
SÃO LUÍS – A Faculdade de Negócios Faene, instituição de ensino superior com sede no bairro Angelim, realizará encontros voltados para alunos formandos dos cursos de graduação em Administração e em Logística sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2025).
“Trata-se de uma avaliação do governo federal que mede o desempenho de alunos concluintes de cursos de graduação, avaliando conteúdos, habilidades e competências”, explica Michele Carreira, diretora geral da Faene.
O Enade é anual, mas para cada área do conhecimento a periodicidade máxima é de três anos. O exame é obrigatório para estudantes concluintes e a inscrição é responsabilidade da instituição de ensino.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.