
Neste sábado (17), celebra-se o Dia Mundial da Reciclagem, data instituída pela Unesco para promover o descarte consciente de resíduos. A Equatorial Maranhão destaca os avanços do programa E+ Reciclagem no estado, uma das mais relevantes iniciativas de sustentabilidade e reciclagem; que é voltada à educação ambiental, inclusão social, reciclagem e eficiência energética.
Criado em 2011, o programa já consolidou sua presença entre os maranhenses ao possibilitar que clientes troquem resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica. O diferencial está na forma como a ação une responsabilidade ambiental, benefício direto à população e apoio a instituições filantrópicas locais, estimulando uma cadeia virtuosa de solidariedade e sustentabilidade.
“O E+ Reciclagem não é apenas uma ação de preservação ambiental, mas também uma poderosa ferramenta de transformação social. A cada troca realizada, o cliente pode optar por doar o bônus gerado a instituições sociais cadastradas. Isso fortalece a cidadania e multiplica o impacto do programa”, destaca Rosângela Martins, analista do programa na Equatorial Maranhão.
A participação é simples: basta levar um documento oficial com foto, CPF e o número da conta contrato a um dos postos de coleta parceiros. O desconto aplicado é proporcional à quantidade e peso de material entregue – o que estimula o engajamento contínuo da população.
Educação ambiental e ações em comunidade ampliam a conscientização
Para reforçar a conscientização das pessoas sobre a necessidade da reciclagem e celebrar a data, a Equatorial Maranhão antecipa as comemorações do Dia Mundial da Reciclagem, com atividades educativas e mobilização comunitária, nesta sexta-feira (16).
Em São Luís, às 9h, estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do bairro Itaqui-Bacanga visitam o posto do E+ Reciclagem localizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância da reciclagem e incentivar que se tornem multiplicadores dessa prática em suas casas e comunidades.
Já no sábado (17), das 8h30 às 12h, será realizada uma blitz educativa no posto E+ Reciclagem localizado no Supermercado Mateus da Cohab, também em São Luís. Durante a ação, os clientes poderão entregar seus recicláveis e receber brindes como incentivo à adesão à coleta seletiva.
Além disso, todos os postos ativos do projeto E+ Reciclagem estarão em operação no sábado, incentivando o descarte adequado de resíduos e promovendo troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas LED, ação diretamente vinculada às diretrizes do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL. Vale ressaltar que o recolhimento das lâmpadas substituídas segue critérios de logística reversa, garantindo sua destinação ambientalmente correta e evitando riscos à saúde e ao meio ambiente.
Ações como essas não apenas geram economia na conta de energia, mas também consolidam o papel da Equatorial como agente de transformação energética e ambiental.
Em Alcântara, a Equatorial se une à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Sustentáveis (SEMMARS) para promover uma Campanha de Coleta Seletiva, na Praça do Galo. Durante toda a sexta-feira (16), das 9h às 16h, moradores são convidados a levar resíduos como papel, plástico, metal e lixo eletrônico para doação e descarte. Além de contribuir para o meio ambiente, os participantes poderão receber descontos em suas contas de energia com base no peso dos materiais doados.