Campanha de segurança ferroviária mobiliza comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás

Ações educativas são realizadas em escolas, associações de bairro e no Trem de Passageiros da Vale (Foto: Divulgação/Vale)

SÃO LUÍS – Ao longo deste mês, a Vale intensificou as ações de conscientização sobre segurança ferroviária nos municípios vizinhos à Estrada de Ferro Carajás, que conecta Parauapebas (PA) a São Luís (MA). As atividades estão sendo realizadas em escolas, associações de bairro e também durante as viagens do Trem de Passageiros, com o objetivo de reforçar comportamentos seguros e promover a convivência harmoniosa com a ferrovia.

Em Marabá (PA), a Escola Municipal José Flávio Alves de Lima recebeu uma dessas ações educativas. O professor Francisco Pereira Neto destacou a importância da iniciativa: “Essas orientações são fundamentais, especialmente porque muitas crianças atravessam a ferrovia diariamente para ir de um bairro para outro. Além disso, há um fluxo constante de novas famílias chegando à região. Com essas palestras frequentes, conseguimos manter a comunidade bem informada sobre os riscos e os cuidados necessários no dia a dia”.

As próximas ações serão realizadas no Trem de Passageiros da Vale, durante as viagens dos dias 26 e 27 de junho, quando, de forma lúdica e em clima de São João, a Trupe Teoria das Artes dará dicas de segurança para os usuários. Nesses dias, os passageiros poderão participar de oficinas de criação de gravatinhas juninas, pintura facial e confecção de minichapéus caipiras no Vagão Social, espaço do trem onde são realizadas ações e serviços de cidadania para os usuários.

Além das ações educativas e culturais, a Vale está reforçando as orientações de segurança por meio de programetes de rádio e divulgação em carros de som em comunidades vizinhas à ferrovia.

Confira algumas dicas de segurança:

– Em áreas próximas aos trilhos, manter-se atento é o primeiro passo para evitar imprevistos. Escolha sempre caminhos seguros, respeite as sinalizações e redobre a atenção com crianças.
– Antes de atravessar a ferrovia, pare, olhe e escute.
– Utilize o celular apenas em locais seguros, longe dos trilhos. Próximo à ferrovia é preciso manter a atenção.
– Ao avistar um trem, mantenha uma distância segura e aguarde em um local protegido. Trens não conseguem parar rapidamente.
– As passagens sinalizadas são locais seguros para cruzar a ferrovia. Não arrisque atravessar por outros pontos.
– Se beber, não dirija.

Colônia de Férias do Upaon Açu agita o período de recesso escolar

Proposta é oferecer dias com experiências variadas, como jogos, oficinas, brincadeiras tradicionais, contação de histórias, atividades culturais, leitura envolvente e até culinária

SÃO LUÍS – Com a chegada das férias escolares, muitas famílias se deparam com um desafio recorrente: como ocupar o tempo das crianças sem recorrer, o tempo todo, às telas? Em um cenário em que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos preocupa especialistas da saúde e da educação, iniciativas que estimulam o brincar livre, a criatividade e o convívio social ganham ainda mais importância.

É nesse contexto que a escola Upaon Açu realiza, entre os dias 30 de junho e 11 de julho, uma colônia de férias voltada para crianças dos 4 aos 12 anos de idade. A proposta é oferecer dias com experiências variadas, como jogos, oficinas, brincadeiras tradicionais, contação de histórias, atividades culturais, leitura envolvente e até culinária.

Programação

As atividades estão organizadas em dois períodos: de 30 de junho a 4 de julho e de 7 a 11 de julho, com turmas pela manhã (8h às 11h30) e à tarde (14h às 17h30). As crianças são agrupadas por faixa etária e acompanhadas por profissionais de áreas como pedagogia, educação física, psicologia, nutrição e psicomotricidade.

Toda a programação ocorre em diferentes ambientes preparados especialmente para as crianças. Entre eles, salas de estimulação com jogos de raciocínio, cartas, tabuleiro, áreas de descanso, quadras esportivas e espaços destinados a teatro, dança, música e oficinas práticas. Entre os destaques está o banho de carro-pipa, que resgata memórias afetivas e apresenta às novas gerações uma forma simples e divertida de brincar.

A alimentação também faz parte da proposta. Os participantes recebem lanches saudáveis e participam da oficina “Mão na Massa”, onde preparam receitas com orientação nutricional. A escola garante adotar protocolos rigorosos de segurança e monitoramento constante.

Planos

A ideia da escola Upaon ao abrir as portas durante duas semanas em pleno recesso escolar é oferecer às famílias uma alternativa para quem busca experiências significativas, com foco em atividades presenciais, contato entre as crianças e rotinas menos mediadas por dispositivos eletrônicos.

As vagas são limitadas e as inscrições seguem abertas, inclusive, para crianças que não estudam no Upaon. É possível contratar o serviço por uma ou duas semanas; por turno ou integral (matutino e vespertino); ou, ainda, contratar uma diária avulsa.

Para mais informações, basta visitar a escola em horário comercial, das 8h às 18h, ou fazer contato telefônico por meio dos números (98)3334-7000 e (98)3334-7001. Entretanto, prezando pela segurança de toda a comunidade escolar, as inscrições são realizadas apenas presencialmente pelos responsáveis diretos de cada criança, na recepção da escola, que fica situada na Alameda A, Loteamento Quitandinha, Alto do Calhau, em São Luís.

Vila Aty brilha de novo em Atins

Os empresários Jethro Raposo (à esquerda) e Saulo Prazeres comemoram premiação recebida pelo hotel Vila Aty (Foto: Weslley Alexandre/Vila Aty)

SÃO LUÍS – O requisitado hotel Vila Aty, em Atins, está comemorando em grande estilo: recebeu pelo quarto ano consecutivo o cobiçado prêmio Travelers’ Choice 2025, do Tripadvisor, plataforma mundial de viagens.

Essa chancela, que coloca a hospedagem entre as 10 melhores do mundo, reafirma o compromisso dos sócios Saulo Prazeres e Jethro Raposo em oferecer uma experiência completa e sustentável para seus hóspedes, especialmente as famílias, que encontram por lá todo o conforto e diversão para aproveitar ao máximo o paraíso dos Lençóis Maranhenses.

Para elevar ainda mais essa experiência, nos últimos meses, o hotel implementou o conceito de “full experience”, passando a oferecer passeios turísticos exclusivos na deslumbrante região dos Lençóis Maranhenses por meio de sua agência própria, a Gaivota Eco Tur Hub.

O objetivo é complementar as experiências de hospitalidade e a gastronomia de alto padrão já oferecidas pelo Vila Aty e pelo renomado restaurante Okarú, que funciona nas dependências do hotel.

Nos últimos meses, o hotel tem aplicado o conceito de full experience e passou a ofertar passeios turísticos na região dos Lençóis Maranhenses

Para os sócios-diretores do empreendimento, Saulo Prazeres e Jethro Raposo, a premiação demonstra que o Vila Aty tem exercido de maneira exitosa o seu propósito de oferecer experiências significativas aos clientes de maneira sustentável. “Nos empenhamos para proporcionar uma estada memorável aos nossos hóspedes, ao mesmo tempo que cuidamos do meio ambiente e contribuímos com a comunidade ao nosso redor”, afirma Raposo.

Segundo Saulo Prazeres, esse reconhecimento é resultado da cultura cultivada pela hospedagem de servir com alegria e receber muito bem todos os públicos, principalmente famílias. “O Vila Aty dispõe de quartos quádruplos e possui diversas opções de lazer, como piscinas, playground e quadra de esportes, para que pessoas de todas as idades possam aproveitar ao máximo a permanência em Atins”, destaca o empresário.

Experiência completa — Nos últimos meses, o hotel tem aplicado o conceito de full experience e passou a ofertar passeios turísticos na região dos Lençóis Maranhenses por meio de agência própria, a Gaivota Eco Tur Hub. O intuito é complementar as experiências de hospitalidade e gastronomia de alto padrão promovidas pelo Vila Aty e pelo restaurante Okarú, que funciona no hotel.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima