Show Tardezinha disponibiliza ingressos promocionais

SÃO LUÍS – Esgota nesta quarta-feira (9) a Casadinha Solidária para aquisição de ingressos para a Tardezinha, evento confirmado para 19 de julho, no Centro Histórico de São Luís, e que será comandado pelo astro Thiaguinho, um dos mais carismáticos e talentosos artistas brasileiros. 

A produção está a cargo da produtora Gajo Entretenimento, dos empresários Nathássia Vidal e Paulo Siqueira. É um dos eventos mais esperados das férias de julho e os ingressos podem ser adquiridos pela Bilheteria Digital ou nas lojas Chilli Beans do Pátio Norte Shopping, Rio Anil Shopping e Shopping da Ilha, em até duas vezes no cartão. 

A label Tardezinha está completando dez anos e o cantor Thiaguinho vai celebrar em grande estilo brindando com os maranhenses. 

CDL São Luís realiza 3º Pitch CDL com foco em negócios e inovação empresarial

Iniciativa busca aproximar empresários, gerar networking qualificado e fomentar parcerias comerciais

SÃO LUÍS – Empresas maranhenses terão mais uma oportunidade para apresentar seus produtos, serviços e diferenciais durante o 3º Pitch CDL, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís. O evento será realizado na próxima quinta-feira (17), das 8h às 12h, na sede da entidade, na Rua da Estrela (Centro), aberto a empreendedores dos mais diversos segmentos.

A iniciativa busca aproximar empresários, gerar networking qualificado e fomentar parcerias comerciais, fortalecendo o ecossistema empreendedor local. O formato do encontro inclui apresentações rápidas, no estilo “pitch”, durante o qual os participantes têm tempo cronometrado para apresentar suas empresas a uma plateia formada por outros empreendedores, investidores e representantes do setor produtivo. Essas miniexposições são intercaladas com momentos de conexões presenciais entre os participantes.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, destaca que o Pitch CDL vem se consolidando como uma vitrine importante para negócios locais. “Nosso objetivo é criar um ambiente estratégico de conexões e oportunidades. O Pitch CDL nasceu para valorizar o empreendedorismo maranhense e permitir que empresas de pequeno e médio portes mostrem seu potencial de forma prática e objetiva.”, afirma Fábio Ribeiro.

O evento, que já foi realizado em 2018 e 2029, é gratuito, mas é indispensável a doação de um quilo de alimento não perecível. A inscrição deve ser feita no site do Sympla.

Evento “Conexão RH” é realizado na sede da Potiguar

Diretor comercial da Potiguar, Adriano Pestana, com a gerente de RH, Conceição Guimaraes, e a diretora financeira, Sandra Viana, no evento Conexão RH

SÃO LUÍS – A Potiguar Cohama foi palco do “Conexão RH – Conectando Líderes de RH”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Maranhão (ABRH-MA). O evento reuniu lideranças da área de Recursos Humanos de diversas organizações, promovendo momentos ricos de trocas de experiências, reflexões sobre práticas de gestão e discussão dos desafios e oportunidades do setor de RH no cenário atual.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas pela Potiguar em sua jornada interna de valorização de pessoas. Os cases apresentados reforçaram o compromisso da empresa com uma gestão humanizada, baseada em valores sólidos e no respeito às pessoas. O Diretor Comercial Adriano Pestana e a Ger. de RH Conceição Guimarães compartilharam a visão estratégica da empresa que prioriza as pessoas.

Caixa apresenta espetáculo ‘Autobiografia Autorizada’ em São Luís

‘Autobiografia Autorizada’ é uma obra autobiográfica criada por Paulo Betti, baseada em textos produzidos durante sua adolescência e artigos semanais que ele escreveu por quase trinta anos

SÃO LUÍS – Chega a São Luís (MA) o aclamado monólogo ‘Autobiografia Autorizada’, com texto e atuação de Paulo Betti. O espetáculo será apresentado no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 12 e 13 de julho de 2025, com patrocínio da Caixa e do Governo Federal.

Com direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi, o monólogo já passou pelas unidades Caixa Cultural Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, São Paulo e Brasília.

Autobiografia Autorizada é uma obra autobiográfica criada por Paulo Betti, baseada em textos produzidos durante sua adolescência e artigos semanais que ele escreveu por quase trinta anos para o jornal de sua cidade natal. Na peça, que estreou em 2015, Betti apresenta vários personagens de sua vida, incluindo seu pai, mãe e avó, proporcionando ao público uma experiência divertida e emocionante.

Aos 71 anos, o ator traz à tona sua trajetória de superação: saído de um contexto rural, onde seu avô, um imigrante italiano, trabalhava como meeiro para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta que se tornou empregada na cidade, Betti foi o décimo quinto filho e, apesar das dificuldades, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, formou-se pela Escola de Arte Dramática da USP e lecionou na Unicamp, entre 1977 e 1984. “A fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e poético, merece ser compartilhada para provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, afirma o ator.

Juliana Betti, filha de Paulo e codiretora do espetáculo, destaca a importância emocional e reveladora do projeto. Ela compartilha que, ao ser convidada para dirigir a peça, ficou impressionada ao descobrir muitas histórias desconhecidas sobre a vida de seu pai, o que aprofundou sua admiração por ele.

Sessão acessível

A temporada do espetáculo no Teatro Arthur Azevedo terá, no dia 13 de julho (domingo), sessão acessível com intérpretes em Libras e Audiodescrição. É uma oportunidade para que pessoas com deficiência auditiva e visual tenham amplo acesso ao conteúdo do espetáculo, favorecendo, assim, a inclusão nas atividades culturais.

Workshop

Paulo Betti oferecerá também um Workshop de interpretação para Teatro e TV, no dia 12 de julho (sábado), a partir das 14h30, para artistas e aspirantes às artes cênicas. O objetivo é proporcionar contato com a interpretação, oferecendo técnicas, ritmo e os tipos de dramaturgia característicos dessas modalidades.

Os encontros serão direcionados para a relação entre o ator e a câmera/palco: suas implicações na interpretação, na relação com o espaço, com seu corpo, sua voz, sua imagem e com a verdade cênica. No workshop, o ator compartilha bastidores de estúdios de TV e coxias de teatro, que servem como campo de preparo e aprimoramento da interpretação.

Alunorte reduz 700 mil toneladas de CO2 um ano após adoção de gás natural

Refinaria estima corte de 35% nas emissões em 2025

SÃO LUÍS – A Alunorte, maior refinaria de alumina em planta única do mundo, alcançou uma redução anual de 700 mil toneladas de CO2 após converter 13 equipamentos do óleo combustível para o gás natural.

A mudança, iniciada em 2024, marca o avanço da planta na jornada de descarbonização da cadeia do alumínio. Em 2025, ano em que completa 30 anos de operação, a refinaria projeta uma queda total de 1,4 milhão de toneladas de emissões — o equivalente a 35% de redução frente ao patamar de 2017.

A substituição do combustível fóssil foi viabilizada por um investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura e segurança operacional na unidade de Barcarena (PA). O projeto envolveu 330 profissionais e foi conduzido com foco em eficiência energética, segurança e inovação tecnológica.

O uso de gás natural representa um marco estratégico, já que emite até 50% menos gases de efeito estufa que fontes como petróleo ou carvão.

Além da conversão para gás, a Alunorte instalou três caldeiras elétricas, responsáveis por evitar a emissão de até 550 mil toneladas de CO2 ao ano. O consumo dessas unidades é parcialmente suprido por fontes renováveis, como os projetos de energia solar em Mendubim (RN) e o parque eólico Ventos de São Zacarias (PE/PI), operados pela Hydro REIN e parceiros.

Juntas, as usinas geram até 1.000 MW de energia, dos quais mais da metade é destinada à refinaria.

A Norsk Hydro mantém a meta de reduzir suas emissões em 30% até 2030 e alcançar carbono neutro até 2050 ou antes.

Quando investimento, tecnologia e metas claras se alinham, descarbonizar deixa de ser promessa. Qual setor será o próximo a acelerar?

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima