
SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira (9), a sede da Escolinha de Futebol CTM, no bairro Pindaí, em Ribamar, será palco de uma festa que vai muito além do esporte. É a celebração do poder de transformar vidas e resgatar autoestima e dignidade de pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Será a abertura oficial da sexta temporada do projeto social Escolinha de Futebol CTM, viabilizado graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Estado do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).
Criada em 2017 pela Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM), a escolinha nasceu da preocupação com crianças do bairro que viviam em situação de vulnerabilidade social. O campo da CTM virou espaço de aprendizado, convivência e transformação. Hoje, o projeto atende mais de 110 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, distribuídos nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
Em oito anos, mais de 800 jovens já foram diretamente beneficiados, e as ações da escolinha alcançaram cerca de 4.500 pessoas de forma direta e indireta, graças ao apoio da Potiguar e do Governo do Estado.

O projeto também investe em um trabalho psicossocial e pedagógico contínuo. Psicólogos, pedagogos e educadores físicos acompanham os atletas e suas famílias, promovendo palestras, campanhas educativas e orientação familiar sobre saúde mental e prevenção ao uso de drogas; além de reforço pedagógico, campanhas de doação de livros, incentivo à alimentação saudável e aconselhamento familiar — atividades que ajudam a consolidar o esporte como ferramenta de transformação social entre as comunidades beneficiadas, no entorno do município de São José de Ribamar.
A cerimônia de abertura desta nova temporada terá a entrega dos novos uniformes completos aos alunos beneficiados e homenagens aos patrocinadores Potiguar e Governo do Estado, representado pela SEDEL.