Felipe Ribeiro fala sobre tokenização de imóveis

Felipe Ribeiro diz que a compra por tokenização é mais eficiente e menos burocrática, portanto, mais barata

São Luís – A tokenização de imóveis é o processo de transformar um ativo imobiliário físico, como um prédio ou terreno, em unidades digitais negociáveis chamadas tokens, que são registrados em blockchain. Isso permite que um imóvel seja fracionado em pequenas partes, tornando o investimento em imóveis mais acessível para um número maior de pessoas. 

Os tokens representam direitos econômicos sobre o imóvel (como participação em receitas). Nesta entrevista, Felipe Ribeiro, diretor da RendMais Invest (@rendmaisinvest), explica como funciona esse tipo de investimento:

Como funciona, na prática, o processo de comprar uma cota de um imóvel tokenizado?

Felipe Ribeiro – A transação de um imóvel tokenizado é realizada através de uma carteira digital, onde é feita a compra, o pagamento, e, inclusive, a gestão do imóvel.

⁠A própria pessoa pode realizar a compra diretamente pelo celular, ou é preciso passar por intermediários?

Felipe Ribeiro – A transação pode ser feita através de um corretor de imóveis, quando ele for o intermediário, como em uma venda de imóvel normal.

⁠Depois de adquirir a cota, como o investidor recebe a parte proporcional do aluguel gerado pelo imóvel?

Felipe Ribeiro – Direto pela carteira digital.

⁠De que forma a tokenização torna esse tipo de investimento mais simples e acessível para quem nunca investiu em imóveis?

Felipe Ribeiro – A compra é mais eficiente e menos burocrática, portanto, mais barata. Além disso, o imóvel pode ser comprado de forma fracionada, o que dá acesso a mais pessoas.

⁠Que tipo de proteção o investidor tem ao comprar um token imobiliário?

Felipe Ribeiro – O token representa os direitos obrigacionais sobre o imóvel. Portanto, existe um arranjo jurídico que protege o imóvel e o proprietário digital.

⁠Existe risco de fraude nesse tipo de investimento? Como ele é reduzido?

Felipe Ribeiro – A tokenizacao é baseada na blockchain, que é a tecnologia mais segura para transações digitais.

⁠A tokenização elimina quais burocracias tradicionais do mercado imobiliário?

Felipe Ribeiro – Processos jurídicos, financeiros, tributários e de gestão são feitos todos em uma só plataforma e na velocidade de um pix.

⁠A tokenização permite investir com valores menores? A partir de quanto?

Felipe Ribeiro – Sim, através do fracionamento, o vendedor decide a fração mínima.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima