Alunos da Faene se preparam para exame nacional de desempenho

Acadêmicos dos cursos de Administração e de Logística se preparam para o Enade 2025

SÃO LUÍS – A Faculdade de Negócios Faene, instituição de ensino superior com sede no bairro Angelim, realizará encontros voltados para alunos formandos dos cursos de graduação em Administração e em Logística sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2025).

“Trata-se de uma avaliação do governo federal que mede o desempenho de alunos concluintes de cursos de graduação, avaliando conteúdos, habilidades e competências”, explica Michele Carreira, diretora geral da Faene.

O Enade é anual, mas para cada área do conhecimento a periodicidade máxima é de três anos. O exame é obrigatório para estudantes concluintes e a inscrição é responsabilidade da instituição de ensino.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Evento celebra Dia Estadual da Abelha Tiúba

Evento foi realizado na Praça João Lisboa e houve degustação de mel

SÃO LUÍS – A Praça João Lisboa, em frente à Agência Marandu, foi palco, no dia 9 de setembro, das comemorações pelo Dia Estadual da Abelha Tiúba. O evento destacou a importância desse polinizador crucial para a biodiversidade do Maranhão e celebrou a sinergia entre tradição, ciência e empreendedorismo.

A data está diretamente ligada ao trabalho da Agência Marandu, um dos braços tecnológicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Conforme Roberto Serra, diretor da Agência, a vocação da instituição é levar aos setores empresariais e sociais produtos com qualidade e viabilidade cientificamente aprovados.

O foco desta edição foi um projeto de uma startup incubada na Agência Marandu, que desenvolveu tecnologias para otimizar e viabilizar a produção e o manuseio do mel da Tiúba. A iniciativa garante maior padronização de qualidade, segurança no processo produtivo e agrega valor ao produto final, beneficiando diretamente os apicultores locais.

Houve exposições, degustação de mel e outros derivados, além de palestras sobre a importância da conservação das abelhas nativas e o papel da inovação tecnológica no fortalecimento da economia criativa e sustentável do estado.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima