Conexão Sustentável Alumar leva programação cultural gratuita para zona rural

São Luís – Dois bairros de São Luís vão respirar cultura e sustentabilidade nas próximas semanas. O projeto cultural Conexão Sustentável Alumar vai promover apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e palestras de conscientização ambiental em espaços públicos entre os dias 17 e 27 de novembro. A primeira parada, de 17 a 19/11, será no bairro Pedrinhas, em frente ao Posto Natureza, próximo à PRF. Em seguida, de 24 a 27/11, será a vez do bairro Estiva, em frente ao Posto Avançado 21º BPM.
Toda a programação ocorre em uma arena especialmente montada para garantir o conforto do público. O palco fica sobre a carroceria de um caminhão adaptado para o projeto. Já a plateia assiste a tudo em uma área coberta, com cadeiras para mais de 200 pessoas e estrutura que garante acessibilidade.
No total, serão 24 apresentações teatrais, seis oficinas de reciclagem e duas palestras de conscientização ambiental. Durante o dia, a programação será oferecida preferencialmente a grupos escolares da região. A partir das 19h, as apresentações teatrais são abertas ao público. A programação completa está disponível no Instagram @conexaosustentavel_.

O projeto Conexão Sustentável Alumar tem como carro chefe as apresentações de três companhias de teatro selecionadas para encantar o público e celebrar a arte. A multiartista Lília Diniz e a Caravana Babaçuê apresentam “Sertanejares: na roda da vida”, um espetáculo que celebra a cultura popular e a ancestralidade maranhenses ao mesmo tempo em que destaca a importância da preservação do meio ambiente. Misturando poesia, música e contação de histórias, a apresentação convida o público a cantar e brincar em roda, resgatando o poder da oralidade e o vínculo entre o ser humano e a natureza.

Cia Mamulengo Fuzuê
Já a Cia Mamulengo Fuzuê, grupo pernambucano com 16 anos de carreira e reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural brasileiro, leva ao palco o espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido”. Marcado pelo humor, o texto encenado pelo tradicional teatro de bonecos diverte e reforça a mensagem de respeito ao meio ambiente.
Outra atração é o Grupo Teatral SLZ, com o espetáculo “Capitão Natureza”, que tem como protagonistas um tamanduá-bandeira, um mico-leão-dourado, uma arara-azul e uma onça-pintada. A bicharada acompanha o público em uma jornada com muita música e interação, que desperta em crianças e adultos o desejo de cuidar do planeta.
“O teatro tem grande poder de sensibilizar as pessoas. Ao oferecer espetáculos que aliam diversão e conscientização ambiental para jovens da zona rural, fortalecemos valores que são essenciais para nós: respeito à natureza, valorização da cultura local e relacionamento com as comunidades da região”, diz Bruno Furquim, Gerente de Performance Social da Alumar, patrocinadora do projeto.
O Conexão Cultural, que ocorre mais uma vez em São Luís, foi criado em 2015. Itinerante, desde então já percorreu mais de 84 mil quilômetros visitando diferentes regiões do País e levou arte a mais de 140 mil pessoas. “Sempre escolhemos espaços de montagem de fácil acesso, para que mais pessoas possam acompanhar as atrações, e montamos uma estrutura especial para garantir o conforto do público. A intenção é gerar boas experiências e levar cultura e informação para o maior número possível de pessoas”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, produtora do projeto.