Evandro Junior
1 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Passeio em embarcação será regado à música eletrônica
SÃO LUÍS – O mês de dezembro começa com muita música eletrônica ecoando sobre as ondas da Baía de São Marcos. É a balada Onboard SLZ, a última deste ano a bordo de uma embarcação que zarpará da Península da Ponta d’Areia neste sábado (6), às 17h em ponto, sendo que o embarque será às 16h30. O valor é R$ 80,00 por pessoa. CLIQUE AQUI.
O passeio náutico musical será regado a setlist preparado pelos DJs Sérgio Balata, Mell Abreu, Hitbanger, Borg e M.Torrez. A balada terá duração de três horas e os tripulantes ainda poderão desfrutar de uma vista bastante agradável da Ilha de São Luís sob diferentes ângulos. Dentro do barco, haverá um bar para venda de cerveja e drinks.
No total, serão 60 tripulantes na embarcação da Brittur Turismo. Na chegada, os participantes, caso desejarem, ainda poderão continuar a festa no Bendito Viciu, no Olho d’Água.
Segundo o organizador do passeio, o DJ M.Torrez, ele foi a primeira pessoa a apostar nessa experiência musical. “Depois, outras pessoas passaram a fazer, sendo com outros gêneros musicais. Oferecemos esse passeio ao longo de mais de três anos, sendo quatro edições por ano”, disse M. Torrez. .
Evandro Junior
1 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Zeca Baleiro está na programação
SÃO LUÍS – O Festival de Natal Equatorial chega à quarta edição presenteando o Maranhão no palco montado na Praça Maria Aragão com grandes estrelas da música maranhense e brasileira nos dias 6 e 7 de dezembro, a partir das 19h.
O Festival, que já faz parte do calendário cultural da cidade, consagrado e referenciado pelo público, contará, mais uma vez, com uma programação plural, democrática e totalmente gratuita. A grande festa apresenta nomes consagrados como Zeca Baleiro, Nando Reis e Joyce Alane, e também os talentos ludovicenses como Os Tropix e a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale com participação de Djalma Chaves, os djs Felix, Sereia e Adriano Sound, além da banda Alquimia Tropical, de Teresina.
O Festival de Natal Equatorial é uma iniciativa da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Novo Traço e apoio da Prefeitura de São Luís. 1º dia – Quem abre o evento no sábado, 6 de dezembro, a partir das 19h é o DJ Félix, seguido pela Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale que terá a participação do cantor maranhense Djalma Chaves.
Logo depois quem sobe ao palco é a talentosa cantora e compositora pernambucana Joyce Alane, consolidada pela sua identidade artística na cena local e nacional, mesclando referências da música de raízes pernambucanas com a canção brasileira contemporânea e uma estética pop acessível, o que a projetou como um dos nomes mais promissores de sua geração. Em 2023, sua parceria “Idiota Raiz (Deixa Ir)”, com João Gomes, rendeu indicação ao Prêmio Multishow (categoria Brasil), expandindo seu alcance para novas plateias.
O amadurecimento artístico se refletiu em trabalhos autorais que aprofundam suas raízes e ambições, culminando na indicação ao Grammy Latino de 2025, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o álbum Casa Coração.
Quem fecha a noite do primeiro dia da 4ª edição do Festival de Natal Equatorial é o talentoso cantor, compositor e produtor maranhense Zeca Baleiro, que se tornou um dos artistas mais singulares da música brasileira contemporânea e já tem música em parceria com Joyce Alane.
Dono de um timbre inconfundível e de uma escrita que combina lirismo, humor, ironia e crônica do cotidiano, Baleiro construiu uma obra que transita entre a MPB, o pop, o rock, o reggae maranhense (marca forte de sua terra), o forró, o samba, o bolero e a canção latino-americana.
2º dia – Já no domingo, 7 de dezembro, quem abre a programação são os Dj’s Sereia e Adriano Sound seguidos por Os Tropix, uma das revelações da música maranhense que convida a banda Alquimia Tropical, de Teresina (PI) formada por Aivilis Amorim, Maria Medeiros e Monise Borges, no projeto que nasceu com o desejo de homenagear grandes vozes femininas da MPB, como Gal Costa, Elis Regina, Rita Lee e Maria Bethânia reafirmando a força da música feita por mulheres e coroando com intensidade, emoção e um repertório especial que celebra a memória e a presença dessas artistas que mudaram a forma de sentir a música.
O Festival encerra com um dos letristas mais reconhecidos da música brasileira contemporânea, Nando Reis, dono de um estilo, que combina poesia confessional, crônica do cotidiano e humor sutil com bases de rock, pop, folk e MPB.
Como compositor, Nando tem um catálogo vasto de canções populares gravadas por ele e por grandes intérpretes. Sua parceria musical com Cássia Eller rendeu clássicos como O Segundo Sol, All Star, Relicário e Luz dos Olhos. Com Samuel Rosa (Skank), compôs êxitos como Resposta e Dois Rios. Entre seus próprios hits, destacam-se Por Onde Andei, Sou Dela e Pra Você Guardei o Amor (dueto que se tornou onipresente em trilhas e celebrações).
Para Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão, o Festival de Natal é mais do que uma celebração do espírito natalino; é um momento mais que especial: “Encerrar este ano tão significativo levando boas energias e música de qualidade para famílias maranhenses em um evento gratuito e inclusivo é motivo de grande orgulho. O Natal Equatorial é muito mais que um festival, é uma celebração da cultura e fomenta a economia criativa e gera oportunidades, reforçando o compromisso do Grupo Equatorial com o Maranhão”, destaca o presidente.
“Para a Novo Traço é uma honra realizar esse festival pelo quarto ano seguido, trazendo tantos artistas renomados nas edições anteriores com Silva, Dilsinho, Barão Vermelho, Seu Jorge, Melim, Vitor Kley, Maria Gadu e Gilsons, para tocar gratuitamente para o público, além de promover artistas maranhenses com carreiras consolidadas e em ascensão. É um privilégio atender a Equatorial Maranhão, que presenteia o público e seus clientes, na forma de cultura gratuita, o que tem total sinergia com a nossa visão corporativa. Desde 2022, o Festival de Natal Equatorial tem reunido grandes artistas que fizeram história e emocionaram o público. Cada edição trouxe momentos únicos, consolidando o festival como um dos eventos culturais mais esperados do nosso Natal”, destaca o Sócio-Fundador e Diretor de criação da Novo Traço, Rafaello Ramundo.
Evandro Junior
1 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Secretário municipal Saulo Santos ministrará palestra para MBA da Faene
SÃO LUÍS -A Faculdade de Negócios Faene fará a aula inaugural de mais uma turma do curso de MBA Gastronomia, Hotelaria e Eventos, a ser realizada no dia 10 de dezembro, às 19h, no restaurante Feijão de Corda, no bairro Cohajap, com a presença de alunos, ex-alunos, professores e convidados.
A palestra principal será proferida pelo secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, que falará sobre as perspectivas para o turismo na capital maranhense. Também ministrarão palestras o administrador e gestor do restaurante Casa de Juja, Lula Fylho, e o professor e diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira.
O curso é inédito em São Luís e tem sido bastante elogiado pela proposta inovadora em prol do desenvolvimento da cidade.
A ideia do curso surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus. O MBA atrai pessoas diretamente ligadas a esses ramos pelo fato de se tratar de uma proposta inédita. Todos participam imbuídos de um objetivo comum, que é transformar para melhor a realidade da capital maranhense nos que diz respeito à hotelaria, hospedagem, gastronomia e eventos.
ARQUIVOS
Arquivos
QUEM SOU EU
Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.