Evandro Junior
9 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
SÃO LUÍS -É nesta quarta-feira (10), às 19h, no restaurante Feijão de Corda, no bairro Cohajap, a Noite de Sabores, aula inaugural de mais uma turma do curso de MBA Gastronomia, Hotelaria e Eventos, com a presença de alunos, ex-alunos, professores e convidados
Uma das palestras será proferida pelo secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, que falará sobre as perspectivas para o turismo na capital maranhense. Também ministrarão palestras o administrador e gestor do restaurante Casa de Juja, Lula Fylho, abordando inovação e desafios na área da gastronomia, e o professor e diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira, que falará sobre a importância do conhecimento no desenvolvimento de um negócio.
O curso é inédito em São Luís e tem sido bastante elogiado pela proposta inovadora em prol do desenvolvimento da cidade.
A ideia do curso surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus. O MBA atrai pessoas diretamente ligadas a esses ramos pelo fato de se tratar de uma proposta inédita. Todos participam imbuídos de um objetivo comum, que é transformar para melhor a realidade da capital maranhense nos que diz respeito à hotelaria, hospedagem, gastronomia e eventos.
Evandro Junior
9 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Banda Raiz Tribal está na programação
SÃO LUÍS – O Casarão Beira Dumar, na Avenida Beira Mar, vai ganhar uma noite mágica no dia 20 de dezembro. É a festa Trapiche Original, que reunirá as bandas Raiz Tribal e Soul Reggae, além dos DJs Léo Scartey e Neto Myller. O evento terá início às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos no site Meu Bilhete. CLIQUE AQUI.
Um evento de frente para o mar para limpar a alma e renovar as energias. Uma atmosfera perfeita para fechar o ano de 2025 com chave de ouro, relembrando um dos projetos de reggae mais vitoriosos da história da agenda cultural de São Luís.
Evandro Junior
9 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Granorte fornece material britado para a obra de ampliação da Avenida Litorânea
SÃO LUÍS – A Granorte vai fechar o ano de 2025 como referência no setor de agregados no Maranhão, pois sua experiência reflete-se em projetos robustos, a exemplo da obra de ampliação da Avenida Litorânea, compreendendo um trecho de cerca de 5,1 km de via e integrando vários municípios da chamada Grande Ilha. São 2 mil toneladas de pedra rachão por dia para o projeto.
A empresa, que detém os certificados de Gestão em Qualidade ISO 9001 e Gestão Ambiental ISO 14001, testa seus materiais em laboratório próprio, garantindo qualidade e confiabilidade ao produto final, e isso é fundamental para a segurança e durabilidade dos projetos aos quais está associada.
O projeto da Avenida Litorânea é bastante significativo e complementa o portfólio vitorioso da Granorte. Afinal, a obra tem sido considerada uma das mais robustas de mobilidade urbana do litoral maranhense e terá impactos em turismo, transporte, urbanização da orla e mobilidade intermunicipal.
“Os agregados constituem a base sobre a qual assenta grande parte da construção moderna e da economia global. Pedra britada, cascalho e areia são muito mais do que um simples componente da construção, mas representam, aproximadamente, 80% da massa do betão e uma proporção semelhante nas misturas betuminosas utilizadas nas estradas. Cada ponte, túnel, barragem, aeroporto ou avenida, a exemplo da Avenida Litorânea, requer toneladas destes materiais, processados com precisão para garantir a qualidade da obra”, frisa Pedro Salgueiro, do Staff da Granorte.
Investimento em maquinário
Este ano, a Granorte também investiu bastante em maquinário. O trabalho é minucioso. As peneiras vibratórias e os sistemas de classificação, por exemplo, asseguram a separação por tamanhos, e os equipamentos de lavagem e depuração eliminam impurezas, garantindo um agregado limpo e adequado para betões de alta resistência ou misturas asfálticas de qualidade, a exemplo do material usado pela Granorte na obra de extensão da Avenida Litorânea.
Recurso mineral mais consumido do planeta
Conforme Pedro Salgueiro, em termos econômicos, os agregados constituem o recurso mineral mais consumido do planeta depois da água. É que sua disponibilidade em quantidades enormes e o seu baixo custo relativo tornam viáveis grandes projetos de infraestrutura. Logo, a obtenção de agregados envolve operações que vão desde a extração em pedreiras ou cascalho até à sua classificação, trituração, lavagem e armazenamento.
“O processo deve garantir um produto final homogêneo e adaptado às necessidades específicas de cada aplicação, enquanto a escolha do sistema de exploração depende de fatores geológicos, ambientais e logísticos, que condicionam tanto a qualidade como a eficiência do processo”, disse Pedro Salgueiro.
ARQUIVOS
Arquivos
QUEM SOU EU
Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.