Tendência global: festas matinais ganham versão maranhense com o Coffee2Fun

DJ Blemmes está na programação do evento

SÃO LUÍS – No próximo 14 de junho (sábado), São Luís será palco de uma novidade que vem se espalhando por grandes centros urbanos como Nova York, Londres, Berlim, São Paulo e Belo Horizonte: as morning parties, ou baladas matinais. A proposta é simples e transformadora — começar o dia com música, gente animada, alimentação leve e boas vibrações.

Na capital maranhense, o evento ganha o nome de Coffee2Fun, e será realizado a partir das 9h da manhã, no espaço 98 Records Studio, no bairro Calhau. O público poderá desfrutar de um brunch com open food, drinks equilibrados, ambiente descontraído e set exclusivo do DJ Blémmes, com beats suaves que acompanham o ritmo da manhã. Os ingressos estão disponíveis pela Bilheteria Digital: bit.ly/coffee2fun98.

“Aqui tudo acaba e começa em festa, inclusive o café da manhã. Quero que as pessoas sintam que podem começar o dia — e o final de semana — de um jeito diferente, com o astral lá em cima”, afirma Leonardo Aragão, idealizador do projeto.

O conceito do evento conecta diversão, bem-estar e socialização, criando uma nova proposta de entretenimento que dialoga com os hábitos da geração Z e do público jovem adulto. A ideia é ser, ao mesmo tempo, um after leve para quem vem da balada e um hello day para quem já acorda cedo e quer viver novas experiências logo nas primeiras horas do dia.

Mudança de comportamento

Segundo dados recentes do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens de 18 a 24 anos caiu para 19,3% em 2023, o menor índice desde 2015. A queda indica uma nova busca por equilíbrio, saúde e qualidade de vida — sem abrir mão do lazer.

Com essa mudança, surge um novo espaço entre o bar e a academia: as morning parties. Além da música e da dança, esses encontros oferecem socialização, movimento e um ambiente acolhedor — tudo pensado para quem quer aproveitar o melhor da vida com propósito e energia.

Thaynara OG e Ana Paula Xongani unem forças pela Academia de Vida

Thaynara OG e Ana Paula Xongani

SÃO LUÍS – Entre os dias 30 de maio e 1º de junho foi realizada a segunda edição do projeto social Academia de Vida, sob o comando da comunicadora, empreendedora e apresentadora Ana Paula Xongani. A iniciativa visa buscar e oferecer acesso a conhecimento, criatividade e protagonismo por meio de oficinas práticas e um tour ancestral pela capital maranhense. 

“Esse projeto foi criado com afeto, estratégia e coragem. Nosso compromisso é com a juventude negra e periférica. Queremos que esses jovens se vejam como protagonistas, artistas, comunicadores, empreendedores e que enxerguem novos caminhos possíveis”, afirma Ana Paula Xongani.

Foram oferecidos cinco oficinas gratuitas, ministradas por profissionais de referência em suas áreas: Ilustração e Criatividade, com Gabriel Sá; Comunicação, com a jornalista Tia Má; Educação Financeira, com Nath Finanças; Dança e Atuação, com Camila Rocha; e o Tour Ancestral, um passeio guiado pelo centro histórico comandado pela pesquisadora Anita Machado. 

A proposta é estimular habilidades técnicas e também promover reflexões sobre identidade, pertencimento e possibilidades de futuro. 

“A Academia de Vida é um projeto sobre sonhar e acreditar que é possível transformar realidades. Fazemos um mergulho nas raízes culturais do estado que temos tanto carinho e fico muito feliz em durante minha trajetória, encontrar pessoas como essas que disseram sim à Academia de Vidas. Ana Paula foi um grande encontro, ninguém melhor que ela para fazer isso se tornar real, amo poder dividir esse sonho com ela”, comenta Thaynara OG. 

Thaynara se emociona ao falar que o projeto Academia de Vida já faz parte do sonho inicial que é promover a cultura e os valores do Maranhão. 

