
SÃO LUÍS – O frigorifico Fribal recebeu em torno de 500 animais para avaliação durante a sexta etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Igarapé do Meio. O evento é fruto da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e a Associação dos Criadores de Nelore no Brasil (ACNB).
Com mais de 8,3 milhões de cabeças de gado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão se consolidou como o segundo maior rebanho bovino da região. Cerca de 80% desse total é composto pela raça Nelore, evidenciando sua predominância e importância na pecuária local. Já o município de Igarapé do Meio abriga, em média, 28 mil cabeças de gado atualmente, segundo o IBGE.
“A parceria entre a ACNB, a Matsuda e o Grupo Fribal para a realização desta avaliação teve como foco o aprimoramento genético e o aumento da produtividade da raça Nelore. Pelo segundo ano consecutivo, o Circuito foi realizado em Igarapé do Meio, representando uma oportunidade valiosa para avançarmos nesses objetivos comuns. Estamos animados com o sucesso desta etapa e prontos para celebrar os avanços contínuos da pecuária na região”, destacou Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.

Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de marcas como Fribal entre outras. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.