
SÃO LUÍS – Depois de três eventos de sucesso em sua sede, o Boi de Maracanã, sotaque de matraca, faz, neste sábado (31), o quarto, último e grande Ensaio Redondo antes da temporada junina de 2025. O grupo folclórico centenário vai concluir as noitadas em clima de confraternização e a programação, que começa às 23h, inclui show de Marlon Max e banda.
Os ensaios são uma tradição do Boi de Maracanã antes do início da temporada junina. É quando o grupo reúne a comunidade e convidados numa espécie de prévia.
Segundo Maria José Soares, presidente do Boi de Maracanã, depois do Ensaio Redondo, será realizado o batizado, confirmado para o dia 23 de junho, também na sede, no Maracanã, zona rural de São Luís.
“Nós estamos ansiosos para que a temporada junina comece, e no dia 23 faremos o nosso batizado, algo de que não abrimos mão, pois é quando recebemos a proteção de São João para enfrentamos a maratona de apresentações nos arraiais”, disse Maria José Soares.

Maracanã é um dos mais requisitados para apresentações o ano inteiro e, no São João, o ritmo se multiplica por dez, dada à sua forte tradição e à potência de suas matracas e pandeirões. Além da comunidade do Maracanã, pessoas de outras regiões da cidade se envolvem no projeto.
O grupo percorre os arraiais com brincantes usando indumentárias e, ainda, com um séquito de mutucas, que são as pessoas que acompanham os grupos folclóricos em apresentações pelos terreiros nas noites de São João.