Musical dos Paralamas chega a São Luís para encerrar turnê 2025

Produção vencedora do Prêmio APTR traz mais de 30 sucessos da banda e homenageia a trajetória de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone

SÃO LUÍS – A trajetória de uma das maiores bandas do rock brasileiro chega aos palcos de São Luís em uma celebração emocionante de amizade, música e resistência. Após uma bem-sucedida turnê por diversas capitais brasileiras, “VITAL – O Musical dos Paralamas” encerra sua temporada nacional de 2025 na capital maranhense, com apresentações nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo.

O espetáculo vencedor do Prêmio APTR de Melhor Produção em Teatro Musical e indicado ao Prêmio Shell de Teatro reúne mais de 30 sucessos dos Paralamas do Sucesso em uma narrativa vibrante e afetiva sobre os 40 anos de carreira de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, além de homenagear José Fortes, o empresário e “quarto Paralama”.

Idealizado por Gustavo Nunes (Turbilhão de Ideias) e Marcelo Pires (Ideia da Silva), com direção artística de Pedro Brício, texto de Patrícia Andrade e direção musical e arranjos de Daniel Rocha, “VITAL” é uma ode à amizade que atravessa décadas, unindo gerações através da música.

“Acreditamos que a cultura deve ser acessível a todos e estamos felizes em contribuir para a descentralização das artes cênicas no Brasil. Com esse propósito, encerramos a turnê 2025 de ‘Vital’ em São Luís, celebrando uma trajetória que fala de amor, amizade e arte”, destaca o produtor Gustavo Nunes.

O elenco é formado por Rodrigo Salva (Herbert Vianna), Franco Kuster (João Barone), Gabriel Manita (Bi Ribeiro), Hamilton Dias (José Fortes), Barbara Ferr, Herberth Vital, Julia Sanchez, Bhener Carvalho, Ivanna Domenyco e Rodrigo Vechi, além dos músicos Evelyne Garcia, Andrei Presser, Anne Amberget, Rafael Maia, Raul d’Oliveira e Raul Colombini.

Produzido por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apresentado por Ministério da Cultura e Caixa Vida e Previdência, o musical promete emocionar o público maranhense com uma experiência que une rock, teatro e memória.

Teatro Arthur Azevedo recebe Mateus Solano com espetáculo “O Figurante”

Mateus Solano estará em São Luís com a peça “O Figurante”

SÃO LUÍS – O ator Mateus Solano, conhecido por grandes papéis na televisão e no teatro, chega a São Luís com seu primeiro monólogo, “O Figurante”, uma comédia dramática que tem emocionado plateias por todo o Brasil. As apresentações acontecem no sábado, 1º de novembro, às 18h e 20h, e no domingo, 2 de novembro, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.

No espetáculo, Solano interpreta Augusto, um figurante que passa a questionar sua própria existência e o seu lugar em um mundo que parece mantê-lo sempre em segundo plano. Em meio a reflexões e momentos de humor, ele se vê diante da difícil tarefa de reconectar-se com sua essência e assumir o controle da própria narrativa.

“Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia em fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história”, reflete Mateus Solano.

A direção é de Miguel Thiré, com colaboração dramatúrgica de Isabel Teixeira e do próprio Solano. A dramaturgia foi construída a partir do método Escrita na Cena, desenvolvido por Isabel, que estimula o ator a criar a partir de improvisos. As cenas improvisadas por Mateus foram gravadas, transcritas e reelaboradas por Isabel para compor o texto final, mantendo a autenticidade das reflexões do personagem.

“Atores e atrizes escrevem no ar da cena, onde vírgula é respiração e texto é palavra dita e depois encarnada no papel. ‘O Figurante’ coloca no centro o que normalmente é deixado de lado, ampliando o olhar para o que muitas vezes passa despercebido”, explica Isabel Teixeira.

Linguagem

A peça dá continuidade à pesquisa de linguagem desenvolvida por anos entre Miguel Thiré e Mateus Solano, baseada em uma encenação essencial que utiliza apenas o corpo e a voz como instrumentos do jogo cênico. No palco praticamente nu, Solano dá vida a diferentes personagens através de um intenso trabalho mímico.

“Sempre acreditei em um teatro que debate direto com a sociedade, que toca o público. ‘O Figurante’ busca colocar o foco onde normalmente não há. O trabalho é fazer este personagem quase desaparecer, estar fora de foco, ser parte do cenário”, comenta o diretor Miguel Thiré.

Com mais de 50 mil espectadores, “O Figurante” tem sido um sucesso de crítica e público, conquistando elogios pela atuação sensível e pela profundidade de suas reflexões sobre o papel do indivíduo no mundo contemporâneo.

A produção local em São Luís é assinada pela Tablado Produções, que comemora 10 anos de atuação na cena cultural maranhense.

“Produzir um trabalho com um artista do porte do Mateus Solano é uma honra para nós. ‘O Figurante’ é uma obra sensível, inteligente e divertida, e poder proporcionar essa experiência ao público maranhense, especialmente no ano em que a Tablado completa 10 anos, torna tudo ainda mais especial”, destaca Lukas Cordeiro, produtor da Tablado.

Os ingressos custam entre R$ 60 e R$ 180 e estão à venda no site Ingresso Digital e na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo, que funciona das 13h30 às 18h30. Informações: (98) 99182-3910.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima