Diretor da Marandu participa do Startup Summit 2025

Roberto Serra representa o estado em discussões sobre tecnologia, pesquisa e desenvolvimento regional

SÃO LUÍS – O Maranhão está presente no maior encontro de especialistas em inovação da América Latina.

O professor Roberto Serra, diretor da Agência de Inovação Marandu, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participa do Startup Summit 2025.

O evento está em andamento em Florianópolis (SC) e o professor Roberto representa o estado em discussões sobre tecnologia, pesquisa e desenvolvimento regional.

É, sem dúvida, uma oportunidade para fortalecer parcerias e mostrar o potencial maranhense em inovação.

Companhia Barrica realiza programação nesta sexta-feira

‘Clareou Terreiro – O Desparecer da Estrela’ inclui cortejo pelas ruas, a partir das 17h, e apresentações na Casa Barrica, na Madre Deus, às 19h

SÃO LUÍS – A Companhia Barrica envolve a comunidade em uma grande festa na tarde/noite desta sexta-feira (29) para a comemoração e encerramento da exitosa temporada junina de 2025, dentro do projeto ‘Boizinho Barrica – 40 Anos-Luz’, alusivo aos seus 40 anos de existência, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Equatorial Maranhão e apoio do Laboratório Cedro.

O evento batizado de ‘Clareou Terreiro – O Desparecer da Estrela’ terá início com um esfuziante cortejo do Boizinho Barrica partindo da Capela de São Pedro, em direção à Casa Barrica. Os brincantes e seus seguidores rumarão pela Rua São José, passando pela antiga residência do compositor Luiz Bulcão, contornando a casa do produtor cultural Toty, para subir a Rua Múcio Teixeira, chegando à residência dos saudosos Manduca e Belinha, onde o Barriquinha, a partir dali, se juntará aos demais para prosseguirem até o Largo de Mãe Bibica, no coração da Madre Deus, e, assim, adentrarem à Casa Barrica, entre os seus amores, fulgores e vivas! O cortejo pelas ruas e as apresentações na Casa Barrica serão registrados em audiovisual para o arquivo da Companhia Barrica.

‘Desparecer da Estrela’ é uma representação simbólica do auto do Boizinho Barrica e um brinde ao trabalho realizado no primeiro semestre deste ano e que teve seu ápice durante os festejos juninos

A festa terá continuidade com as apresentações do Barriquinha (19h), Boizinho Barrica (20h30) e do grupo Sindicato do Samba (22h). A entrada é franca e os ingressos podem ser adquiridos por meio do link na bio da Companhia Barrica no Instagram (@companhiabarrica).

Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, ‘Clareou Terreiro – O Desparecer da Estrela’ é uma representação simbólica do auto do Boizinho Barrica e um brinde ao trabalho realizado no primeiro semestre deste ano e que teve seu ápice durante os festejos juninos, com as apresentações do grupo nos meses de junho e julho. Foram várias exibições em arraiais e outros espaços juninos. A Companhia Barrica também passou pelo interior do estado, levando todo o seu lirismo e musicalidade. Como também em São Paulo, quando do lançamento das festas juninas maranhenses, promovido pelo Governo do Estado.

“Nós começaremos a programação desta sexta-feira pela Capela de São Pedro justamente para agradecer a ele e aos demais santos juninos por nos abençoar e nos dar criatividade, energia e disposição para cumprir uma temporada de muitas apresentações e provas de amor à nossa cultura e tradições. Foi um trabalho realizado por um batalhão de artistas e profissionais que se doaram neste projeto dedicado à comunidade e que, se Deus quiser, se manterá firme e forte, assim como a nossa fé inabalável”, disse José Pereira Godão.

Feijoada beneficente de Cláudio Carvalho será em outubro

Natália Deodato, Victor Muniz, Diogo Dutra, Francisco Garcia e Walério Araújo estarão no evento

SÃO LUÍS – Vem aí a décima edição da feijoada beneficente organizada pelo designer de sapatos Cláudio Carvalho. O evento será realizado no Palazzo, no Araçagi, no dia 5 de outubro, às 13:39h, exclusivo para 400 convidados. O tema deste ano será ‘Azulejos de São Luís’. As camisas serão entregues mediante doação de brinquedos, a serem doados a crianças carentes.

As atrações que farão parte do evento solidário são DJ Flávio Durans, Samba de Reis, Vitor Muniz e Thais Moreno. A participação especial será a cantora Iara Costa.

Presenças vips também estão confirmadas: a Ex BBB Natália Deodato, o estilista Walério Araújo e os influenciadores digitais Francisco Garcia e Diogo Dutra.

Mais informações: (98) 98136 0089

Deputado Juscelino Filho anuncia construção de mais de 4 mil casas populares

Parlamentar destaca atenção especial do governo Lula com o Maranhão e sua atuação junto ao Ministério das Cidades

SÃO LUÍS – “Tem mais notícia boa chegando para o nosso Maranhão. O governo Lula anunciou nova seleção de propostas do Minha Casa, Minha Vida para a construção de mais 4 mil moradias em 178 cidades do estado com até 50 mil habitantes. É o sonho da casa própria chegando para milhares de maranhenses”, comemorou o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA), nesta quinta-feira (14).

Segundo o Ministério das Cidades, serão cerca de 60 mil unidades habitacionais em mais de 2,7 mil municípios brasileiros selecionados. Os recursos para a execução dos projetos são provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Só no Maranhão, caso todas as propostas selecionadas sejam aprovadas, o investimento será de cerca de R$ 570 milhões.

“Fico feliz com mais essa conquista fruto do nosso trabalho e da atenção especial que o presidente Lula tem tido com o Maranhão. A nossa atuação, como ministro das Comunicações e deputado federal, junto ao amigo Jader Filho, ministro das Cidades, tem possibilitado com que milhares de famílias realizem o sonho da casa própria e tenha uma vida melhor. Vamos seguir dialogando e trabalhando em Brasília para buscar melhor qualidade de vida para nossa gente”, disse Juscelino.

O Maranhão terá um total de 4.065 casas construídas, sendo o quarto estado mais contemplado. No Nordeste, ficou atrás apenas da Bahia. Os municípios selecionados devem cadastrar suas propostas no período de 18 de agosto até 12 de setembro deste ano, na plataforma TransfereGov. Eles foram avaliados pelos requisitos técnicos de desenvolvimento urbano, econômico, social de cada localidade, focando na qualidade de vida das famílias a serem beneficiadas.

As cidades que tiverem suas propostas habilitadas e selecionadas terão até 10 de março de 2026 para reunir toda documentação necessária para a contratação junto à Caixa Econômica Federal. A ação garantirá subsídio para a construção de novas moradias em áreas urbanas. O repasse de recursos da União para produção ou aquisição de novas residências limita-se a R$ 140 mil por unidade.

Divino Encanto abrirá as portas em setembro no Olho d’Água

Márcia G inaugura sua loja Encanto Divino no dia 3 de setembro

SÃO LUÍS – No dia 3 de setembro, São Luís recebe um novo espaço que promete encantar e emocionar: a Divino Encanto Presentes & Papelaria Criativa. Localizada na Avenida Mário Andreazza, Centro Comercial Amsterdã, no bairro Olho D’Água, a loja abre suas portas oferecendo mais do que produtos, mas uma experiência de afeto e significado.

A Divino Encanto nasceu com o propósito de transformar o ato de presentear em um gesto carregado de amor, cuidado e propósito. Cada detalhe do espaço foi pensado para criar memórias afetivas e proporcionar momentos únicos a quem visita.

Idealizada por Márcia G., educadora, mentora e empreendedora, a loja é fruto de um sonho cultivado ao longo de quatro anos, inspirado pelo desejo de empreender e inspirar pessoas especialmente mulheres e jovens a florescerem em todas as áreas da vida.

O público vai encontrar na Divino Encanto presentes criativos e diferenciados, capazes de emocionar em qualquer ocasião. “A Divino Encanto nasceu como um sonho, incentivado por amigas e movido pela vontade de servir e inspirar. Hoje, esse sonho se torna realidade e abre suas portas para acolher cada pessoa com amor e dedicação”, afirma Márcia G., fundadora da marca.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima