CEO da ESA Empreendimentos fala sobre tokenização de imóveis

Felipe Ribeiro diz que Enquanto investimentos tradicionais sofrem com volatilidade ou exigem alto capital inicial, conforme Felipe Ribeiro, os tokens imobiliários oferecem uma alternativa híbrida

SÃO LUÍS – A tokenização de imóveis vem ganhando espaço como uma das aplicações mais promissoras da tecnologia blockchain, especialmente em um momento em que o mercado imobiliário e financeiro passa por transformações relevantes.

Em essência, segundo Felipe Ribeiro, da ESA Empreendimentos, tokenizar um imóvel significa fracionar seu valor em tokens digitais, que representam direitos econômicos sobre aquele ativo. Isso permite que investidores adquiram pequenas partes de um imóvel, sem a necessidade de comprar a propriedade inteira, reduzindo barreiras de entrada e aumentando a liquidez de um mercado historicamente conhecido por ser pouco acessível e burocrático.

“Fazendo um link com o mercado atual, a tokenização surge como resposta direta a alguns desafios contemporâneos: juros elevados em muitos países, busca por diversificação, maior cautela dos investidores e avanço da digitalização dos serviços financeiros”, diz Felipe Ribeiro.

Enquanto investimentos tradicionais sofrem com volatilidade ou exigem alto capital inicial, conforme Felipe Ribeiro, os tokens imobiliários oferecem uma alternativa híbrida, ou seja, combinam a estabilidade do setor imobiliário com a flexibilidade dos ativos digitais. Além disso, a possibilidade de negociação em plataformas digitais amplia a liquidez e aproxima o mercado imobiliário da lógica do mercado financeiro moderno.

Democratização dos investimentos

“Outro ponto relevante é o alinhamento da tokenização com tendências como democratização dos investimentos, finanças descentralizadas e maior transparência nas transações. Em um cenário em que investidores exigem mais controle, rastreabilidade e eficiência, a blockchain permite registrar operações de forma segura e auditável”, completa Felipe Ribeiro.

Assim, a tokenização de imóveis não apenas acompanha o momento atual do mercado, mas se posiciona como uma ponte entre o patrimônio tradicional e a nova economia digital, apontando para um futuro em que investir em imóveis pode ser tão simples quanto adquirir um ativo financeiro online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima