Hospital do Servidor tem ações alusivas ao ‘Janeiro Branco’

Grupo que abordou o tema “Estigma em saúde mental: porque ainda é difícil pedir ajuda?” com a gestora do Núcleo de Gente e Gestão do HSE Chrystiane Vasconcelos

SÃO LUÍS – Criada para estimular a reflexão sobre a saúde mental logo no início do ano, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como um dos mais importantes movimentos de conscientização no Brasil.

Em um período tradicionalmente associado a metas, recomeços e cobranças pessoais, a iniciativa propõe uma pausa necessária: olhar para dentro, falar sobre emoções e reforçar que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

A campanha surgiu em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a partir da percepção de que o início do ano poderia simbolizar uma “folha em branco” para que as pessoas repensassem hábitos, relações e, sobretudo, sua saúde emocional.

Rodas de conversas sobre saúde mental são momentos importantes de conscientização sobre saúde mental e acolhimento dos profissionais multidisciplinares da saúde que atuam no HSE

Desde então, o Janeiro Branco ganhou adesão nacional, envolvendo profissionais de saúde, instituições públicas e privadas, empresas, escolas e organizações da sociedade civil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil entre os países com maiores índices de ansiedade no mundo, reforçando a urgência do debate.

Nesse contexto, é fundamental promover ações de escuta, informação, prevenção e acolhimento no ambiente de trabalho e contribuir não apenas para o bem-estar dos colaboradores, mas também para a melhoria do clima organizacional, da produtividade e da qualidade das relações profissionais. E é exatamente essa a proposta do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ).

Especialmente no setor da saúde, onde os profissionais lidam diariamente com pressão emocional, sobrecarga e situações de alta complexidade, o cuidado com a saúde mental torna-se mais que estratégico.

Psicóloga Liane Milhomem Maranhão será a palestrante convidada que vai falar sobre saúde mental, autocuidado e estratégias para lidar com os desafios emocionais no cotidiano profissional na área de saúde

Ações do Janeiro Branco no HSE-HSLZ

Alinhado aos princípios do Janeiro Branco, o Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) está promovendo, ao longo do mês, uma série de ações voltadas ao bem-estar e à saúde mental dos seus profissionais multidisciplinares.

A iniciativa é da Diretoria Geral, em parceria com o Núcleo de Gente e Gestão (NGG), e conta com o apoio das áreas SESMT e NEP.

“Em ambientes hospitalares, cuidar da mente dos profissionais é tão importante quanto cuidar dos pacientes. Um colaborador emocionalmente saudável entrega mais com mais empatia e segurança. E de uma certa forma, falar sobre essa saúde mental nas empresas, é quebrar o silêncio que adoece. A gente precisa, precisamos de escuta, acolhimento e espaços seguros para lidar com emoções sem julgamento” reforça a gestora do Núcleo de Gente e Gestão (NGG) Chrystiane Vasconcelos.

Entre as ações previstas estão a realização de plantões psicológicos e rodas de conversas, oferecidas aos profissionais da instituição e conduzidas por voluntários da UNDB. A primeira roda de conversa ocorreu no dia 22 de Janeiro, com o tema “Estigma em saúde mental: porque ainda é difícil pedir ajuda?”, e contou com participação dos psicólogos hospitalares atuantes no hospital, membros do Núcleo de Gente e Gestão do HSE e colaboradores, em sua maioria, do atendimento ao público.

A segunda roda de conversa está prevista para o dia 30 de Janeiro e propõe o tema “O que podemos fazer hoje pela nossa saúde mental?”

Outra atividade já confirmada para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório do hospital, é a realização de uma palestra ministrada pela psicóloga Liane Milhomem Maranhão. O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo sobre saúde mental, autocuidado e estratégias para lidar com os desafios emocionais no cotidiano profissional na área de saúde.

“Mais do que uma campanha, o Janeiro Branco se consolida como um chamado permanente à responsabilidade individual e institucional. Falar sobre saúde mental salva vidas, fortalece relações e constrói ambientes mais saudáveis para todos” declara o Diretor Geral do HSE Plínio Túzzolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima