Livro homenageia o Maranhão por meio dos vinhos Almar

Os escritores Taiana Jung e Rui Marcos entre Calheiro e Almistron Marinho; sobre a mesa, exemplares do livro e garradas do Almar, vinho autoral da AmoVinho contemplado na publicação

SÃO LUÍS – O Maranhão ganhou um destaque especial no livro ‘Contos de Vinho 2 – Histórias e Curiosidades por Trás dos Rótulos’. É que os vinhos Almar, autorais da AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, foram citados na obra de autoria dos escritores Taiana Jung e Rui Marcos, que, recentemente, estiveram na capital para lançar o trabalho fruto de pesquisa minuciosa e que reúne 50 novos rótulos.

No livro, consta que Almar não é uma vinícola, mas uma marca criada em parceria com a Lídio Carraro, nome consolidado na produção de vinho nacional, no Rio Grande do Sul. O projeto nasceu da vontade de contar uma história a partir do vinho, mas, também, de ir além dele.

São rótulos que homenageiam marcos históricos e culturais do Maranhão, uma escolha que vai do nome até a estética dos rótulos: “Al” são as iniciais do nome do criador do  restaurante AmoVinho Bistrô & Adega, Almistron Marinho, e “mar” são as iniciais do Maranhão. A ideia partiu de Francisco, filho de Almistron.

Vinhos Almar homenageiam as belezas culturais e arquitetônicas do Maranhão

A obra destaca o Rota dos Lençóis, da linha Almar,  inspirado no percurso que parte do Rio Preguiças e passa por Vassouras, Caburé, Mandacaru e Atins. A ilustração traz elementos que vão além da paisagem. Cinco casas representam os membros da família Marinho. Cinco palmeiras e cinco paradas completam a narrativa visual, onde a geografia desenha uma cartografia afetiva. Esse rótulo simboliza, ainda, a paixão dos escritores pelos Lençóis Maranhenses, pois ficara marcados pela exuberância do lugar

No dia do lançamento, os autores foram recebidos pelos proprietários do espaço, Almistron, Célia e Calheiro Marinho. Taiana e Rui apresentaram toda a pesquisa que realizaram após a visita a diversas vinícolas. Eles conversaram com especialistas e participaram de muitas degustações. Entre os rótulos, destaque para o vinho Almar, autoral da AmoVinho, que, além de tudo, destaca as belezas naturais e arquitetônicas do Maranhão.

A obra está em seu volume 2 e ficou ainda mais completa, agregando vinhos de 16 países, desde produtores consagrados, como França, Itália, Portugal, Argentina e Chile, até de regiões menos conhecidas, como Bolívia, Romênia e Marrocos. O primeiro volume foi lançado em 2021.

Estão no livro, também, alguns clássicos, como o cobiçado Amarone della Valpolicella Montresor, o precursor dos supertoscanos Tignanello e o emblemático champanhe Cristal. Mas tem também descobertas dos autores, como o uruguaio Cetus, o sedutor “blend” norte-americano Ménage à Trois e o vinho de sobremesa romeno Wine Chocolate Sweet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima