Fribal aposta em tecnologia e lança aplicativo para o Empório Fribal

Time já a postos para atender os pedidos dos clientes que comprarem pelo novo APP Empório Fribal, já no ar para download nas plataformas digitais de iphone e Ios.

SÃO LUÍS – Referência em qualidade no varejo de carnes e alimentos gourmet, a Fribal deu mais um passo em sua estratégia de inovação e experiência do cliente com o lançamento do Aplicativo Empório Fribal, já disponível para download em todas as plataformas para iOS e Android.

Inovação como diferencial competitivo

O movimento reforça a trajetória da companhia, que há décadas investe em modernização de processos e atendimento para manter-se alinhada às novas demandas do consumidor. A chegada do app é mais um marco na jornada digital da Fribal, que busca unir tradição no setor alimentício com soluções tecnológicas voltadas à conveniência.

Segundo a empresa, a aposta no ambiente digital faz parte de um ciclo contínuo de investimentos para ampliar o relacionamento com os clientes e oferecer uma jornada de compra mais ampla e personalizada.

Comodidade e vantagens exclusivas

O Empório Fribal App chega ao mercado com três pilares principais: Entrega em domicílio, garantindo praticidade para quem deseja receber os produtos em casa; Retirada em loja, opção que integra o canal digital com a experiência física, permitindo compras rápidas e sem filas; Vantagens exclusivas, como promoções e benefícios especiais para usuários do aplicativo.

Nesta primeira fase, o aplicativo estará disponível a partir do Empório Fribal Ponta D´Areia em São Luís, com duas opções de compra: entrega em domicílio, para endereços em um raio de distância de até 7km, com a comodidade de escolher o melhor horário de recebimento; ou a retirada nessa loja, sem filas e com toda a praticidade.

O APP Empório Fribal já começa com vantagens exclusivas: Frete grátis na primeira compra e cupons especiais de descontos. Com isso, a empresa reforça sua proposta de omnichannel, permitindo que o consumidor escolha como e onde deseja realizar sua compra, com a mesma qualidade reconhecida da marca.

Estratégia de relacionamento

A digitalização no varejo vem se consolidando como tendência, especialmente após a pandemia, quando a busca por conveniência acelerou a adesão a soluções tecnológicas.

Ao lançar o APP Empório Fribal, a empresa não apenas acompanha esse movimento, mas também busca fortalecer sua proposta de valor premium, entregando facilidade, benefícios e proximidade em um único canal.

Grupo Equatorial promoveu II Simpósio de Segurança e Inteligência Institucional

Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Sergio Carvalho, que revelou um quadro de grandes passivos causados pelas ações criminosas contra o sistema elétrico no Estado.

SÃO LUÍS – O auditório da sede da Equatorial Maranhão, em São Luís, foi palco, na quinta-feira (9), de um amplo debate e troca de experiências durante o II Simpósio de Segurança e Inteligência Institucional. O evento, promovido pelo Grupo Equatorial, reuniu representantes das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Exército; especialistas em segurança empresarial e inteligência corporativa; representantes do Poder Judiciário e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), além de empresas privadas e fornecedores de soluções tecnológicas em segurança física e eletrônica.

Em sua segunda edição, o evento teve como foco os desafios da segurança no combate a crimes contra infraestruturas críticas, tais como furto e roubo de cabos, além do vandalismo; as quais garantem serviços essenciais à população. E visou aprimorar a integração entre os agentes públicos e privados na prevenção e combate a esses crimes que ameaçam o setor elétrico brasileiro.

Palestrantes e debatedores do II Simpósio de Segurança e Inteligência Institucional reunidos em São Luís

O II Simpósio foi aberto pelo diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, e pelo diretor de Serviços Compartilhados do Grupo Equatorial, Humberto Nogueira, que reforçaram a importância da ação conjunta entre diversos setores, visando coibir práticas criminosas que ameaçam o setor elétrico.

“Além do debate conjunto e troca de melhores práticas, já iniciamos a criação de um comitê formado pelas empresas do setor elétrico para um combate mais efetivo. Já estamos aplicando o uso de IA, tecnologias e inovação para garantir a proteção ao setor elétrico e à sociedade que dele depende para vários fins”, declarou Humberto Nogueira.

No evento, foram apresentadas estratégias de inovação, tecnologia e inteligência artificial para monitoramento, prevenção e repressão dessas ações que colocam em risco o setor elétrico e a segurança das pessoas em geral.

Abertura do II Simpósio de Segurança e Inteligência Institucional, feita pelo Diretor de Relações Institucionais José Jorge Soares e pelo Diretor de Serviços Compartilhados do Grupo Equatorial, Humberto Nogueira

Tecnologia e integração no combate ao crime

Foram realizadas palestras, debates e painéis temáticos. O primeiro painel “Desafios da Segurança Empresarial no Setor Elétrico” reuniu os debatedores Sergio Carvalho (Equatorial Maranhão), Franklin Barbosa (Eletrobrás), Fabiano Faria (State Grid) e Tomaz Gomes (ISA Energia). Eles falaram sobre as estratégias de prevenção a furtos e vandalismo em instalações elétricas. E abordam questões como medidas de contenção física e protocolos de cooperação entre concessionárias e órgãos de segurança pública.

Fabiano Faria lembrou que “proteger o fornecimento de energia elétrica é sinônimo de proteger a vida, pois a sociedade não vive sem energia. Todos os nossos esforços são necessários para proteger o suporte à vida das pessoas.

O delegado Marcos Amorim, representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado, palestrou sobre “Legislação e Operações”; seguido por Rafael Sanches, da área de Segurança do Trabalho da Equatorial, que apresentou o projeto “Smart City”.

Delegado Augusto Barros, superintendente de Investigações Criminais e Cel. Magno (PMMA)

O segundo painel tratou dos “Desafios da Segurança Empresarial em Infraestruturas Críticas”, tendo como painelistas Jorge Boueres (Vale), Jorge Márcio (Petrobrás), Marcelo Angelim (Motiva Aeroportos) e Éder Cunha (Alumar). Em seguida, aconteceram apresentações de Rodrigo Camargo (ASIS), Maurício Thomé, da M3 Tecnologia; de Michel Ricardo, da Omniware LLC e de Kleber Reis, da Oguen Tecnologia.

“Todo o nosso trabalho visa desenvolver e fortalecer uma cultura de segurança corporativa e patrimonial com foco nas pessoas, afinal, o principal ativo de toda empresa é o capital humano, a vida a ser preservada”, ressaltou Maurício Thomé, diretor da M3 Tecnologia.

Durante o Simpósio, a Equatorial apresentou uma série de ferramentas que passam a integrar o sistema de segurança das distribuidoras do Grupo, como nanotecnologia, fibras sensitivas, monitoramento inteligente e sensores remotos — tecnologias que permitem rastrear e prevenir furtos, vandalismo e sabotagens a equipamentos estratégicos. Para a Equatorial, todo o investimento em tecnologia é uma forma de proteger não apenas os ativos, mas, sobretudo, a vida e o bem-estar da população que depende da energia todos os dias.

Estandess de fornecedores na mostra sobre tecnologia, com soluções voltadas para a segurança em geral

A programação incluiu também uma mostra tecnológica, com estandes de fornecedores e suas soluções e tecnologias voltadas para a segurança eletrônica, sensores inteligentes, IA, fibra óptica e vigilância remota; além de demonstrações práticas de tecnologias utilizadas no combate a crimes contra infraestruturas.

Para o delegado Augusto Barros, superintendente de Investigações Criminais, o evento foi proveitoso, com rica troca de experiências entre os participantes “além do networking importante, esse foi um evento que apresentou tecnologias diferenciadas e que podem ser utilizadas tanto pelo setor público, quanto pelo privado. Todos saímos maiores desse Simpósio”, declarou o delegado.

O simpósio foi mais do que um encontro técnico, e representou um chamado à ação conjunta. Segurança é um valor que se constrói com inteligência, tecnologia e colaboração e quem mais ganha com esses esforços é a sociedade em geral.

Realidade de riscos e dados com incidentes da rede elétrica

Na apresentação institucional da Equatorial Maranhão, o superintendente regional da Equatorial Maranhão, Sergio Carvalho, revelou um quadro preocupante de incidentes nas instalações. Em 2025, foram 34 ocorrências registradas apenas no estado, incluindo furtos de cabos, invasões e vandalismo em subestações

Outro destaque foi o aumento expressivo dos casos de “pipas em redes de energia”, que provocaram 1.516 ocorrências no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 44,24% em relação ao ano anterior, afetando o fornecimento de energia e gerando prejuízos à população. São Luís lidera o ranking, com 516 episódios registrados. As ocorrências são agravadas pelo uso de linhas cortantes, como o cerol e a linha chilena, proibidos pela Lei Estadual nº 11.344/2020 e pela Lei Municipal nº 7.537, que criminalizam o uso e a comercialização desses materiais.

Em paralelo às ações de monitoramento, o Grupo Equatorial vem desenvolvendo projetos comunitários de prevenção, como o “Voando com Responsabilidade – Pipa na Mão, Segurança em Ação”, que atua em bairros de São Luís com altos índices de incidentes, como Liberdade, Anil, João de Deus e Vila Kiola. A iniciativa conta com parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, PROCON, SEBRAE e líderes comunitários, unidos na promoção de campanhas educativas.

AmoVinho vai receber Adolfo Queiroga no ‘Negócios & Vinhos’

Adolfo Queiroga vai participar do Negócios & Vinhos, na AmoVinho Bistrô e Adega

SÃO LUÍS – Vem aí mais uma edição especial do projeto Negócios & Vinhos, um dos eventos carros-chefes da AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon. A programação será realizada no dia 21 de outubro, às 19h30.

Desta vez, o convidado especial é o professor e fundador do Complexo Queiroga, Adolfo Queiroga, que participará de um encontro que promete muito networking, conversas inspiradoras e uma experiência enogastronômica única.

Trata-se de uma iniciativa que tem como cenário um ambiente acolhedor, com taças bem servidas e conexões que fazem a diferença, pois grandes negócios também nascem à mesa. A curadoria é do professor de Negócios e escritor Fernando Coelho. As reservas podem ser feitas pelo (98) 98295-0010.

Bob’s aposta em filme para celebrar o Mês das Crianças

Objetivo é engajar crianças e famílias em diferentes canais e reforçar o Bob’s como referência em experiências únicas e divertidas

SÃO LUÍS – Com mais de sete décadas de história, o Bob’s segue atento aos movimentos de mercado e às transformações culturais, mantendo sua essência de marca tradicional, mas sempre aberta a novas linguagens e formatos de conexão com o consumidor. Pioneira em fast food no país, a rede aposta em collabs estratégicas e licenciamento de personagens para dialogar com diferentes gerações e consolidar seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Atualmente presente em todos os estados brasileiros, o Bob’s conta com mais de mil pontos de venda e projeta um faturamento 10% maior do que o R$ 1,5 Bi registrado em 2024, impulsionado pelos novos movimentos de marca e por uma comunicação mais ousada, que tem agradado ao consumidor e se refletido nos resultados crescentes da rede.

Aproximando-se cada vez mais do público infantil e juvenil, o Bob’s aposta na animação da DreamWorks Animation “A Casa Mágica da Gabby: O filme”, que chegou aos cinemas brasileiros em 9 de outubro. No dia 1º de outubro, a rede lançou a campanha nacional “Bob’s Play e A Casa Mágica da Gabby”, alinhada ao Mês das Crianças e totalmente focada no universo lúdico da personagem.

O filme é a primeira aventura cinematográfica da DreamWorks Animation baseada na série global de sucesso. Desde a estreia da série, em 2021, a produção está entre as 10 mais assistidas da TV em 63 países e se tornou uma das principais marcas voltadas ao público pré-escolar no mundo, inspirando linhas premiadas de brinquedos, publicações, produtos para casa, vestuário, além de músicas originais, um app de sucesso e um canal no YouTube visitado por milhões de fãs semanalmente. Além disso, A Casa Mágica da Gabby continua se expandindo por meio de parques temáticos da Universal Destinations & Experiences, experiências globais para fãs, eventos ao vivo e muito mais.

Cinco personagens

A campanha do Bob’s apresenta cinco personagens colecionáveis: Gabby, Mercat, Pandy, Cakey Cat e a própria Casa da Gabby; e estreia também o novo Milk Shake de 180 ml exclusivo, o “Festa de Granulados”, criado especialmente para o público infantil. Os produtos estarão disponíveis nos Combos Bob’s Play, que incluem opções como cheeseburger ou franlitos acompanhados de bebida e brinquedo.

Para potencializar o lançamento, o Bob’s desenhou uma estratégia de comunicação 360°, que combina ativações em pontos de venda, conteúdos especiais nas redes sociais, marketing de influência e relacionamento com imprensa. O objetivo é engajar crianças e famílias em diferentes canais e reforçar o Bob’s como referência em experiências únicas e divertidas.

Outras grandes marcas já se associaram ao universo da Casa Mágica da Gabby, consolidando a personagem como um fenômeno de licenciamento global. A entrada do Bob’s nesse ecossistema fortalece ainda mais sua conexão com o público infantil e familiar.

Pesquisas de comportamento de consumo apontam que marcas que investem na primeira infância têm até 40% mais chances de criar vínculos emocionais de longo prazo, uma vez que estabelecem uma relação afetiva ainda nos primeiros anos de vida do consumidor. Essa fidelização acompanha o cliente em diferentes fases, criando preferências que se estendem até a vida adulta.

É justamente nessa direção que o Bob’s tem atuado. Depois de parcerias que reforçaram a conexão com jovens e adultos, a rede aposta em personagens consagrados do universo infantil para ampliar sua relevância entre pais e filhos.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima