Conheça o mestre por trás de grandes clássicos que estará no Samba Brasil São Luís

Toninho Geraes

SÃO LUÍS – Quando se fala em samba de raiz, é impossível não citar Toninho Geraes. Compositor de mão cheia e intérprete apaixonado, ele é responsável por alguns dos maiores clássicos do gênero nas últimas décadas.

Canções como “Mulheres”, “Uma Prova de Amor” e “Se a Fila Andar” atravessam gerações e continuam embalando rodas de samba por todo o Brasil. Agora, o público maranhense terá a chance de vê-lo de perto no Samba Brasil São Luís, que será no dia 23 de agosto, a partir das 17h, na área externa do São Luís Shopping.

O evento promete ser uma grande celebração ao samba e ao pagode, reunindo nomes de peso como Péricles, Turma do Pagode, Menos é Mais, Suel e Feijoada Completa. Mas a presença de Toninho Geraes carrega um significado especial: é a oportunidade de assistir a um artista que ajudou a escrever parte da história do samba brasileiro.

Mineiro de Belo Horizonte, Toninho deixou as montanhas de Minas para se lançar no efervescente cenário musical do Rio de Janeiro. A caminhada até o reconhecimento foi longa e marcada por desafios, mas o talento falou mais alto. Hoje, é considerado um dos maiores compositores vivos do país, dono de um repertório que mistura poesia, brasilidade e a essência boêmia do samba.

Suas obras ganharam voz nas interpretações de lendas como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Moacyr Luz.

Festa “Balacoboaco” agita o domingo com mistura de estilos musicais

Mairla Oliveira, da banda Mix in Brazil

O LUÍS – Música, alegria e muita diversidade de estilos, cores e tons, no domingo (17), após a Feirinha São Luís, no Tebas Bar (Centro). A festa “Balacoboaco” será realizada a partir das 15h, no charmoso casarão, com uma roda de samba comandada por mulheres, o Samba de Mina, DJ Aatryb, DJ Cibele e a banda Mix in Brazil.

Os ingressos estão à venda on-line na Bilheteria Digital, ou via WhatsApp e sem taxa, por meio do número (11) 98884-3001.

Integrantes do Samba de Mina, que está na programação

Mais do que uma festa, o Balacobaco é uma vivência musical, visual e sensorial, criada para quem valoriza música boa, liberdade, estética e representatividade. A proposta é clara: ocupar o domingo com samba, axé e brasilidade em um evento mensal, no formato sunset, sempre das 15h às 23h no pós-feirinha, criando uma atmosfera única sob as cores do pôr do sol.

O projeto nasce com um propósito: oferecer um espaço de qualidade para o público LGBTQIAPN+ e para todos que desejam viver experiências intensas em um ambiente acolhedor, bonito e cheio de identidade.

Música e propósito

O Balacobaco traz uma roda de samba 100% feminina , com repertório que reverencia nomes como Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, além de Cibelle Camilo e Aatryb com um set cheios de brasilidades e tropicalismo — de Caetano a Jorge Ben, de Gal a Gil.

Para deixar a pista ainda mais quente, o evento recebe a banda Mix in Brazil , com um show vibrante e cheio de energia, levando o melhor do axé e grandes clássicos que marcaram gerações.

AmoVinho recebe Marcelo Aragão na próxima terça

Marcelo Aragão estará na AmoVinho na próxima terça-feira (19)

SÃO LUÍS – A AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, recebe, na próxima terça-feira (19), às 19h30, um dos mais vitoriosos empresários do ramo do show-business no Maranhão. Marcelo Aragão foi convidado para participar da edição desta semana do Negócios & Vinhos, com Fernando Coelho.

Marcelo Aragão, que é sócioproprietário da 4Mãos, vai abordar o tema ‘Experiência do Cliente e Entretenimento’.

“É mais uma edição especial do nosso projeto que conecta pessoas, oportunidades e bons rótulos. Convidamos Marcelo Aragão para um encontro que promete muito networking, conversas inspiradoras e, claro, uma experiência gastronômica única”, frisa Fernando Coelho, diretor do Instituto Experiência do Cliente e mediador do bate-papo.

As reservas podem ser feitas pelo telefone (98) 98295-0010.

Equatorial promove campanha de conscientização sobre segurança com pipas

Representantes da Equatorial Maranhão reunidos com o Corpo de Bombeiros, Procon-MA e Guarda Municipal de São Luís

SÃO LUÍS – No primeiro semestre de 2025 foram registradas 1.516 ocorrências de pipas na rede elétrica no estado, sendo 516 delas só em São Luís
Empinar pipas é uma brincadeira divertida, porém, quando praticada de forma inadequada ou em locais inapropriados, como perto da rede elétrica, a diversão se torna perigosa, já que pode causar acidentes graves, além de prejudicar o fornecimento de energia.

Com foco na segurança da população e no comportamento, nesta terça-feira (12), representantes da Equatorial Maranhão se reuniram com o Corpo de Bombeiros, Procon-MA e Guarda Municipal de São Luís, na sede da Distribuidora, na capital, onde foi firmada uma parceria com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica. Além disso, foram discutidos os perigos do uso indevido do cerol e da “linha chilena” que, apesar de ser proibido por Lei, é uma prática comum no estado, que tem causado diversos acidentes graves com a população, além de afetar o fornecimento de energia.

Segundo levantamento da Equatorial Maranhão, só no primeiro semestre de 2025, já foram registradas 1.516 ocorrências de pipas em contato com a rede elétrica no estado, que afetaram o fornecimento de energia. No mesmo período de 2024, foram 1.051 ocorrências, o que mostra que 2025 teve um crescimento de 44,24% no número de casos. São Luís lidera o ranking com o maior número de registros, com 516 ocorrências no primeiro semestre de 2025, contra 306 no mesmo período do ano passado, um crescimento de 68,62%.

Durante o evento, o Superintendente Regional da Distribuidora, Sergio Carvalho, apresentou esses números e traçou estratégias para conscientizar a comunidade e mitigar esse tipo de ocorrência. “Fizemos um encontro importante de aproximação entre o poder público e privado, onde juntos vamos promover uma campanha em prol da segurança de todos, para diminuir essas estatísticas e sensibilizar a população, com ações educativas, blitz informativas nos locais de maior incidência de ocorrências, mapeamento e sinalização dos locais seguros para praticar a brincadeira, além de fiscalizações para coibir a comercialização e o uso indevido da ‘linha chilena’ e do cerol”, informou o superintendente.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Coronel Célio Roberto, apoiou a iniciativa e ratificou a importância da campanha. “Estamos com um problema muito sério no Maranhão, principalmente em São Luís, que é o uso da ‘linha chilena’ e do cerol. A prática é proibida por Lei Estadual e pode causar acidentes graves, como cortes e mutilações, além de choques elétricos, nos casos em que essa linha entra em contato com a rede de energia. Queremos contar com o apoio de todos, para que atendam a esse chamamento da campanha e ajudem a salva vidas”, alertou o comandante.

No mês de julho deste ano, no bairro Forquilha, em São Luís, uma pipa com “linha chilena” quase partiu cabos de alta tensão de 69 mil Volts, o que poderia afetar mais de 30 mil clientes na região. Além de comprometer o fornecimento, caso os cabos tivessem partido e caído ao solo, o risco de acidente seria grande, por se tratar de uma área residencial.

Ainda no mês de julho, um jogador de futebol do time MAC foi ferido no pescoço por uma linha de pipa com material cortante, durante um jogo no Estádio Castelão, em São Luís. O ocorrido reacendeu o alerta para o perigo do uso criminoso desse tipo de linha, que oferece risco à população e já causou diversos acidentes, inclusive fatais, não só no Maranhão, mas em todo o país.

Parceria foi firmada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica


Uso de cerol e de linhas cortantes é crime

Ainda muito utilizado nas pipas, o “cerol” — material aplicado na linha — representa um fator de risco por conter raspas de vidro e pó metálico em sua composição. Além de comprometer a segurança da população, ele também se torna um condutor de eletricidade. É importante ressaltar que o uso do cerol é proibido pela Lei Estadual nº 11.344/2020, que veta a comercialização da substância composta por vidro moído e cola.

Mutirão Pipa Segura

Como parte das ações da campanha, um mutirão de segurança será realizado ainda este mês, com uma grande mobilização educativa, em São Luís, envolvendo a Distribuidora, o Corpo de Bombeiros do Maranhão, poder público e líderes comunitários, que vão para as comunidades informar sobre as práticas seguras de empinar pipa e alertar sobre os perigos quando a brincadeira é feita de forma inadequada ou em locais inapropriados.

A ação faz parte do movimento “Vc + Seguro” e tem como objetivo levar mais conhecimento à população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar sobre os perigos de empinar pipa perto da rede elétrica e sobre os riscos de usar linhas cortantes, reforçando o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos.

Mesmo sendo uma brincadeira, é necessário que, ao praticar a atividade, a população esteja atenta aos cuidados necessários para evitar transtornos. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão orienta à população quanto aos riscos e reforça dicas importantes para empinar pipas com segurança:

· Não deixe as crianças empinarem pipas perto da rede elétrica. O recomendado é estarem em locais descampados, como praias e campos, e sempre supervisionadas por adultos;
· Se a pipa ficar presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois isso representa risco de choque elétrico;
· Atenção à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a possibilidade da pipa ser lançada contra a rede elétrica;
· Não utilize cerol e “linha chilena”: além de proibidos, esses materiais podem causar acidentes graves;
· Atenção ao clima: dias de chuva, especialmente com raios, são perigosos para essa prática;

A Equatorial Maranhão reforça que, em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos, que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e chamem o socorro por meio do SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193), além de ligar para a Equatorial Maranhão, na Central 116, para que as equipes desliguem a rede elétrica, quando necessário.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima