos, adotando medidas para garantir um ambiente seguro e tranquilo para os trabalhadores e suas famílias. A festa é uma oportunidade de celebrar o dia do trabalhador com muita cultura, entretenimento e união.
Pintinho Itamaraty, um dos organizadores do evento, reforça a alegria em realizar mais uma vez o evento. “É uma satisfação imensa realizar mais uma edição da Festa do Trabalhador aqui em São Luís. Nosso objetivo é proporcionar um momento de celebração, valorizando o esforço de cada trabalhador e promovendo uma tarde de muita alegria e segurança para todos. Venham celebrar o Dia do Trabalhador conosco no Cais da Alegria! Uma festa gratuita, segura e cheia de energia para homenagear quem faz a nossa cidade acontecer”, reforçou o empresário.
Simone Morena
Pela primeira vez em São Luís, a cantora que é de Sergipe, mas tem o coração baiano e é conhecida como a rainha do arrocha, com mais de 500 mil seguidores no Instagram. A cantora lançou recentemente o CD intitulado “Simone Morena Pra Tomar Uma”, que traz um álbum com uma mistura de nostalgia e atualidade, com versões de clássicos atemporais e hits atuais.
O primeiro grande sucesso de Simone foi uma regravação da xará da artista, Simone Mendes. Foi com ‘Dois Fugitivos’ que a sergipana furou a bolha e conquistou admiradores na internet e nos paredões.
A artista também faz questão de compor músicas. Segundo Simone, é importante mostrar que o arrocha não sobrevive apenas de regravações: “Eu sempre bato nessa tecla de que a gente tem que gravar nossas próprias canções e não apenas regravar. Somos inteligentes e capazes. Eu mesma monto a minha setlist, eu que escrevi ‘Na Maldade’ com um amigo meu, e inspirada em história real. Gosto de incentivar esse lado de quem está comigo”, segundo ela em uma entrevista recente ao Portal Bahia Notícias.
Evandro Junior
30 de abril de 2025
Nenhum comentário
Especialista em Gestão da Reputação e ESG, Adriana Vieira é a palestrante convidada da ABRH-MA
SÃO LUÍS – A Associação Brasileira de Recursos Humanos secção Maranhão (ABRH-MA) promove, hoje (30), das 19h às 20h, na sede da UNDB, no Golden Shopping Calhau, a palestra “ESG: Competitividade e Reputação para o RH”, para destacar as grandes oportunidades a empresas e profissionais de recursos humanos na área da sustentabilidade.
A palestrante convidada da ABRH-MA é a especialista em ESG e Gestão da Reputação Adriana Vieira, CEO da InterMídia Comunicação Integrada e uma das mais competentes profissionais da área de comunicação no Brasil. Ela conta com mais de 20 anos na área da comunicação corporativa e na gestão da reputação de diversas empresas; com forte expertise em gerenciamento de crises.
Jornalista, pós-graduada em Marketing, Relações Públicas e Comunicação Corporativa, Adriana Vieira tem MBAs em ESG e Gerenciamento de Crises. Ela vai apresentar dados atualizados e cases reais de como adotar a agenda ESG (sigla em inglês de Meio Ambiente, Social e Governança) nas pequenas, médias e grandes empresas; e como esse setor desponta atualmente, sendo um nicho de oportunidades para os profissionais de recursos humanos, entre outros.
“É quase impossível pensar em um futuro competitivo para empresas de todos os portes e segmentos sem incluir a adoção da agenda ESG (questões relacionadas ao Meio Ambiente, Social e Governança). E o que muitas empresas ignoram é que, já a partir do exercício do ano 2026 (com publicação no ano de 2027), a CVM / Comissão de Valores Mobiliários vai tornar obrigatório para empresas com ações na bolsa de valores a publicação de seus relatos de sustentabilidade”, diz Adriana Vieira.
E mais: “Isso muda o jogo na cadeia de fornecedores, pois essas empresas vão precisar auditar e contratar somente fornecedores que estejam alinhados com as boas práticas de ESG, independente do tamanho da empresa fornecedora. Vivemos, portanto, um momento de transição, no qual as pequenas e médias empresas também precisam se informar sobre esse tema e se engajar para não perderem mercado. Para os profissionais de RH, esse é um momento especial com um nicho de muitas oportunidades. E as empresas que adotarem a agenda ESG terão um ganho de Reputação que será sinônimo de mais competitividade. É um movimento virtuoso, onde todos saem ganhando, e também o planeta. É sobre tudo isso que vamos falar nesse evento tão especial” resumiu Adriana Vieira.
Iniciativa
Adriana elogiou a iniciativa da ABRH-MA em priorizar esse tema e destacou que os profissionais de RH têm tudo para serem ainda mais estratégicos, nesse momento de transição e adoção do ESG:
“Todas as empresas precisam do apoio dos profissionais de RH para virar com sucesso essa chave da sustentabilidade. Não adianta as empresas terem metas arrojadas e uma gestão que adote as pautas ambientais, sociais e de governança se os valores, a cultura e os comportamentos das pessoas da empresa não estiverem em sinergia e engajados em um genuíno processo de transformação. Costumo apontar o RH como o coração do ESG nas empresas. Todas as empresas precisam desse suporte do RH, seja de forma própria, seja de forma terceirizada. E as empresas de RH que trabalham externamente na seleção de pessoas, também precisam ter equipes atualizadas e bem capacitadas na agenda ESG, com cursos e letramentos específicos” completou a especialista em ESG.
Adriana Vieira é co-autora do livro best seller “ESG: Estratégia de Sucesso. Transformando pequenos e médios negócios”, lançado pela Editora Lisboa. A obra, que funciona como um guia de letramento geral, é voltada especialmente para as PME´s (pequenas e médias empresas), e traz a agenda ESG abordada em diferentes setores, por um total de 22 autores. Em seu capítulo, que abre o livro, Adriana Vieira demonstra a intrínseca relação de ESG e Reputação Corporativa, e como ambos são essenciais para as empresas nesse momento de transição. Como destaca a autora, ESG e Reputação “não são mais uma questão de opção, mas de condição para existir no mercado global atual”.
InterMídia
Desde o ano de 2024, a empresa InterMídia Comunicação Integrada oferece consultoria especializada para as pequenas e médias empresas que desejem ingressar nas práticas de ESG, além de oferecer cursos de letramento e formação de equipes em ESG, de forma customizada, de acordo com a realidade e perfil de cada empresa.
“Integrar sustentabilidade nas empresas vai muito além das exigências regulatórias, pressões de públicos (stakeholders) ou marketing. É algo que deve ser considerado como sobrevivência do negócio. E segundo a pesquisa Panorama ESG no Brasil, feita pela AMCHAM / Câmara Ameriana de Comércio em 2024; a agenda ESG cresceu cerca de 24% de 2023 para 2024 nas empresas brasileiras. Mas ainda há muito o que fazer, pois a pesquisa mostrou que 71% das empresas que adotam ESG no país, ainda estão em estágios iniciais dessa agenda” destacou Adriana Vieira.
Evandro Junior
30 de abril de 2025
Nenhum comentário
Cantor, compositor, músico, professor e cientista social, Marcos Lamy iniciou seus primeiros passos na música aos 13 anos
SÃO LUÍS – O mês de maio de 2025 será especial na carreira do cantor e compositor maranhense Marcos Lamy, que prepara uma série de novidades para os fãs de todo o país, em seu retorno aos lançamentos musicais após cinco anos. No dia 1º, nesta quinta-feira, o público poderá conferir seu novo single, “Braço de Mar”, faixa que dá título ao seu quarto álbum de estúdio.
A faixa “Braço de Mar” conta com a participação especial da cantora maranhense Dicy (Rosa Semba, 2016), além de backing vocal da cantora Maria Padilha e dos músicos Giovanne Oliveira e Erika Barreto, da banda Forró do Mel. A faixa será lançada oficialmente em todas as plataformas de streaming.
“Braço de Mar é uma faixa sobre a ilusão de controle, sobre abrir mão da ilusão de controlar algo ou as coisas. Os braços de mar seguem o rumo da maré. Se a maré enche, a água deles sobe – já se a maré desce, fica como se fosse um rio que corresse para os dois lados. E a ideia é essa: quem está no braço de mar, vai seguir o rumo da maré. Não adianta ficar ‘remando’ contra a correnteza. Essa é a mensagem central da música”, ressalta Lamy.
Com percussão de Vinícius Lima e a participação do músico Andrezinho na sanfona, o single, assim como o álbum homônimo, tem produção musical, assim como violão e baixo, assinada por Memel Nogueira, da Andar de Cima Produções.
“Escolher ‘Braço de Mar’ como single é muito especial pra mim, pois carrega toda a estética do álbum, que vai sair muito em breve. E o conceito é esse, que carrega influências e referências ao mar, ao litoral maranhense, ao mangue, e que criam uma jornada ao longo de todas as faixas”, acrescentou Lamy, ao destacar, ainda, que o novo disco terá dez faixas – com algumas surpresas, entre regravações e mais participações especiais.
O álbum “Braço de Mar” será lançado também em maio, assim como “Mulecagem”, segundo single do disco, previsto para a metade do mês. Acompanhe todos os lançamentos de Marcos Lamy por meio do seu perfil no Instagram, no link: https://www.instagram.com/marcoslamy.
Evandro Junior
30 de abril de 2025
Nenhum comentário
Chef Mariane Coelho, promotora do I Congresso Nacional de Profissionais da Área de Buffet / Delikatessen com Werter Bandêira, proprietário da Villa do Vinho Bistrô
SÃO LUÍS – A participação do restaurante e casa de eventos maranhense Villa do Vinho Bistrô em congressos e cursos nacionais já faz parte da gestão focada em excelência e inovação. o mais recente investimento foi a participação no I Congresso Nacional de Profissionais da Área de Buffet / Delikatessen, promovido pela renomada nutricionista e Chef de Cozinha Mariane Coelho (@marih.coelho), também fundadora da Escola Delikatessen e do Buffet Delikatessen, que tem entre seus clientes artistas como Ivete Sangalo.
Realizado ao longo de dois dias em São Paulo, o evento reuniu proprietários de buffets de todo o Brasil e consolidou-se como o maior encontro gastronômico dedicado ao setor no país. Um verdadeiro banquete de conhecimentos resume o que foi esse evento inédito.
Representando a Villa do Vinho Bistrô, Werter Bandêira e Beto Soares mergulharam em uma intensa programação de palestras, workshops e experiências sensoriais voltadas para inovação em eventos gastronômicos. A presença da dupla reforça o compromisso da Villa do Vinho em se manter na vanguarda das tendências do setor, reafirmando sua posição como uma das melhores opções para eventos em São Luís.
Chef Paula Oliver trocando conhecimentos sobre menus para eventos com Werter Bandêira
“Investir em capacitação é investir em nossos clientes”, afirmou Werter Bandêira, que há anos tem apostado na reciclagem constante como diferencial competitivo. Seu olhar atento às novidades do mercado permite que a Villa do Vinho Bistrô ofereça produtos de decoração inovadores, menus diferenciados e técnicas de atendimento diferenciadas, adaptadas a cada tipo de evento e perfil de cliente.
A participação no Congresso reforça a filosofia de Werter Bandêira que passou a assinar as produções completas da Villa do Vinho, da decoração ao menu. “Cada evento é único e merece ser tratado com exclusividade e criatividade. Nunca paramos de investir em mais conhecimentos, para oferecer aos nossos clientes somente o melhor”, ressalta o empresário.
Sempre em busca de conhecimento para agregar a seus clientes, os representantes da Villa do Vinho Bistrô, Beto Soares e Werter Bandêira, fizeram uma verdadeira imersão no mundo dos buffets voltados para grandes eventos
As trocas de experiências com os mais renomados e experientes profissionais do setor, aliadas às novas tendências apresentadas, prometem se refletir em novas propostas que vão surpreender o público maranhense, mantendo a Villa do Vinho Bistrô como referência de qualidade, sofisticação e inovação.
Com iniciativas como essa, Werter Bandêira confirma que estar atento às evoluções do setor é fundamental para quem deseja entregar mais do que um serviço, mas proporcionar ao cliente e seus convidados verdadeiras experiências memoráveis.
Evandro Junior
30 de abril de 2025
Nenhum comentário
Blocos tradicionais ganharão homenagem da Prefeitura de São Luís
SÃO LUÍS – A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), vai realizar, no dia 8 de maio, uma programação especial em homenagem ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, celebrando uma das expressões culturais mais marcantes da capital maranhense.
Com origem na década de 1920, os Blocos Tradicionais são ícones do Carnaval ludovicense. Suas vestimentas exuberantes, com cangas, golas, chapéus e mantos, aliadas à cadência única produzida por instrumentos como tambores contratempo, reco-recos, agogôs e afoxés, fazem desses grupos uma referência viva da identidade cultural de São Luís.
A programação terá início às 14h, com o Seminário dos Blocos Tradicionais, no auditório da Secult (Rua Portugal), com o tema “Blocos Tradicionais: Patrimônio Vivo, Ritmo e Memória”. O evento contará com a presença de representantes do Iphan-MA e do professor doutor Euclides Moreira Neto, que discutirão o processo de reconhecimento dos blocos como patrimônio cultural, além dos desafios e avanços nas políticas de valorização desses grupos. O seminário também abordará a importância das fantasias como expressões de estética e resistência cultural.
Lançamento de livro
Às 18h, no auditório da FUMPH, será lançado o livro “Práticas e Inovações no Carnaval dos Blocos Tradicionais do Maranhão: Transformações, interseções e preservação de tradições nos grupos de tambor grande em São Luís”, de autoria de Euclides Moreira Neto. A obra é o resultado da trajetória intelectual do autor, que ao longo de décadas atuou na docência, na produção audiovisual e, mais recentemente, em pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado com foco na cultura popular maranhense.
Com uma abordagem interdisciplinar, ancorada em rigor teórico-metodológico, o livro oferece uma leitura densa e contemporânea sobre os Blocos Tradicionais, considerando suas práticas, inovações e permanências. Publicado com base em sua tese doutoral defendida na Universidade da Amazônia (UNAMA), o trabalho insere-se no campo da pesquisa cultural com perspectiva regional e amazônica, destacando-se pelo olhar transversal e complexo sobre as manifestações culturais de borda. É uma contribuição relevante não apenas para os estudos acadêmicos, mas também para a valorização da memória e da diversidade cultural do Maranhão.
Batucada
Encerrando as comemorações, às 19h, o Canto da Cultura, na Rua Portugal, será palco da batucada comemorativa dos Blocos Tradicionais, reunindo os grupos carnavalescos em uma vibrante celebração de ancestralidade, ritmo e memória.
A realização é da Prefeitura de São Luís, por meio da FUMPH e da Secult, reafirmando o compromisso com a preservação e promoção do patrimônio cultural imaterial da cidade.
ARQUIVOS
Arquivos
QUEM SOU EU
Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.