“Precisamos valorizar, cada vez mais o que temos de melhor. Reconhecer que somos capazes é o primeiro passo para valorização e reconhecimento pessoal. Com as oficinas, estamos oferecendo essa troca de conhecimento com os melhores em suas áreas. É revigorante ouvir os depoimentos dos participantes”, finaliza Thay.

Na primeira edição, realizada no Shopping da Ilha, 100 alunos estiveram presentes nas oficinas e foram recepcionados no Teatro Arthur Azevedo para a formatura. A gerente de Marketing do Shopping da Ilha, Carol Berger, entende que essas atitudes são importantes para a relevância do evento, incluir os jovens.

 “Entendemos a importância de eventos culturais para a cidade e ainda mais pro aquecimento do comércio. O São João da Thay fez essa feliz união: enaltece a cultura, tem cunho social e caráter inclusivo! Assim o Shopping da Ilha celebra essa parceria já pelo segundo ano!” afirma Carol Berger.

A ação integra a série de agendas da sétima edição do São João da Thay, que será realizado nos dias 6 e 7 de junho com o ineditismo de ser um evento gratuito no Espaço Reserva/Shopping da Ilha.

Mais de 104 mil pessoas atuam na construção civil no Maranhão em 2025

23,6% de todas as vagas industriais abertas no Maranhão em março foram para obras de construção de prédios

SÃO LUÍS – Mais de 104 mil pessoas trabalham atualmente na construção civil no Maranhão. O dado, referente ao mês de março de 2025, é da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e confirma a força do setor na geração de empregos formais no estado. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 23,6% de todas as vagas industriais abertas no Maranhão em março foram para obras de construção de prédios.

A formalização também tem avançado. Serviços que antes eram realizados de maneira informal agora passam, com mais frequência, a serem registrados com carteira assinada. Segundo a Fiema, esse movimento tem impulsionado a estruturação da indústria da construção, tornando o setor cada vez mais profissionalizado.

Entre as empresas que se destacam nesse cenário está a MRV, maior construtora da América Latina. Somente em 2024, a companhia contratou 446 profissionais para suas obras no estado. O número acompanha o ritmo de produção da empresa, que lançou dois empreendimentos no Maranhão no período, sendo o Dunas do Horizonte, lançado em março em São José de Ribamar (Paço do Lumiar), e o Torres dos Franceses, lançado em maio em São Luís.

As contratações foram distribuídas ao longo de todo o ano, com maior volume nos meses de fevereiro (79), julho (74) e abril (62). A maioria das vagas foi para serventes (185), seguidos por pedreiros (74), montadores de formas metálicas (45), armadores (24) e carpinteiros (21). Também foram contratados eletricistas, pintores, bombeiros hidráulicos, estagiários e profissionais das áreas técnica e administrativa.

“Nas obras tivemos oferta de vagas para engenharia, técnicos de segurança do trabalho, montadores de forma metálica, armadores, pedreiros, pintores, eletricistas, bombeiro hidráulico e ajudantes de obra”, afirma o gestor de Obras, Yuri Andrade.

AmoVinho recebe fisioterapeuta pélvica Leydianne Sousa nesta terça

Leydianne Sousa é fisioterapeuta pélvica e ministra palestra na AmoVinho nesta terça (3)

SÃO LUÍS – “Sexualidade e cuidados íntimos” é o tema da palestra que a fisioterapeuta pélvica e empresária Leydianne Sousa vai proferir na noite desta terça-feira (3), às 19h, durante mais uma edição do projeto ‘Terça para Mulheres’, da AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon.

A convidada, que tem sólida formação e ampla experiência clínica, estava em Curitiba (PR), como uma das palestrantes convidadas do Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica, considerado o mais importante da América Latina.

O projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM), que tem como curadora a jornalista Dalva Rêgo, é realizado semanalmente, sempre como uma palestrante convidada e um tema diferente. As reservas para uma mesa no bistrô podem ser feitas pelo WhatsApp para (98) 98295-0010.

O jantar executivo harmonizado com entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho liberada entre 19h e 22h sai por apenas R$135,00.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima